Jump to content

Transformar ip dedicado em ip compartilhado

Recommended Posts

Guest felinto
Posted

Solicitei um IP dedicado por parte do meu DC. Nesta primeira etapa eles fizeram a instalação e configuração para mim.

Porém percebi que não posso utilizar este "IP dedicado" em outros sites meu. Pois o próprio cPanel me impede que eu faça isso...

Eu pensei que IP dedicado era só o nome mesmo, não pensei que ele era DEDICADO à apenas uma conta, hahaha!

Então, como eu posso fazer o cPanel ignorar esta configuração e transformar este IP dedicado em IP compartilhado ?

Guest felinto
Posted

[Atualização]

Tenho acesso ROOT ao servidor e não tenho REVENDORES pela qual quero atribuir um IP à eles, como eu li em alguns casos que vi no fórum cPanel. Encontrei esta solução no cPanel:

https://forums.cpanel.net/threads/changing-dedicated-ip-to-shared-ip.112669/

Para mim parece perfeitamente válida, porém tenho algumas dúvidas:

1) Ao trocar o endereço de IP os certificados SSL via Let's Encrypt devem parar de funcionar. É só gerar outro via cPanel, sem problemas certo ?

2) Em relação aos nameservers, é necessário fazer alguma mudança ? Utilizo os seguinte nameservers atualmente:

ns1.minhahospedagem.com >>> Endereço IP 1

ns2.minhahospedagem.com >>> Endereço IP 2

No caso, este IP dedicado que quero transformar em IP compartilhado... ele já é outro, poderia chamar de Endereço IP 3. Então depois que efetuar a mudança posso mudar no meu DNS o Endereço de IP 1 pelo 3, aí só alegria, certo ? =)

Caso tenha qualquer outro problema que não percebi, pode falar, obrigado.

Posted

As pessoas usam certas nomenclaturas e fazem uma "bagunça"... dedicado, reservado, exclusivo blá blá blá...

Se você tem um 1 servidor e solicita ao seu fornecedor outros 100, eles são "dedicados, reservados..." ao servidor, e você faz deles o que quiser; vincula a uma conta (dedicado) ou a quantas quiser. Se o IP hoje está sendo usado por um site, nada impede que ele possa ser usado por outros ao mesmo tempo. Basta ir na lista de contas, selecionar a que deseja, alterar o ip e reiniciar o apache (as vezes pode precisa recompilar os vhosts, se usar nginx etc...).

Se fizer o que está nesse link, vai estar alterando o IP principal do servidor(as vezes invalida a licença do cpanel).

1- Sim

2- O DNS tem que apontar para o IP correspondente, se mudar o IP tem que ajustar.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.