Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão para economizar com licença do WHMCS


chuvadenovembro

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Gostaria da opinião e até experiencia de quem já passou por isso.

A medida em que eu fui adquirindo algumas cartelas de clientes optei por não mesclar os bancos de dados de algumas delas e consequentemente hoje operamos 5 whmcs, por conta disso pago 5 licença do whmcs e algumas delas com + de 250 clientes...

Estou querendo economizar com essas licenças e estou analisando como posso viabilizar isso da melhor forma.

Simplesmente mesclar esses bancos de dados me deixa muito preocupado devido ao grande banco de dados que esse software passaria a ter, consequentemente maior probabilidade de apresentar erros...

Um deles por exemplo, está exibindo hora da abertura dos tickets com erro (mostra valores negativos) e também informando a ordem de resposta dos tickets errado (provavelmente por conta desse problema da hora)...

Apesar dessa ideia não me deixar confortável, juntar tudo em um único whmcs economizaria 4 licenças do whmcs que já um dinheiro legal né?

A ideia que mais me agrada, seria criar um domínio que atenderia todos os sites que tenho e fazer uma instalação nova.

Quando penso na importação desses dados pela ferramenta disponibilizada pelo whmcs, tenho bastante receio, pois já testei algumas vezs e vem muita coisa que eu gostaria de não importar (ex: servidores, modelos de emails, produtos...etc) na época que testei não tinha como desabilitar isso...neste caso acredito que a forma que pudesse ser explorada seria trabalhar com exportação e importação de tabelas, mas não tenho certeza se eu teria capacidade de fazer isso de forma eficiente também...rs

Sendo assim, se alguém já teve uma experiencia do genero e puder compartilhar ficarei grato.

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até o momento não tive essa experiência, mas quero acompanhar o tópico para um provável futuro. Até hoje eu tive a aquisição de apenas uma empresa, essa em questão rodava toda dentro da ResellerClub, na época o pessoal lá me ajudou bastante a migrar os clientes para dentro do meu WHMCS, ainda assim foi alguns dias de trabalho, o seu caso pe bem mais complexo.

Minha sugestão, que é o que eu faria se estivesse no seu caso, é migrar tudo pra uma instalação, e se você desejar usar a mesma instalação para várias empresas (logos, cores, meios de pagtos, emails personalizados e etc...), usaria esse carinha: https://www.modulesgarden.com/products/whmcs/multibrand uso ele em duas empresas distintas, porém com um único WHMCS, no futuro caso tenha mais aquisições, pretendo manter as empresas antigas mas unificar tudo em apenas uma instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Santos Fiquei bastante interessado, pois na descrição ele promete o seguinte:

Citar

Multibrand For WHMCS is a revolutionary module that will allow you to handle multiple businesses on multiple websites while using just a single WHMCS license!

Mas eu não saquei muito bem como funciona, eu consigo por exemplo utilizar esse modulo, manter meus 5 whmcs e pagar uma unica licença? eu teria um novo whmcs administrando os 5?

Se você puder comentar sobre o uso dele ficarei agradecido, enquanto isso vou tentar entender mais sobre o funcionamento dele por aqui.

Abração

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, chuvadenovembro disse:

@Thiago Santos Fiquei bastante interessado, pois na descrição ele promete o seguinte:

Mas eu não saquei muito bem como funciona, eu consigo por exemplo utilizar esse modulo, manter meus 5 whmcs e pagar uma unica licença? eu teria um novo whmcs administrando os 5?

Se você puder comentar sobre o uso dele ficarei agradecido, enquanto isso vou tentar entender mais sobre o funcionamento dele por aqui.

Abração

Você pode usar sua instalação atual ou criar uma nova. Com apenas uma licença você administra "vários WHMCS" digamos assim. O gerenciamento parte tudo da instalação principal, para o cliente, ele pode acessar 5 instalações diferentes, digo a área de cliente. Você cria por exemplo a segunda empresa, nela vc define o domínio com um apontamento CNAME, define logo, nome, cores, meios de pagamento e tudo o que o cliente pode ver.

Define também os produtos e preços para cada empresa, é quase como usar o multisite do WordPress. Recomendo que vc use os dias grátis para testar em uma instalação vazia, assim fica bem mais fácil de vc ter uma noção das funções. Mas basicamente você tem um WHCMS e define vários domínios para a área de cliente, com temas diferentes para cada uma delas, ou pode deixar tudo igual mudando só logo, nome da empresa e domínio. Tudo, claro, dentro de uma única licença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, chuvadenovembro disse:

@Thiago Santos Fiquei bastante interessado, pois na descrição ele promete o seguinte:

Mas eu não saquei muito bem como funciona, eu consigo por exemplo utilizar esse modulo, manter meus 5 whmcs e pagar uma unica licença? eu teria um novo whmcs administrando os 5?

Se você puder comentar sobre o uso dele ficarei agradecido, enquanto isso vou tentar entender mais sobre o funcionamento dele por aqui.

Abração

Ele cria "ou separa" os templates em várias empresas, assim é 1 whmcs apenas com todos clientes, mas cada cliente você vai informar em qual empresa ele pertence e ele vê as informações, e tudo mais referente a mesma.
Ou seja. você terá que unificar tudo em 1 whmcs apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, rgazetta disse:

Ele cria "ou separa" os templates em várias empresas, assim é 1 whmcs apenas com todos clientes, mas cada cliente você vai informar em qual empresa ele pertence e ele vê as informações, e tudo mais referente a mesma.
Ou seja. você terá que unificar tudo em 1 whmcs apenas.

Cria e separa, o cliente nunca saberá onde está a instalação original a menos que você o diga, uso perfeito para quem possui mais de uma empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal,

Compreendi, neste caso, não sei se tem tanta vantagem...eu achei que por meio de algum tipo de api, uma nova instalação do  whmcs com licença ativa teria capacidade de acessar outros whmcs (todos sem licença) e intermediar hehehe (sonhar não custa né kkk)

Nesse caso, terei como segunda opção, mas penso em criar um domínio do tipo whitelabel (meio genérico: sac.sitegenerico.xxx), que atenda todos e eventuais aquisições que continuar fazendo, mas sem precisar fazer esse brand pra cada empresa.

Eu to achando que é um preço muito alto (e não digo em termos $$) fazer essa separação, pois terei um novo modulo (que necessita de pagamento anual), vi alguns reviews negativos sobre o funcionamento do modulo...No final das contas tudo parece ficar mais complicado.

Pessoalmente eu não confio muito no whmcs, estou evitando utilizar muitos modulos justamente porque a cada atualização é um transtorno, se eu juntar todos esses clientes a cada atualização é sempre um susto e digo assim...comecei tentando economizar e termino pagando por tickets de atendimento rápido por conta do banco de dados complexo que ficou esse godzilla kkk

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não é bem a resposta que você quer ler.

Porém se fosse eu mesmo sendo um gasto desnecessário eu continuária desta forma mesmo. Kkk

Ou então tentaria migrar assim 

Empresa A e B = domínio genérico 1

Empresa B e C = domínio genérico 2

Reduzindo aos poucos as instalações, e ir comunicando os clientes aos poucos.

Eu não me arriscaria a fazer uma mudança brusca e total.

Também não confio no whmcs hehe.

--

Talvez será mais fácil integrar 2 instalações apenas do que todas de uma vez 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, primedatacenter disse:

Eu sei que não é bem a resposta que você quer ler.

Porém se fosse eu mesmo sendo um gasto desnecessário eu continuária desta forma mesmo. Kkk

Ou então tentaria migrar assim 

Empresa A e B = domínio genérico 1

Empresa B e C = domínio genérico 2

Reduzindo aos poucos as instalações, e ir comunicando os clientes aos poucos.

Eu não me arriscaria a fazer uma mudança brusca e total.

Também não confio no whmcs hehe.

--

Talvez será mais fácil integrar 2 instalações apenas do que todas de uma vez 

 

9 horas atrás, Leo Amarante disse:

@chuvadenovembro Não seria interessante criar um domínio, tipo centraldocliente.com.br e mesclar todos os banco de dados e depois redirecionar as urls atuais das 5 instalações e enviar informativos aos clientes informando a nova url da central de clientes?

Acho que vou iniciar esse projeto e migrar um dos whmcs, vejo como vai ser o impacto e faço dos demais a medida que for resolvendo os eventuais problemas que podem acontecer...depois disso, farei 5 backups do bd por dia kkkkkkkkkk

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?