Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É realmente necessário ter 2 ips pra configurar nameservers?


Visitante

Posts Recomendados

2 hours ago, lricardo87 said:

Olá pessoal, vi vários lugares recomendando dois IPs pra configurar nameserver, o que pode ocorrer se eu não usar 2 IPs? Preciso mesmo ter 2 IPs no meu VPS?

O que precisa de verdade é ter 2 servidores. 2 IPs é apenas um jeito de enganar testes que tentam identificar se você tem 2 servidores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da função que você vai usar, pode usar apenas 1 IP para dois nameservers (ou mais), mas é como citado acima, o correto (e recomendadíssimo) é você ter dois ou mais servidores distintos, de preferência em datacenters distintos também.

Ao usar apenas 1 servidor, você já corre o risco dele parar e tudo o que estiver atrelado a ele parar também. Além de poder ser um problemas grave, você precisará de tempo para resolver, e os serviços que dependem dele as vezes não podem esperar, com mais servidores você tem mais estabilidade caso algum pare de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi... o certo é dois servidores um pra usar no ns1 e outro pra usar no ns2 mas pra simplificar tudo isso e não ter que alugar 2 servidores é só usar 2 IPs!!

Então eu posso usar 1 IP apenas,  mas nos lugares que exigem 2 nameservers como que faço se eu tiver 1 IP apenas, por ex: posso colocar ns1 e ns2 com com o mesmo IP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, lricardo87 disse:

Acho que entendi... o certo é dois servidores um pra usar no ns1 e outro pra usar no ns2 mas pra simplificar tudo isso e não ter que alugar 2 servidores é só usar 2 IPs!!

Então eu posso usar 1 IP apenas,  mas nos lugares que exigem 2 nameservers como que faço se eu tiver 1 IP apenas, por ex: posso colocar ns1 e ns2 com com o mesmo IP?

Sim. Pode usar o mesmo para os dois NS. Apenas não sei te confirmar se o registro.br irá aceitar, acredito que não, mas demais domínios vão aceitar normalmente.

E quando você puder, adicione mais um IP, melhor se usar mais servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, lricardo87 disse:

Acho que entendi... o certo é dois servidores um pra usar no ns1 e outro pra usar no ns2 mas pra simplificar tudo isso e não ter que alugar 2 servidores é só usar 2 IPs!!

Acho que você querendo simplificar vai acabar complicando assim...

Ter dois servidores distintos de DNS é para você garantir um mínimo de disponibilidade, se seu DNS único deixar de conseguir se comunicar, por exemplo com o registro.BR, seus domínios desaparecem da Internet... (exemplo para domínios nacionais)

Você pode contratar servidor secundário baratinho (as menores VPS oferecidas) ou utilizar serviços especializados em DNS, alguns gratuitos para determinado limite de uso. Pesquisa aqui no fórum que há indicações para ambos.

 

Citar

Então eu posso usar 1 IP apenas,  mas nos lugares que exigem 2 nameservers como que faço se eu tiver 1 IP apenas, por ex: posso colocar ns1 e ns2 com com o mesmo IP?

Provavelmente terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, lricardo87 said:

Acho que entendi... o certo é dois servidores um pra usar no ns1 e outro pra usar no ns2 mas pra simplificar tudo isso e não ter que alugar 2 servidores é só usar 2 IPs!!

Então eu posso usar 1 IP apenas,  mas nos lugares que exigem 2 nameservers como que faço se eu tiver 1 IP apenas, por ex: posso colocar ns1 e ns2 com com o mesmo IP?

Simplificar tudo isso e colocar o seu serviço como não obediente às RFCs... não aconselho. 
Você não precisa de dois servidores, há diversos serviços de DNS secundário gratuito no mercado, que darão a resiliência necessária sem custo adicional. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?