RNXTI Postado Março 13, 2011 Compartilhar Postado Março 13, 2011 Olá Pessoal, Segue um mini tutorial de como realizar uma manutenção importante em seu servidor linux com cPanel/WHM. Obs: So realize se tiver certeza do que esta fazendo, caso decida seguir esse tutorial lembre-se que você e reponsável por qualquer coisa que vier acontecer. Eu realizo em meu servidor em nunca tive problemas. A manutenção de um servidor Linux com cPanel/ whm e dividia em três partes: 1º) Atualizações Perl 2º) Atualizações Linux 3º) Atualizações cPanel Como o cPanel e totalmente dependente do Perl este deve estar sendo atualizado sempre para que você ganhe desempenho. Para atualizar o Perl faça da seguinte forma: 1.1) Acesse o SSH e digite o seguinte comando: /scripts/checkperlmodules Para atualizar o linux faça da seguinte forma: 2.1) Acesse o SSH e digite o seguinte comando: rm /var/lib/rpm/__db.000 rm: remove regular empty file `/var/lib/rpm/__db.000'? y 2.2) Execute o comando abaixo yum repolist Para atualizar o WHM faça da seguinte forma: 3.1) Acesse o WHM e vai ate Main >> Server Configuration >> Update Preferences Lembre-se de deixar tudo no automatico com o CPanel na versão estavel 3.2) Acesse o SSH e digite o comando abaixo: cat /etc/cpupdate.conf Com esse comando você irar verificar como esta configurado as suas atualizações Deve ficar algo assim: BANDMINUP=inherit COURIERUP=inherit CPANEL=stable DOVECOTUP=inherit EXIMUP=inherit FTPUP=inherit MYSQLUP=inherit NSDUP=inherit PYTHONUP=inherit RPMUP=release SARULESUP=release SYSUP=release 3.3) Acesse o SSH e rode esses comando: touch /etc/mysqlupdisable;\ /scripts/checkperlmodules;\ /scripts/sysup;\ /scripts/bandminup --force;\ /scripts/upcp --force;\ /scripts/checkperlmodules;\ rm -rf /etc/mysqlupdisable Esses comandos são o que o cPanel realiza toda a madrugada. Pessoal resolvi montar esse mini tutorial para ajudar a todos do fórum. Obs: esse mini tutorial foi montado em cima desse tutorial em Ingles e com dicas do Suporte Técnico da Softlayer. Qualquer dúvida estamos a disposição. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Zivieri Postado Março 13, 2011 Compartilhar Postado Março 13, 2011 O que você caracteriza por "uma manutenção importante" ?? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Março 13, 2011 Compartilhar Postado Março 13, 2011 Eu acredito que é apenas para uma manutenção geral, e não para rodar todo dia no servidor.. Em caso de problemas básicos com o WHM e etc.. E até rodando uma vez por semana apenas para garantir as atualizações e uma performance geral do WHM. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Março 13, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 13, 2011 O que você caracteriza por "uma manutenção importante" ?? Eu entendo que e importante pelo seguinte, o WHM e dependente do PERL e do linux, muitas pessoas que possuem dedicado ou VPS, não configuram corretamente as atualizações, ai causa falhas ou nunca atualizaram o seu perl, nunca atualizaram o yum. Você configurando perfeitamente as atualizações, Eu acho que você pode rodar essas atualizações de 30 em 30 dias. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Março 13, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 13, 2011 Eu acredito que é apenas para uma manutenção geral, e não para rodar todo dia no servidor.. Em caso de problemas básicos com o WHM e etc.. E até rodando uma vez por semana apenas para garantir as atualizações e uma performance geral do WHM. Você configurando perfeitamente as atualizações, Eu acho que você pode rodar essas atualizações de 30 em 30 dias. Ou caso ocorra algum erro. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Antonio Postado Março 13, 2011 Compartilhar Postado Março 13, 2011 Eu acredito que é apenas para uma manutenção geral, e não para rodar todo dia no servidor.. Em caso de problemas básicos com o WHM e etc.. E até rodando uma vez por semana apenas para garantir as atualizações e uma performance geral do WHM. É isso mesmo....... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tekobr Postado Março 13, 2011 Compartilhar Postado Março 13, 2011 Mas o cPanel WHM não atualiza automaticamente a si próprio e o próprio CentOS? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Março 13, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 13, 2011 Mas o cPanel WHM não atualiza automaticamente a si próprio e o próprio CentOS? Depende, posso lhe garantir que muitas atualizações do CPanel/WHM estão assim: CPANEL=stable RPMUP=release SARULESUP=release SYSUP=release Onde o certo e para estar assim: BANDMINUP=inherit COURIERUP=inherit CPANEL=stable DOVECOTUP=inherit EXIMUP=inherit FTPUP=inherit MYSQLUP=inherit NSDUP=inherit PYTHONUP=inherit RPMUP=release SARULESUP=release SYSUP=release Isso você pode verificar em cat /etc/cpupdate.conf Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Março 14, 2011 Compartilhar Postado Março 14, 2011 Pode acontecer de eu fazer este procedimento e alguma coisa que estava certinho parar de funcionar ou ficar com problema? ou impossivel? █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Março 14, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 14, 2011 Pode acontecer de eu fazer este procedimento e alguma coisa que estava certinho parar de funcionar ou ficar com problema? ou impossivel? O certo e não dar nenhum problema, mas tem uma pequena chance(algo em torno de 1%) de ocorrer algum problema, mas se seguir certinho o tutorial nã terá erro. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados