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Jorge Marcelino

Liberar fullbackup

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Olá Pessoal, tudo bem? Estamos analisando aqui alguns usuários principalmente de revenda que acabam fazendo fullbackup em horário comercial, com isso ocorre uma alta no load do servidor, pensamos já há algum tempo limitar em horário específico ex: das 23:00 ás 06:00 liberado o fullbackup.

Como vocês hoje estão trabalhando neste quesito? Como está a experiência de vocês? Por mais que tenha recursos sempre sobrando, isso acaba de certa forma "abusando" dos servidor. 


 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites, Revendas, Streaming, VPS SSD e Gerenciamento avançado!

 Revenda de hospedagem SSD - 50% de desconto LiteSpeed, Proteção DDoS, Anti-SPAM - 100% Uptime ( cód: PDH )

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Em servidores SSD é difícil dar este problema, até mesmo pode limitar a camada do gzip pra n sobrecarregar muito, mas o ideal é liberar as 22 até as 8 fora desses horários, não. Limitando o gzip o processo do backup pode demorar muito, não recomendo a n ser que deseja deixar liberado.


Ferenz Networks - Data Center no Brasil, VPS, Dedicados e Colocation, estrutura própria em Santa Catarina.

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Atualmente eu deixo liberado das 23:00 as 06:00. Tive que tomar essa atitude devido as ações de uma antigo cliente, não pelo fato de gerar load alto mas pela forma como o cliente atuava. O que acontecia é que o cara trabalhava desenvolvendo sites dos clientes dele, e ao invés de fazer isso localmente ele fazia com o site online, e por isso ele gerava vários fullbackup durante o dia, mas o grande problema é que pedia várias vezes ao dia para restaurar esses backup(devido ao erros e testes de desenvolvimento dele), e causava maior transtorno, sem falar que era daqueles clientes que acham que você está lá exclusivamente para atender a ele, ou seja, queria tudo na hora.

Um certo dia ele solicitou restauração 5 vezes, a partir dai eu resolvi dar um bata e habilitar/desabilitar o fullbackup. Só que isso não é garantia total, pois tem como gerar backup acessando pelo link.

Mas de toda a forma o melhor é mesmo liberar em determinado horário e informar nos termos de uso. Tem clientes que vão vir com aquela conversa de que você impede backup, mas como todos sabemos isso não é um impedimento de realização de backup, já que o cliente tem acesso ao cpanel e pode copiar seus arquivos, base dedos e tudo mais via ftp, web etc.


Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

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No momento em que escrevo esse post, não bloqueamos a ferramenta de backup para ser usado em horário especifico.

Mas quando identificamos abuso, matamos o processo (dependendo da situação do servidor), e enviamos um comunicado ao cliente orientando sobre o uso e horário apropriado (geralmente orientamos o uso após as 19h)

Mas geralmente identificamos abuso quando a conta do cliente consome bastante espaço em disco e ele quer realizar o backup durante o dia.

Exemplo de bastante espaço em disco:

Arquivos do site, menos de 2GB

Varios backups realizados: cerca de 26GB

Lixeira com varios backups deletados e descompactados via gerenciador de arquivos: cerca de 40GB

Conclusão, o cliente estava consumindo quase 70GB (sem necessidade) e queria fazer um novo backup em horario comercial hehehehe

Contas pequenas, acredito que seja irrelevante o uso (desde que não tenha uso constante como o colega comentou acima)


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5 horas atrás, Fernando Ferenz disse:

Em servidores SSD é difícil dar este problema, até mesmo pode limitar a camada do gzip pra n sobrecarregar muito, mas o ideal é liberar as 22 até as 8 fora desses horários, não. Limitando o gzip o processo do backup pode demorar muito, não recomendo a n ser que deseja deixar liberado.

Amigo, aqui todos os servidores são com discos SSD Samsung 850 Pro. A questão não é essa! Tem clientes com contas acima de 10, 20 GB fazendo backup em horário comercial, até o momento não bloqueávamos mas acaba tendo uma carga elevada desnecessariamente. 

Nós sabemos como é que funciona os limites de gzip, pigs, kilobyte... E essa não foi a pergunta que fiz, o que preciso saber é como estão liberando fullbackups para os clientes, se deixa livre 24 horas ou determina um certo horário para isso como a maioria trabalha, de qual forma?. (Que penso eu que seja melhor limitar o horário).

@RevendaHost Obrigado pelo seu testemunho, realmente tem clientes que abusam dos recursos. Aí fica difícil!

@chuvadenovembro Ótima dica, mas não fica complicado monitorar quando se tem vários servidores?


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45 minutos atrás, Andre Soares disse:

Opinião de um cliente seu, deixa liberado nos finais de semana pra gente 24h e por mim esse horário durante a semana é tranquilo.

Deixamos liberado, havia alguns clientes fazendo "abuso" mas foram notificados e resolvido 

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Aqui não disponibilizamos full backup em alguns servidores problemáticos. Em alguns servidores tivemos problemas com uso desnecessário e bloqueamos, em outros, nunca tivemos problemas e deixamos liberado após as 22:00. Mas tudo depende dos clientes, não temos um padrão para tudo. No caso do servidor bloqueado e o cliente solicitar um backup, nós mesmos fazemos para ele, mas não liberamos igual.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Tentado ajudar da melhor maneira possível 🙂 Impreza Host - Líder em hospedagem Tor | DCs em Dallas, Provo, Chicago, UK, Romênia, Finlândia e Islândia.

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@Jorge Marcelino Então, no inicio, que adotamos essa postura, foi meio chato, porque enviamos notificações para varias atividades:

abuso de backup

abuso de recursos

ataque no wordpress

ataque no joomla

exploração de arquivos

Depois, isso passou a fazer parte da rotina, notificamos duas vezes e na terceira (terceiro dia por exemplo), suspendemos, em alguns casos com lock, em alguns casos suspendemos de cara, quando o consumo é exagerado e se o problema é recorrente, o cliente acaba saindo, e consequentemente o servidor vai ficando com clientes mais tranquilos, quando esse servidor fica cheio e de clientes antigos, raramente da algum problema e quando tem, resolver é muito mais fácil que um servidor de alta rotatividade...

Enviar essas notificações faz parte da rotina, não vou dizer que é a melhor coisa do mundo, mas ainda acho mais interessante fazer isso que é um trabalho relativamente preventivo, do que ter que restaurar revendas inteiras porque o wp ou joomla da revenda foi explorado, era site principal da revenda onde o defacer removeu todas as contas por exemplo hehehe

O outro ponto, é que na maior parte do tempo, o servidor fica bastante estável, e consequentemente são poucos os problemas que precisamos resolver, então eu acho que trabalhamos mais notificando os clientes, mas precisamos resolver poucos problemas devido essas notificações...

 


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