Leonardo Getulio Postado Fevereiro 20, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2018 Bom dia, trabalho em um ISP, e estamos querendo iniciar no ramo de hospedagem de sites e VPS, estou levantando os custos para saber se o negócio é rentável para nós. O que gostaria de saber é quantas assinaturas em média irão rodar em um servidor Dell R710: - Dual Xeon E5630 (8.417 pts de processamento segundo a lista https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php) - 32gb RAM Boa parte da estrutura já temos, como blocos de IPs ASN, sala climatizada, largura de banda, etc. Falta montar agora um storage. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio S Araujo Postado Fevereiro 20, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2018 O grande gargalo é disco, esse processador e memoria, dá e sobra, sugiro 04 discos SAS em raid-10, controladora com bateria, cache e etc, é uma boa solução com otimo custo/beneficio. O SSD tem uma perfomance mais superior, mas o custo eh bem elevado, bom depende do seu orçamento. Sobre a quantidade de assinatura, depende muito do perfil dos seus clientes. 0 Citar Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redenflu Postado Fevereiro 20, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2018 3 horas atrás, Leonardo Getulio disse: Bom dia, trabalho em um ISP, e estamos querendo iniciar no ramo de hospedagem de sites e VPS, estou levantando os custos para saber se o negócio é rentável para nós. O que gostaria de saber é quantas assinaturas em média irão rodar em um servidor Dell R710: - Dual Xeon E5630 (8.417 pts de processamento segundo a lista https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php) - 32gb RAM Boa parte da estrutura já temos, como blocos de IPs ASN, sala climatizada, largura de banda, etc. Falta montar agora um storage. O mercado já tem bastante players vendendo VPS e com concorrentes de baixíssimo custo. Então, o que pode lhe ajudar e localidade. E tentar já iniciar com discos SSD. Não comentou, talvez tenha, mas, hoje em dia e fundamental ter uma proteção Anti DdoS na rede. Até porque este tipo de cliente, de forma geral, atrai bastante ataques a rede. 0 Citar Hospedagem, Revendas e VPS? www.cloudx.com.br Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Getulio Postado Fevereiro 20, 2018 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2018 (editado) 2 horas atrás, Fabio S Araujo disse: O grande gargalo é disco, esse processador e memoria, dá e sobra, sugiro 04 discos SAS em raid-10, controladora com bateria, cache e etc, é uma boa solução com otimo custo/beneficio. O SSD tem uma perfomance mais superior, mas o custo eh bem elevado, bom depende do seu orçamento. Sobre a quantidade de assinatura, depende muito do perfil dos seus clientes. Você que tem uma experiência no ramo, teria pra sugerir uma estimativa "mínima", do tipo no pior cenário (tirando casos extremos onde apenas 1 ou 2 heavy users conseguem esgotar o servidor). Eu não tenho nenhuma experiência com larga escala em hospedagem. Uma idéia do tipo: - Caso de sucesso (no melhor estado): 300 assinaturas - Caso médio: 150 assinaturas - Caso de alto consumo (pior cenário): 30-50 assinaturas Uma estimativa assim iria me ajudar muito, nós fazemos análise de custos trabalhando nos piores cenários, se for viável no pior cenário já dá pra pensar nas outras variantes. E é claro que vamos fazer o trabalho de limitar um pouco para evitar os prejuizos maiores. Sobre os discos, o plano é usar 6 SAS 15k (no pior cenário) ou um storage à parte com mais discos. Também penso em criar um array específico de SSD para MySQL. A primeira coisa que preciso fazer são trabalhar os números para viabilizar o negócio. 14 minutos atrás, redenflu disse: O mercado já tem bastante players vendendo VPS e com concorrentes de baixíssimo custo. Então, o que pode lhe ajudar e localidade. E tentar já iniciar com discos SSD. Não comentou, talvez tenha, mas, hoje em dia e fundamental ter uma proteção Anti DdoS na rede. Até porque este tipo de cliente, de forma geral, atrai bastante ataques a rede. Sim, estou avaliando e sei que pesa muito também pelo fato de já ser uma área bem concorrida. Sobre trabalhar em localidade, é o nosso plano trabalhar com as empresas desenvolvedoras regionais, e não vamos investir neste hardware só para a hospedagem, vamos investir porque precisamos para os nossos serviços virtualizados aqui, mas vamos usar apenas 10% dele, o que está atualmente está usando apenas 3% mas é desktop, vamos incrementar mais um serviço e partir para um server Dell por ser de maior confiabilidade e deixar o que temos de backup ou redundância. Obrigado pelas dicas, serão muito úteis. Editado Fevereiro 20, 2018 por Leonardo Getulio 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio S Araujo Postado Fevereiro 20, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2018 1 hora atrás, Leonardo Getulio disse: Você que tem uma experiência no ramo, teria pra sugerir uma estimativa "mínima", do tipo no pior cenário (tirando casos extremos onde apenas 1 ou 2 heavy users conseguem esgotar o servidor). Eu não tenho nenhuma experiência com larga escala em hospedagem. Uma idéia do tipo: - Caso de sucesso (no melhor estado): 300 assinaturas - Caso médio: 150 assinaturas - Caso de alto consumo (pior cenário): 30-50 assinaturas Uma estimativa assim iria me ajudar muito, nós fazemos análise de custos trabalhando nos piores cenários, se for viável no pior cenário já dá pra pensar nas outras variantes. E é claro que vamos fazer o trabalho de limitar um pouco para evitar os prejuizos maiores. Sobre os discos, o plano é usar 6 SAS 15k (no pior cenário) ou um storage à parte com mais discos. Também penso em criar um array específico de SSD para MySQL. A primeira coisa que preciso fazer são trabalhar os números para viabilizar o negócio. Sim, estou avaliando e sei que pesa muito também pelo fato de já ser uma área bem concorrida. Sobre trabalhar em localidade, é o nosso plano trabalhar com as empresas desenvolvedoras regionais, e não vamos investir neste hardware só para a hospedagem, vamos investir porque precisamos para os nossos serviços virtualizados aqui, mas vamos usar apenas 10% dele, o que está atualmente está usando apenas 3% mas é desktop, vamos incrementar mais um serviço e partir para um server Dell por ser de maior confiabilidade e deixar o que temos de backup ou redundância. Obrigado pelas dicas, serão muito úteis. no meu cenario uso disco SAS 7.2k sao 04 discos de 02 TB em raid 10 e a perfomance é excelente, discos 15k geralmente são bem pequenos. meu maior cliente tem 80 GB, tenho uns 60 clientes com um total armazenado de quase 700GB, mas em termos perfomance nem faz cocegas, o load nunca passa de 2. E tambem faço isso, meu servidor é virtualizado e roda o CPanel, o Plesk e algumas Vms. Eu acho que com esse hardware é possivel colocar 500 contas facilmente, mas como falei depende do perfil do vosso cliente. 0 Citar Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucasMoraes Postado Fevereiro 20, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2018 Boa noite senhores, voltei para o fórum depois de 3 anos afastado haha, vou compartilhar uma experiência com vocês pois já tive uma estrutura aqui no Brasil em Curitiba durante 1 ano e 6 meses. Primeiro o Ideal e focar o serviço, oferecer algo totalmente diferenciado, por exemplo, eu tinha um serviço de altíssima qualidade 3 link´s fazendo redundâncias COPEL 50Mbps, VIVO 100Mbps antiga GVT na época, e um link dedicado da LEVEL3 de 20Mbps, sala Climatizada, um bom range de IP, piso elevado, um bom firewall CISCO, entre outras coisas. porém como a estrutura era pequena o meu custo era bem maior, um dedicado comigo com essa especificação com 2TB de HD SAS raid 10 tinha um custo de 1.500 reais mensais e operava no com uma margem bem pequena, enquanto outras empresas conseguiam fazer esse mesmo equipamento á 900 reais mensais. e utilizar essa máquina apenas para hospedagem de sites não compensa pelo custo que você vai ter , lógico se for uma estrutura pequena e bem estruturada. Agora hospedar algum serviço específico e rentável e também junto a ele fornecer a hospedagem em estrutura própria, ou algo totalmente diferenciado eu apoio com certeza. Não sei como está a Área hoje em dia, mais é muito gratificante trabalhar nela, porem com certeza e bem mais rentável alugar um dedicado ou um cloud Brasil, e fornecer esses serviços. Esse foi meu ponto de vista, apenas dei uma opinião para tentar contribuir com a comunidade, abraços e boa sorte. 0 Citar CWG PORTUGAL - Soluções em Tecnologia, Big Data e Cibersegurança. | PORTUGAL DOLUTECH - Conheça nosso Blog de Tecnologia, adquira mais conhecimento de forma Gratuita. CENTRAL MMORPG - Um blog do Grupo Dolutech voltado a jogos Online e muito mais. Cloud Computing Gerenciado / Hospedagem Wordpress / Servidores Dedicados / Cibersegurança / Gestão de Contratos Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leandrofiore Postado Fevereiro 21, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2018 @Leonardo Getulio, uma perguntinha meio off-topic. Que software vocês estão usando para análise preditiva de custos? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Getulio Postado Fevereiro 21, 2018 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2018 9 horas atrás, leandrofiore disse: @Leonardo Getulio, uma perguntinha meio off-topic. Que software vocês estão usando para análise preditiva de custos? Utilizamos o velho "papel e caneta" (excel). Quanto aos demais quero agradecer por compartilhar o conhecimento e experiência, creio que já é o suficiente pra gente fazer a análise, o maior gasto que vamos ter vai ser de mão de obra, já que o equipamento vai estar todo aqui disponível, ou seja, vamos usar hardware, link, estrutura e etc que já temos disponível e sobrando recursos para aumentar a rentabilidade do negócio já existente de ISP. Também será bacana ter mais uma opção em hospedagem brasileira, já que a maioria usa rota internacional, aqui usamos por exemplo hostgator hospedado nos EUA, a latência é enorme, cerca de 200ms. Gratíssimo a todos, forte abraço e boas vendas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leandrofiore Postado Fevereiro 21, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2018 3 horas atrás, Leonardo Getulio disse: Utilizamos o velho "papel e caneta" (excel). @Leonardo Getulio, Excel é péssimo para isso. Dá uma olhada nesse E-book (http://landingpages.myabcm.com/ebook-guia-do-exterminador-de-planilhas-de-excel). Se você precisar, posso te ajudar nessa análise de custos. Abração e sucesso. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucasMoraes Postado Fevereiro 21, 2018 Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2018 7 horas atrás, Leonardo Getulio disse: Utilizamos o velho "papel e caneta" (excel). Quanto aos demais quero agradecer por compartilhar o conhecimento e experiência, creio que já é o suficiente pra gente fazer a análise, o maior gasto que vamos ter vai ser de mão de obra, já que o equipamento vai estar todo aqui disponível, ou seja, vamos usar hardware, link, estrutura e etc que já temos disponível e sobrando recursos para aumentar a rentabilidade do negócio já existente de ISP. Também será bacana ter mais uma opção em hospedagem brasileira, já que a maioria usa rota internacional, aqui usamos por exemplo hostgator hospedado nos EUA, a latência é enorme, cerca de 200ms. Gratíssimo a todos, forte abraço e boas vendas. Bom analisando assim que já tem esse Custo com ou sem o servidor para Hospedagem tudo que entrar realmente é lucro. 0 Citar CWG PORTUGAL - Soluções em Tecnologia, Big Data e Cibersegurança. | PORTUGAL DOLUTECH - Conheça nosso Blog de Tecnologia, adquira mais conhecimento de forma Gratuita. CENTRAL MMORPG - Um blog do Grupo Dolutech voltado a jogos Online e muito mais. Cloud Computing Gerenciado / Hospedagem Wordpress / Servidores Dedicados / Cibersegurança / Gestão de Contratos Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.