Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão para economizar com licença do WHMCS


chuvadenovembro

Posts Recomendados

1 minuto atrás, chuvadenovembro disse:

 

Acho que vou iniciar esse projeto e migrar um dos whmcs, vejo como vai ser o impacto e faço dos demais a medida que for resolvendo os eventuais problemas que podem acontecer...depois disso, farei 5 backups do bd por dia kkkkkkkkkk

Você já tem alguma ideia de como migrar? É interessante para termos uma base já que você será a cobaia kkkkk

Não sei se seria interessante fazer via DB, eu acho que faria manualmente, sei lá, só de pensar em centenas de cadastros já me cansa kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Thiago,

O primeiro passo será organizar todo o whmcs que vou transferir para o whmcs novo que devo instalar.

Nessa organização, vou remover tudo desnecessário (servidor não utilizado, produtos sem uso, modelos de emails desnecessários...etc)

Nos produtos utilizados, vou organizar com uma referencia, ou seja todos os produtos da empresa1 terá o nome "empresa1 na frente do produto (será meu multi-brand tabajara kkk)

Eu to pensando em remover algumas tabelas manualmente do bd do whmcs de origem no momento da importação pra realmente não ter nada que contamine o novo whmcs pra vir somente coisas que realmente me interessa

A importação em si, vou utilizar a ferramenta do whmcs mesmo:

https://whmcs.community/topic/291277-whmcs-merge/

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2019 em 00:26, chuvadenovembro disse:

Olá pessoal,

Gostaria da opinião e até experiencia de quem já passou por isso.

A medida em que eu fui adquirindo algumas cartelas de clientes optei por não mesclar os bancos de dados de algumas delas e consequentemente hoje operamos 5 whmcs, por conta disso pago 5 licença do whmcs e algumas delas com + de 250 clientes...

Estou querendo economizar com essas licenças e estou analisando como posso viabilizar isso da melhor forma.

Simplesmente mesclar esses bancos de dados me deixa muito preocupado devido ao grande banco de dados que esse software passaria a ter, consequentemente maior probabilidade de apresentar erros...

Um deles por exemplo, está exibindo hora da abertura dos tickets com erro (mostra valores negativos) e também informando a ordem de resposta dos tickets errado (provavelmente por conta desse problema da hora)...

Apesar dessa ideia não me deixar confortável, juntar tudo em um único whmcs economizaria 4 licenças do whmcs que já um dinheiro legal né?

A ideia que mais me agrada, seria criar um domínio que atenderia todos os sites que tenho e fazer uma instalação nova.

Quando penso na importação desses dados pela ferramenta disponibilizada pelo whmcs, tenho bastante receio, pois já testei algumas vezs e vem muita coisa que eu gostaria de não importar (ex: servidores, modelos de emails, produtos...etc) na época que testei não tinha como desabilitar isso...neste caso acredito que a forma que pudesse ser explorada seria trabalhar com exportação e importação de tabelas, mas não tenho certeza se eu teria capacidade de fazer isso de forma eficiente também...rs

Sendo assim, se alguém já teve uma experiencia do genero e puder compartilhar ficarei grato.

Falhas na ferramenta (valores negativos) você deve procurar auxílio do fabricante, se você paga licença tem direito a suporte técnico. Sei que é complicado explicar para WHMCS.com algum problema, passei 4 dias tentando comprovar um bug na ferramenta e após gravar um vídeo fui direcionado para um supervisor que me pediu desculpas e abriu um caso para correção.

A ferramenta https://docs.whmcs.com/ImportAssist melhorou ao longo dos tempos mas ainda possui alguns problemas de referência para tickets de suporte gerando duplicidade ( mesmo ID ).

Já executei cerca de 10 procedimentos como esse, a grande maioria com 2 WHMCS distintos e esse ano fiz uma mesclagem com 3 whmcs.

O procedimento em si é simples, a ferramenta "faz" o grosso.

Base de dados enormes não é comum (exceto se existir muitos registros), lido com WHMCS diariamente e já peguei tabelas pequenas com graves problemas de indexação e uma simples otimização mySQL resolveu.

Minha sugestão durante esse procedimento é ter backup de garantia das base de dados + manter o WHMCS em modo manutenção para evitar que os clientes gravem dados nas bases a serem migradas.

E se não sentir confiança em fazer esse procedimento busque ajuda de um profissional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, chuvadenovembro disse:

Nos produtos utilizados, vou organizar com uma referencia, ou seja todos os produtos da empresa1 terá o nome "empresa1 na frente do produto (será meu multi-brand tabajara kkk)

Estou querendo fazer ha bom tempo isso, mas não achava legal a ideia pois o cliente poderia ter alguma dúvida não prestar atenção , de que aquele e-mail é de tal empresa etc. 
Então semana passada vi um empresa fazendo isso que você falou , ele tem um domínio genérico tipo clientecentral.xxx . 
E na discrição do serviço vem , "Serviço tal fornecido pela empresa NOME EMPRESA" .
Achei interessante isso , é uma boa ideia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LeandroSA disse:

Estou querendo fazer ha bom tempo isso, mas não achava legal a ideia pois o cliente poderia ter alguma dúvida não prestar atenção , de que aquele e-mail é de tal empresa etc. 
Então semana passada vi um empresa fazendo isso que você falou , ele tem um domínio genérico tipo clientecentral.xxx . 
E na discrição do serviço vem , "Serviço tal fornecido pela empresa NOME EMPRESA" .
Achei interessante isso , é uma boa ideia. 

Já vi algumas empresas gringas fazendo isso, no mercado nacional ainda não.

Porém acho super válido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chuvadenovembro tive que fazer isso algumas vezes, inclusive para clientes, o processo é fácil mas um pouco trabalhoso, pois existe ID do cliente, id de fatura etc que podem ser duplicadas, se você usa virtualizor, vc terá um problema, que é a ID  das VPS + conta cliente.

Processo é simples, crie uma nova instalação, compare os banco de dados para ver se não tem cliente repetido, importe os bancos sem o autoincrement ativado, se vc usa mysql tem o workbrand que é muito bom para isso. Mariadb vc vai ter muitos problemas com dados null. ID do cliente, vc precisa setar as referencias no banco depois em cada fatura.

 

O Whmcs import vai te ajudar um monte para isso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei essa empreitada de lado por enquanto, pois estou avaliando também o volume de trabalho administrativo que vai aumentar...

Mas sendo bem sincero, o que eu não tinha pensado era o problema de ID que os colegas comentaram acima.

Com a nova politica de preços do cpanel, estou considerando agora, quando fizer isso, recadastrar tudo manualmente em algum outro gerenciador financeiro, pois perdi a confiança na empresa dona do whmcs...

Mas não farei isso imediatamente não.

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você que pagar varias licenças, eu acho que compensaria muito pagar para criarem um painel próprio com visual bem mordeno e funções simples.

Será que alguém consegue fazer um sistema destes com um orçamento de R$2000 a R$3000?

Eu tinha interesse, mais sinceramente eu preferia ver uma empresa que já fez para provedor X para ter um case ou uma confiança hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2019 em 17:10, jvsrsystems disse:

Para você que pagar varias licenças, eu acho que compensaria muito pagar para criarem um painel próprio com visual bem mordeno e funções simples.

Será que alguém consegue fazer um sistema destes com um orçamento de R$2000 a R$3000?

Eu tinha interesse, mais sinceramente eu preferia ver uma empresa que já fez para provedor X para ter um case ou uma confiança hehe

O problema que eu vejo é a automação que o whmcs tem (criar, suspender, reativar contas), sistema de envio confiavel, quase não há falhas...acredito que isso não seja problemas, mas com o impacto que tivemos com o cpanel por exemplo, se amanhã ou depois eu mudo de painel, deverei fazer ajustes nesse gerenciador e no final das contas ele vai viver remendado, com riscos de segurança e pagando para cada atualização um valor razoavel, no final acho que não vale a pena fazer isso...

Depois que eu resolver essa questão de remodelagem dos serviços com o cpanel, vou voltar a verificar como melhorar o custo com essas licenças

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?