Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Orkut libera recurso "Gostou?"


Posts Recomendados

E sinceramente, não vejo muita diferença atualmente entre Orkut e Facebook.

Os recursos estão bem nivelados.

É claro que pelo Facebook ser mais abrangente (mundialmente falando) é interessante.

Mas para os brasileiros, não vejo vantagens em mudar de rede (como muitos tem feito).

Me desculpe, mas o Orkut não tem metade dos recursos que o Facebook tem(em termos quantitativos). Acho que você não deve ter usado o Facebook a fundo para afirmar isso. Qualquer um que se aventure pelo Facebook, sabe que ele é muito mais interativo, possuiu muito mais funcionalidades sociais e é bem mais sério. Abaixo passei um links sobre estatisticas do FAcebook. Por elas vc nota que quem usa são pessoas mais velhas, o que faz a rede ser mais séria.

Concordo plenamente , mais ainda prefiro sempre o orkut , pós para nós brasileiros usamos muitos , todo mundo usa se agente conheceu alguem e falou com a pessoa 2 minutos , você vai no orkut acha ela facil , é uma rede social muito movimentada , e sem dúvidas , é dificiu abandonarem ela totalmente para ir para um facebook da vida!

Aí que você se engana, a falta de novidades no Orkut e o "movimento" Facebook estão levando milhares de brasileiros a migrarem para o facebook. Com a explosão das compras coletivas, elas impulsionaram de vez o facebook aqui no Brasil.

Veja por si mesmo aqui: http://www.socialbakers.com/facebook-statistics/brazil#chart-intervals

Nem vou explicar o gráfico.. mas se notares do final de outubro para cá, ele quase dobrou de tamanho. Ou seja, 5 meses...

Link para o comentário
Me desculpe, mas o Orkut não tem metade dos recursos que o Facebook tem(em termos quantitativos). Acho que você não deve ter usado o Facebook a fundo para afirmar isso. Qualquer um que se aventure pelo Facebook, sabe que ele é muito mais interativo, possuiu muito mais funcionalidades sociais e é bem mais sério. Abaixo passei um links sobre estatisticas do FAcebook. Por elas vc nota que quem usa são pessoas mais velhas, o que faz a rede ser mais séria.

Sobre a questão de ser mais sério, é como eu disse antes: é só questão de tempo.

Isso acontece porque Facebook ainda é "novidade" aqui no Brasil. Espere só pra ver se os fakes, trolls e etc. não vão começar a usar massivamente o Facebook.

Lembre-se que o Orkut também já foi mais "clean".

E quanto à parte de ainda não ter usado tanto o Facebook, realmente você tem razão.

Mas assim como outros que postaram aqui, até agora não vi nada de realmente incrível no Facebook.

Se você puder listar aqui algumas qualidades e diferenciais em relação ao Orkut, eu agradeceria, :D

Link para o comentário

gosto do facebook , ja usei muito orkut , prefiro usar o facebook , pois tenho varios contatos internacionais , orkut e bem popularizado no brasil , mais em outros paises e ao contrario , facebook sai disparado , gosto dele por ainda ser inifinitamente mais facil , integração web , inovação , itens que uma rede social deve ter , e tambem percebo que a classe média , alta , usam mais o facebook do que a orkut , muito bom para o lado profissional ;D

Link para o comentário
Mas assim como outros que postaram aqui, até agora não vi nada de realmente incrível no Facebook.

A seriedade do Facebook decorre principalmente da faixa etária de seus membros(60% dos usuarios aqui no Brasil tem mais de 24 anos) e também da limitação do recurso "Mural"(similar ao scrap publico do Orkut) que faz com que praticamente não exista aquele spam de mensagens com Gif's animados padrão do Orkut.

O que é incrível no Facebook é a quantidade de interações que ocorrem lá.

No Orkut você só sabe o que seu amigo anda fazendo em 7 momentos:

1. Escrever scrap para vc;

2. Escrever Depoimento;

3. Comentar foto ou vídeo seu ou de um amigo em comum;

4. Interações de aplicativos em forma de scrap;

5. Quando outros comentarem a foto/video de um amigo seu;

6. Atualizar Perfil;

7. Atualizar frase do dia;

No FAcebook, voce sabe quase tudo que seu amigo anda fazendo na rede:

1. Escrever no mural para voce;

2. Escrever mensagem para voce;

3. Atualizar perfil;

4. Curte alguma pagina/link/foto/video/comentario/aplicativo/recado do mural;

5. Comentar fotos/"curtições"/videos/mensagens de mural, etc... de outrens(mesmo que voce e o 3o nao sejam amigos);

6. Modificar status("no que vc esta pensando agora?");

7. Quando ele cria um grupo e te coloca dentro ou publica algo num grupo publico, ou ainda num grupo secreto/privado do qual você faça parte;

8. Quando ele compartilha alguma anotação com vc, podendo modifi;

9. Quando ele criar um evento, podendo confirmar presença;

10. Quando ele te cutuca ou cutuca algum amigo comum;

11. Interações de aplicativos em forma de mensagens no mural;

12. Quando a interações de 3os(amigos em comum de algum lado) em vossa pagina de amizade(aquela onde aparece somente amizade entre vc e outra pessoa);

13. Atualizações de páginas(páginas de empresas...);

Enfim, que eu me lembro são só essas e já é quase o dobro de interações do Orkut. Sem falar que são interações mais "dinâmicas"...

Porém para nós profissionais da web, temos que torcer para que ele cresça e muito, pois vai otimizar nossas campanhas de social network devido a 3 recursos:

1. Criar página para empresas;

2. Botao curtir em nossas páginas;

3. Facebook Connect :D

Abraços

Link para o comentário

João, das "vantagens" que postou do Facebook as que são relevantes são as que envolvem 3ºs, como por exemplo:

5. Comentar fotos/"curtições"/videos/mensagens de mural, etc... de outrens(mesmo que voce e o 3o nao sejam amigos);

Mas eu pelo menos, não acho nada interessante saber o que um amigo anda fazendo com um desconhecido. Se o 3º não faz parte da minha rede acho bobagem eu me interar da vida dele. :p

Mas é questão de opinião, claro!

Agora vou citar 3 coisas que acho que o Facebook não oferece (me corrija se estiver errado):

1-Opção de mudança de layout/tema

2-Inserir músicas no perfil

E agora o que eu acho uma das melhores coisas do Orkut

3-Comunidades

Apesar do uso das Comunidades ter se desvirtuado, continua sendo um dos pilares do Orkut.

*Você só de acessar o perfil da pessoa e ver as comunidades de que ela faz parte, tem uma noção boa da personalidade e dos gostos dela.

*As interações que ocorrem nas comunidades como discussões, tópicos, dicas, tutoriais, avaliações e etc.

Acho que o recurso mais próximo das comunidades seria o de 'grupos' no Facebook.

Mas eu não conheço muito, e pelo que sei ele não é tão abrangente como as comus do Orkut.

Bom, essa são só algumas das coisas que consegui lembrar, tem algumas mais.

E novamente eu digo, não tenho lá tanta intimidade com o Facebook, então se eu passei alguma informação equivocada, peço que me corrijam. :)

Link para o comentário

O Facebook não tem algo similar a Comunidades. Até pq mais de 90% das comunidades do Orkut não são comunidades no sentido pela qual foi criada, mas sim "Rótulos". Basta ver que as mais genéricas são as que possuem mais, do tipo: "Eu amo meu cachorro". Você pode olhar e ver que esse tipo de comunidade possui uma infinidade(milhoes de usuários) e um ou outro tópico aberto por semana.

Logo, para esse tipo de uso, acredito que o Facebook não tenha nenhum recurso similar(rotularização).

Porém tenho que concordar e discordar de você ao mesmo tempo quando estamos a falar a nível de conhecer a pessoa pelo perfil. No caso do Orkut, você terá uma idéia dos ideais que a pessoa defende e/ou suas características com base nos "rótulos"(comunidades) que ela faz parte e de algumas poucas informações pessoais. Enquanto no Facebook, temos uma pagina de "Informações" no perfil, onde você terá uma boa base do que a pessoa gosta(o perfil do facebook é gigante).

Quanto as comunidades(discussões) o recurso mais próximo realmente é o Grupos. Ele não tem tanto sucesso quanto as comunidades por ter o objetivo de não ser grande mesmo. Grupos foram criados para discussões entre pessoas avidamente dipostas a compartilhar suas opniões sobre um tema, e por tal, acabam sendo grupos bem pequenos. (Um grupo que frequento, que considero "gigante" tem 2.000 membros)

Mas a grande sacada dos Grupos é a possibilidade de criar grupos privados e secretos, este ultimo talvez seja o mais interessante. Afinal, quantas pessoas precisam saber que você é maçom e está num grupo maçom? Ninguém. Ou então quantas pessoas que precisam participar de sua discussão sobre a salvação da alma? Só os membros de sua igreja, um grupo privado aqui cai bem.

Ou seja, acho que houve uma desvirtualização do objetivo da ferramenta Comunidade do Orkut, mas que por algum motivo inusitado e não esperado, faz muito sucesso =)

Mas sou do tipo que se entro numa comunidade, é para particpar ativamente da pizza.

Quanto a mudança de tema, eu gosto da leveza do tema do Facebook e acho ridiculo aqueles temas personalizados do orkut... Sei lá, alguns são demasiados sobrecarregados. Mas nao é possivel mudar temas no FAcebook(graças a Deus!).

Quanto a 5a citação que fiz, eu acho legal esse recurso, principalmente para fotos. Digamos que seu tio foi pescar com a sua tia e um casal de amigos. Nisso ele teve lá uma diarréia brava e se borrou dentro do barco.. e ele excluiu todas as fotos que sua tia tirou, mas o casal ainda tem algumas lá do mico. Se eles postarem e sua tia maldosamente comentar ou curtir, dará para vc ver o mico tbm :D.

Link para o comentário
Visitante Stonelayer

Não tem GEITO (ops!), o Facebook é muito bacana mesmo. Leve, prático, rápido, informativo, social, conveniente, organizado, categorizado... Você pode fazer de tudo com seu perfil e se socializar com seus amigos, afinal é para isso que uma rede social serve. Sobre o lance de por música na página, isso só prova como o Facebook é mais sério do que a palhaçada que chamam de Orkut. A menos que você escolha quando ouvir e parar de ouvir, por música na página só serve para irritar.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?