RNXTI Posted March 13, 2011 Share Posted March 13, 2011 Olá Pessoal, Segue um mini tutorial de como realizar uma manutenção importante em seu servidor linux com cPanel/WHM. Obs: So realize se tiver certeza do que esta fazendo, caso decida seguir esse tutorial lembre-se que você e reponsável por qualquer coisa que vier acontecer. Eu realizo em meu servidor em nunca tive problemas. A manutenção de um servidor Linux com cPanel/ whm e dividia em três partes: 1º) Atualizações Perl 2º) Atualizações Linux 3º) Atualizações cPanel Como o cPanel e totalmente dependente do Perl este deve estar sendo atualizado sempre para que você ganhe desempenho. Para atualizar o Perl faça da seguinte forma: 1.1) Acesse o SSH e digite o seguinte comando: /scripts/checkperlmodules Para atualizar o linux faça da seguinte forma: 2.1) Acesse o SSH e digite o seguinte comando: rm /var/lib/rpm/__db.000 rm: remove regular empty file `/var/lib/rpm/__db.000'? y 2.2) Execute o comando abaixo yum repolist Para atualizar o WHM faça da seguinte forma: 3.1) Acesse o WHM e vai ate Main >> Server Configuration >> Update Preferences Lembre-se de deixar tudo no automatico com o CPanel na versão estavel 3.2) Acesse o SSH e digite o comando abaixo: cat /etc/cpupdate.conf Com esse comando você irar verificar como esta configurado as suas atualizações Deve ficar algo assim: BANDMINUP=inherit COURIERUP=inherit CPANEL=stable DOVECOTUP=inherit EXIMUP=inherit FTPUP=inherit MYSQLUP=inherit NSDUP=inherit PYTHONUP=inherit RPMUP=release SARULESUP=release SYSUP=release 3.3) Acesse o SSH e rode esses comando: touch /etc/mysqlupdisable;\ /scripts/checkperlmodules;\ /scripts/sysup;\ /scripts/bandminup --force;\ /scripts/upcp --force;\ /scripts/checkperlmodules;\ rm -rf /etc/mysqlupdisable Esses comandos são o que o cPanel realiza toda a madrugada. Pessoal resolvi montar esse mini tutorial para ajudar a todos do fórum. Obs: esse mini tutorial foi montado em cima desse tutorial em Ingles e com dicas do Suporte Técnico da Softlayer. Qualquer dúvida estamos a disposição. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paulo Zivieri Posted March 13, 2011 Share Posted March 13, 2011 O que você caracteriza por "uma manutenção importante" ?? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jordan Miguel Posted March 13, 2011 Share Posted March 13, 2011 Eu acredito que é apenas para uma manutenção geral, e não para rodar todo dia no servidor.. Em caso de problemas básicos com o WHM e etc.. E até rodando uma vez por semana apenas para garantir as atualizações e uma performance geral do WHM. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RNXTI Posted March 13, 2011 Author Share Posted March 13, 2011 O que você caracteriza por "uma manutenção importante" ?? Eu entendo que e importante pelo seguinte, o WHM e dependente do PERL e do linux, muitas pessoas que possuem dedicado ou VPS, não configuram corretamente as atualizações, ai causa falhas ou nunca atualizaram o seu perl, nunca atualizaram o yum. Você configurando perfeitamente as atualizações, Eu acho que você pode rodar essas atualizações de 30 em 30 dias. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RNXTI Posted March 13, 2011 Author Share Posted March 13, 2011 Eu acredito que é apenas para uma manutenção geral, e não para rodar todo dia no servidor.. Em caso de problemas básicos com o WHM e etc.. E até rodando uma vez por semana apenas para garantir as atualizações e uma performance geral do WHM. Você configurando perfeitamente as atualizações, Eu acho que você pode rodar essas atualizações de 30 em 30 dias. Ou caso ocorra algum erro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Antonio Posted March 13, 2011 Share Posted March 13, 2011 Eu acredito que é apenas para uma manutenção geral, e não para rodar todo dia no servidor.. Em caso de problemas básicos com o WHM e etc.. E até rodando uma vez por semana apenas para garantir as atualizações e uma performance geral do WHM. É isso mesmo....... Link to comment Share on other sites More sharing options...
tekobr Posted March 13, 2011 Share Posted March 13, 2011 Mas o cPanel WHM não atualiza automaticamente a si próprio e o próprio CentOS? Link to comment Share on other sites More sharing options...
RNXTI Posted March 13, 2011 Author Share Posted March 13, 2011 Mas o cPanel WHM não atualiza automaticamente a si próprio e o próprio CentOS? Depende, posso lhe garantir que muitas atualizações do CPanel/WHM estão assim: CPANEL=stable RPMUP=release SARULESUP=release SYSUP=release Onde o certo e para estar assim: BANDMINUP=inherit COURIERUP=inherit CPANEL=stable DOVECOTUP=inherit EXIMUP=inherit FTPUP=inherit MYSQLUP=inherit NSDUP=inherit PYTHONUP=inherit RPMUP=release SARULESUP=release SYSUP=release Isso você pode verificar em cat /etc/cpupdate.conf Link to comment Share on other sites More sharing options...
chuvadenovembro Posted March 14, 2011 Share Posted March 14, 2011 Pode acontecer de eu fazer este procedimento e alguma coisa que estava certinho parar de funcionar ou ficar com problema? ou impossivel? █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link to comment Share on other sites More sharing options...
RNXTI Posted March 14, 2011 Author Share Posted March 14, 2011 Pode acontecer de eu fazer este procedimento e alguma coisa que estava certinho parar de funcionar ou ficar com problema? ou impossivel? O certo e não dar nenhum problema, mas tem uma pequena chance(algo em torno de 1%) de ocorrer algum problema, mas se seguir certinho o tutorial nã terá erro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts