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silas_i

Emails RECEBIDOS com delay [cPanel + Exim]

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Boa tarde Colegas de profissão, 

Estou com um caso aqui um tanto quanto peculiar e gostaria da opinião/ajuda de vocês. 

Tenho um cliente que RECEBE MUITOS emails em um único dia de um fornecedor deles. Esses emails são basicamente troca de documentos (emails com PDF, IMAGENS e etc). Estes emails não ultrapassam 20MB / cada, sendo que muitos deles não contem anexos.

O problema é que, em alguns momentos do dia há delay no RECEBIMENTO desses emails, por exemplo o fornecedor envia o email as 12h e o meu cliente só recebe as 16h. Pra ajudar no momento que o meu cliente identifica o delay, eu olho a fila, logs do servidor e o email sequer "bateu" no meu servidor, ou seja, para mim o email não existe e não foi enviado. Pra complicar só um pouco mais, meu cliente e o respectivo fornecedor combinaram de enviar uma cópia desses emails para um email de backup do @gmail.com e voilà o email chega instantaneamente. 

O que eu já fiz e verifiquei:
- Desabilitei o Antispam desse cliente
- Coloquei o IP MX e SMTP (sim são diferentes) na lista do firewall e na Whitelist do Exim do servidor
- Nos dias de delay já procurei o IP deles (ip do fornecedor que ENVIA o email) e não acho quaisquer bloqueios

Quando ocorre esse problema o meu cliente liga no fornecedor e aciona o TI deles que diz que a fila de email DELES estava grande demais causando lentidão no envio, até aí "ok", mas pq os emails chegam instantaneamente no @gmail.com e no meu servidor não?

Meu cliente entende a situação, mas quero resolver isso de uma vez por todas, é chato esse tipo de situação.

Alguma luz? 🙄

Faltou dizer que: 

Uma vez que o email com delay chega ao meu servidor, os logs são do horário em que o email chegou ao meu servidor. 

 


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Silas,

Parece ser simplesmente uma priorização de saída, aplicada pelo TI deles, no MTA.
Possivelmente colocaram uma condição de espera pra saída relacionada ao domínio do teu cliente, sendo esta a razão da entrega imediata pro gmail.

E não se esqueça de conferir se o MX backup (se aplicável) do domínio de teu cliente não está recebendo as mensagens e entregando com retardo. Isso é (mas não deveria) relativamente comum em alguns ambientes.


Tem coisas que só são feitas por profissionais. Contrate um.

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Boa tarde caros colegas, 

Ainda estou com essa situação, o cliente ta querendo comer meu fígado por causa desses delays. 

O estranho é que começou a ocorrer para um outro domínio, já vi e revi logs do servidor e não localizo problemas. 


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