Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe idade certa para se ter um host?


Posts Recomendados

  • Administração

Lembro claramente que, quando iniciei o blog há 3 anos atrás, as pessoas reclamavam bastante que eu estaria dando fórmula pronta e estimulando a criação de "eupresas". Este termo, eupresa, eu ouvi de um colega de faculdade quando ele se referia ao próprio negócio de manutenção de computadores - que era só ele.

 

Passei a adotá-lo porque é uma realidade que se aplica a muitos de nós, os minúsculos players do mercado de hospedagem.

 

Pior que a reclamação sobre a fomentação das eupresas, era a ideia de que o blog também estaria incentivando que os "sobrinhos" entrassem na área causando a tal da "prostituição" do mercado (Sim, este artigo vai conter muitas aspas para que possamos desmistificá-las mais adiante). Então, depois de muito tempo, vou dar minhas considerações sobre o assunto:

Os sobrinhos

Os sobrinhos são "profissionais" de internet que, muitas vezes por terem parentesco com algum cliente ou empresário, são contratados com salários "exuberantes". São usados com alternativas aparentemente viáveis para fazer aquele seu projeto chulé de site ou sistema ao qual você não está muito afim de desembolsar uma boa grana por um profissional qualificado e experiente.

A Desciclopédia não está inteiramente errada sobre o seu conceito de "sobrinho", mas muita coisa já mudou. Os sobrinhos agora já sabem usar a Internet para aprender de fato alguma coisa. A questão aqui, como o Edvan me lembra sempre, é que todos querem tudo de mão beijada, sem fazer esforço algum. Ninguém quer aprender a fazer um site, querem um site pronto. Esta pressa/preguiça é natural dos mais novos, o que me leva a outro pronto: idade tem a ver com maturidade e responsabilidade?

A idade

Vamos analisar alguns quesitos:

  • As maioria das empresas nacionais solicitam apenas o CPF, ou seja, até recém-nascidos podem contratar algum serviço. Não vi nenhuma que impusesse um limite de idade para venda;
  • Na internacionais, raramente causam algum bloqueio por conta de idade. Você pode comprar um dedicado na SoftLayer tendo 12 anos, basta ter um cartão de crédito.

É como colocar um monte de jujuba nas mãos de uma criança e dizer "tome, é para você" e esperar que ela não as coma! Se vocês realmente acreditam que pessoas com menos de 18 anos não deveriam estar trabalhando com hospedagem, é hora de acabar com a hipocrisia e colocar esta restrição quando vocês mesmos vendem revendas, vps e dedicados.

 

Eu mesma comecei com hospedagem somente em 2005, mas já trabalhava com desenvolvimento de sites por anos antes disso. Demorei a entrar no mercado porque queria ter certeza de que daria conta do recado. Entretanto, a maioria das pessoas faz o caminho inverso: entra primeiro e pensa depois. A triste realidade é que são raros os exemplos de responsabilidade e maturidade nos jovens "eupreendedores" de hosting.

Os mais velhos não dão bons exemplos

Existe bastante gente despreparada e irresponsável no meio da hospedagem, entretanto estas características não são exclusivas dos sobrinhos. Infelizmente, para ser desleixado com sua base de clientes não precisa ter 14 ou 16 anos.

 

Lembram do gerenciador lá sem suporte? E daquela empresa que tinha um "Q" de downtime o tempo todo? Bitch, please! Se maturidade do dono fosse o único sinal de qualidade de serviço, tinha um host famoso aí que estaria falido.

 

Enfim, se você tem menos de 18 anos, está comprometido e quer realmente alcançar o sucesso na área, eu vou esperar de você muito mais do que eu espero dos outros. Vou esperar que você me faça ver além das espinhas e da cara sem barba. E, infelizmente, isso aconteceu raríssimas vezes. E se você quer realmente aprender tem que entender que o google é seu amigo. Mas se você está fazendo isso pra ganhar uns trocados enquanto a sua mesada não sai, acho melhor você investir seu tempo em outra. E em outro site.

 

PS: O Jânio já ilustrou muito bem porque a área de hospedagem tem atraído tanta gente no artigo hospedagem de sites é coisa séria e deu dicas excelentes sobre o que você precisa ter e ser para poder ser levado à sério.

 

PS²: Aproveite e responda a enquete aqui do lado (====>) para sabermos com que idade você entrou no mercado de hospedagem.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas eu tenho 15 Anos, sou um eupreendedor, e tenho alguns clientes pois estou começando agora, mandei recentemente uma pesquisa de satifação, e todos disseram que o supote prestado é excelente. Concordo, que ha muitas pessoas da minha idade que são pouco maduras, e por isso não conseguem gerenciar. Faço meu trabalho, por que gosto e não por que preciso ganhar uns trocados ou qualquer outra coisa, não penso no dinheiro ( agora) penso mais em fazer a diferença, e prestar um bom serviço e suporte aos meus clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez Angelica, parabéns pelo artigo (esse já é o 3º consecutivo que venho acompanhando) - Muito completo e com uma visão excelente do mercado. A minha opinião é de que não existe idade certa para iniciar no mercado de hosting - o que precisa é de pessoas mais comprometidas e sérias, para que possam lidar com o mercado muito sério que é de web hosting. É por algumas pessoas que agem de modo irresponsável, que o mercado para pequenas empresas fica mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este artigo se encaixa perfeitamente em mim. Sei que muitos pensam: menores de 18 são considerados crianças em relação a responsabilidades, nem adolescentes são considerados, são considerados crianças mesmo. Não estou falando isso por falar, estou falando isso por experiência própria. Tenho 16 anos, e "estou no mercado da hospedagem" desde os 14. Hoje em dia, vejo que muitos que estão nesta faixa etária, começam com uma "eupresa"(gostei desse nome) de jogos, raramente incluem demais serviços. Pois bem, começam com hospedagem de jogos pois desde então, apenas vivem no mundo dos jogos, e encontram uma alternativa de ganhar dinheiro fácil com este mundo. Porém, a maioria não possue experiência (se bem que se adquire experiência com o tempo), acaba percebendo que o mercado é difícil, desiste e caí fora. Ao falando de Jogos, eu mesmo adquiri o meu primeiro conhecimento jogando um joguinho online um pouco mais famoso hoje, chamada Habbo. Eu tinha 12 anos, jogava como os demais, porém eu tinha a curiosidade de saber como é que se fazia um jogo, como se fazia um site. Foi aí que comecei a desenvolver sites no Dreamweaver, pesquisar assuntos relacionados a HTML, posteriormente PHP, e por aí foi indo. Sendo que mesmo em 2008 quando eu possuia 12 anos, eu fiz um curso de Web Designer básico na universidade próxima. Eu era o aluno mais jovem da turma, porém um dos que mais estava aproveitando o curso (segundo a professora, e eu mesmo). Haviam alunos de 18 a 30 anos, e apenas eu com 12 anos. Aos 14 anos de idade abri uma "empresa" juntamente com um amigo. Por onde começamos? Obviamente com Hospedagem de Jogos. Naquela época eu ainda possuia internet discada (sim, não escondo isso de ninguem), fazendo com que o meu amigo tomasse conta de tudo. No final de 2010, fechamos a empresa devido a ataques e falta de estrutura, sendo que trabalhavamos apenas com Jogos. No ano passado, no mês de Fevereiro, resolvi retornar ao mercado de hospedagem. Porém, resolvi que seria algo sério, seguiria firme, ultrapassando barreiras e dificuldades. Hoje, hospedo todos os sites dos clientes de uma agência de publicidade local, sou responsável pela configuração de e-mails em escritórios destes clientes, trabalho com streaming de áudio, servidores vps, revendas de hospedagem, configuro servidores, e possuo uma conexão banda larga adsl (rs). Estou muito feliz por ter chegado aqui, pois não foi muito fácil. Muitos donos de empresas médias me chamam de crianças, possuem uma certa ignorância, mas não possuem um pingo de coragem de se olharem no espelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Com certeza, @MedimHost:disqus. Basta uma maçã podre pra todo mundo achar que o cesto está contaminado. É preciso se importar não com a idade, mas com a qualidade do serviço e com o comprometimento e responsabilidade do dono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?