Jump to content

CDN vs. Cloud no Brasil

Recommended Posts

Posted

Olá,

Tenho um site que está rodando uma instalação do Wordpress com um considerável número de acessos e gostaria de otimiza-lo com uma CDN. As opções que encontrei foi o Google Cloud e a Amazon S3. Porém ambas são caras se considerar a quantidade de requests feita ao total de um mês. Com uma VPS Cloud no Brasil não teria isso e eu poderia servir todos os arquivos através dela. Como seriam apenas arquivos estáticos não vou precisar me preocupar com CPU & memória, apenas com espaço em disco e largura de banda.

Nesse caso específico faz sentido contratar uma VPS Cloud no Brasil ? E se faz quais opções vocês me recomendam levando em consideração bom espaço em disco e largura de banda (SSD se disponível). Ou então CDN seria melhor no meu caso ?

Valeu!

• Administration
Posted

Se vc tá achando Amazon S3 caro, acho bom ir se preparando pro resto.

Eu usava MaxCDN e é excelente para WordPress. Amazon S3 é a melhor relação custo/benefício do mercado - pelo menos da última vez que fiz o cálculo.

Hoje em dia uso apenas o Cloudflare e não vejo diferença em performance pq o servidor é muito bom.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Posted

Ninguém pode comentar se utilizar um Cloud no Brasil com baixa latência é uma opção ?

Posted

Eu falo para servidor arquivos estáticos como ficheiros JPG, PDF, CSS e etc.

Gocache é uma opção sim @AngelCosta mas dentre as opções pelo que vi a KeyCDN tem o custo-benefício melhor.

Posted
2 horas atrás, felinto disse:

Ninguém pode comentar se utilizar um Cloud no Brasil com baixa latência é uma opção ?

Se for apenas para serviço nacional no Brasil um cloud ou vps com boa latência já lhe atenderá, mas para ambas as partes do mundo só cdn mesmo.

Posted

Tá ok então... valeu.

E sim, é apenas com foco no Brasil.