Marco Antonio Postado Março 3, 2011 Compartilhar Postado Março 3, 2011 Realmente, querer começar sem um capitald e giro é dar tiro no pé. O mínimo de caixa necessário para começar do 0 é 500 reais. Se não houver isso.. é mais um tiro no escuro... Concordo plenamente com Joao Paulo, o melhor exemplo disso, é aqui mesmo no forum alguns usuarios começam lanzam aquelas promoçoes Mirabolantes, de cair os olhos, e depois de meses, estaoa qui querendo vender seus clientes e ou simplesmentes fecham e bem clientes reclamando que x empresa sumiou.. Hoje em dia o mercado mudou de mais e continua mudando, iniciar uma empresa sem suporte financeiro, so para ver o que vai dar, realmente é dificil... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivan junior Postado Março 9, 2011 Compartilhar Postado Março 9, 2011 Eu não ariscaria começar uma empresa com 500 reais. Creio que para erguer uma empresa de qualidade, você precisaria de no minimo um capital para se manter e desenvolver por cerca de 6 meses. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
nando Postado Março 10, 2011 Compartilhar Postado Março 10, 2011 acho que vai de kd um mesmo... Realmente é bom ter um valor para investir mais si nao tiver da para começar e correr o risco... mesmo por que nao o investimento que vai vc sim dar bem.. vc pode começar com 10mil.. e nao dar em nada e pode fazer como cara ai do tópico que começo com 80 reais e deu certo...! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivan junior Postado Março 28, 2011 Compartilhar Postado Março 28, 2011 @i5host Isso se chama, competencia e preparação. Dinheiro não trabalha sozinho, você está correto. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Cresci Postado Março 28, 2011 Compartilhar Postado Março 28, 2011 Fiz como o Jordan. Comecei do nada, com uma revenda da PlugHost em 2009, não tinha nem dinheiro pra pagar a própria revenda. Agora possuo servidores Cloud E VPSs no Brasil, cnpj, endereço físico, um funcionário para o financeiro, comecei a investir em marketing e outros. E pretendo investir mais. E tudo sem tirar um centavo do bolso, somente com a renda da empresa. Acho que vai de pessoa a pessoa, se quiser consegue, mas não pode desistir na primeira barreira ou no primeiro p@u no HD do servidor. Eu acho que hoje em dia muito dificilmente alguem consegue começar do zero total e ter sucesso em um ou dois anos. O mercado mudou MUITO e continua mudando constantemente, hospedagem de sites puro e simples não dá dinheiro, apenas as vezes rende uma boa esmola. Concordo com o João é um tiro no escuro, ainda hoje em dia. A 5 ou 8 anos atrás era outra história. MInha doce Chris, realmente tens razão! Quanto a sua pergunta do tópico, na minha opnião como o retorno do investimento(ROI) pode ser demorado (mais de 20 meses para quem se dedicar somente a hosting) então é inviável um empréstimo devido aos juros exorbitantes que são cobrados aí no micro-crédito(em média 4,5 a.m). Note que estou falando aqui de empréstimos entre 2 a 5 mil reais. Logo, é melhor começar com uns trocadinhos básicos aí e não correr esse risco dos lucros servirem única e exclusivamente para cobrir os juros. Aí acho que minha resposta do paragráfo anterior já responde sua segunda pergunta :D Eu comecei meus negocios hospedando 1 site de um cliente de uma empresa que era cliente da empresa onde eu tinha acabado de sair. Não "roubei" o cliente porque esse não era o foco da empresa onde eu trabalhava, eles hospedavam o site só como serviço "adicional". Depois fui crescendo, nunca tive conta de "revenda" de hospedagem compartilhada em si, sempre foram contas individuais. Em pouco tempo (menos de 1 ano meses) já estava com o primeiro dedicado, onde obviamente tomei a volta do datacenter (que usava licenças piratas de uma pá de coisa). Depois fui migrando de oferta em oferta "mirabolante", passei por um servidor que tinha problemas de aquecimento porque o shopping onde ficava o server room do datacenter desligava o ar condicionado à noite e a máquina superaquecia (era na Cyberweb, que foi a semente da atual KingHost que hoje em dia é uma empresa de maior porte e sem estas maluquices). Meu nicho inicialmente era sites de alguns clientes pessoais de outras coisas, e depois passei a especializar em hospedagem de ColdFusion, que era rara no Brasil apesar do número de programadores só aumentar naquela época (porque era ridículo e mais fácil que ASP e dava menos ***). Em 2001/2002 comecei a usar o WHT US, e conheci várias pessoas do mercado e tendências por lá. Descobri a The Planet, melhor que a RackShack (que depois virou EV1 e depois se vendeu para a The Planet que depois se vendeu para a Softlayer), mas a renda ainda não dava para pegar um servidor lá sem matar meu orçamento. Fiz então sociedade com uma empresa indiana, para ter menos dor de cabeça no suporte (eles ficavam no ar no horário em que eu estava dormindo e vice-versa), ia tudo muito bem, até que no começo de 2004 o meu sócio tomou uma multinha lá da autoridade financeira da Índia porque estava enviando dinheiro demais pra fora, e queriam cobrar imposto dele em cima disso (na Índia tem excise tax, que é uma mistura de IPI, quanto de imposto para vendas para fora do seu estado, e serve como barreira para limitar que o comércio fique sempre local - não é imposto de exportação, porque é cobrado também dentro do país para quando você vende para fora do seu próprio estado). Assim ele resolveu partir vias, e eu fiquei sem a infraestrutura adequada. Foi aí que, recém-independente (a maioridade financeira naquela época era 21 anos, a lei mudou no ano em que eu fiz 21), fiz a besteira de pegar empréstimo no banco para montar a própria estrutura. Ia tudo muito bem, dava para pagar as contas e as parcelas do empréstimo, até que em 2004/2005 um moleque de 14 anos lá de Goiás me deu um golpe com cartão falso, endereço falso, telefone falso (nem lembro os detalhes, pq ele tinha forjado tb a confirmacao de pagamento, precisava do servidor pra ontem etc) e me fez gastar US$ 600 (US$ 299 mais o setup) na Rackshack para pegar o servidor para ele. Como eu já não tinha mais emprego (estava dedicando à faculdade em horário integral e depois passei à empresa em horário integral + faculdade à noite, depois faculdade em horário integral de novo cuidando da empresa nos intervalos entre as aulas ou no wifi da sala de aula ou no 3G), foi uma facadinha que me fez perder todos os limites de crédito em bola de neve (todos renovavam ao mesmo tempo e com isso todos caíram e os saldos negativos nas contas - resquício do "pegar empréstimo para crescer a empresa" - viraram débito imediato a 13% ao mês), sujar meu nome em todos os organismos de proteção ao crédito, etc e tal. A vida começou a ser o inferno. Pegando umas consultorias à parte (visto que sou técnico do Icewarp/Merak Mail Server, e também era representante do HELM e da SmarterTools no Brasil), consegui reerguer em menos de 1 ano, e tentei fazer meu primeiro projeto de colocation em 2006 para um destes clientes de consultoria, no mesmo datacenter onde já tinha uns dedicados. Tava tudo dando certo, até que o cliente começou a crescer mais do que eu podia acompanhar com meu capital de investimento. Teve uma hora que eu não podia atender a ele com mais dedicados porque eu não tinha dinheiro pra comprar máquina. Resultado: na hora de renovar o contrato em fev/2007, ele não o fez. Tive de pôr as máquinas todas que já tinha à venda, e como vendi em lote fechado no ebay, o paypal marcou a transação como fraude (eram mais de US$ 7500) e arranjou um jeito de segurar a transação por 180 dias. Resultado, tive de pedir empréstimo familiar (a.k.a. o cartão de crédito do meu pai) para cobrir o rombo. No final dos 6 meses só os juros do cartão de crédito deram quase 100%, fazendo com que eu perdesse a grana toda praticamente por causa do Paypal/ebay. Aí consegui um datacenter que me vendia a banda ao mesmo preço que pagava no colocation, e com isso consegui pegar um cliente de alto uso de banda (nem era tanto, 200Mbps de média, tudo para streaming) que usava vários servidores e eu não precisava comprá-los. Tudo indo muito bem até que o ****-*****-sem-vergonha resolveu dar o calote, pediu 15 dias na renovação do 4o mês de serviço para o 5o (até então ele pagava direitinho e tinha clientes grandes, como rádios de primeira categoria do brasil inteiro), e ficou me devendo US$ 4500 pois migrou tudo para outro lugar (a FDC). Lá se foi a minha última prega. Não tinhamos contrato assinado, logo, foi com areia e vidro por minha própria idiotice. E lá vou eu dar mais consultorias IceWarp (que estavam bombando, graças a Deus), dar treinamentos, assumir suporte terceirizado deles, etc. O HELM já estava morrendo, a Smartertools resolvera aumentar as metas dos revendedores para níveis absurdos de se conseguir no Brasil, e com isso era só mesmo Merak. Para cobrir o rombo dos 4500 e dos juros eu pedi ao meu pai para parcelar a fatura do cartão e mais uma grana extra em CDC (cuja última prestação termina agora em dezembro), e por sorte ele não me assassinou e topou. ;) Aí no fim de 2008 me aparece a oportunidade de ouro, um cliente de streaming GRINGO (que costuma pagar em dia e nao fazer sacanagem) querendo 3Gbps de banda em 10 servidores, migrando de um datacenter que estava fechando as portas. Dessa vez fiz tudo certinho, assinou contrato com todas as clausulas possiveis e imaginaveis. Porém... o sujeito desistiu da mudança (depois de eu ter assinado contrato com o co-location e com a operadora) por causa de 1 dia no atraso da implementação. Até aí, para processá-lo, beleza porque isso estava especificado no contrato. Só que veio o detalhe: o advogado queria US$ 250/h e um depósito inicial mínimo de US$ 4000 só para pegar o caso. E obviamente eu não tinha esse dinheiro. Aí ferrou, mesmo com contrato, a grana não dava para processar ou cobrar o sujeito. Aí lá vou eu pra estaca zero de novo, tendo dessa vez que cumprir um contrato de colocation de 24 meses e mais 12 meses de 1Gbps de banda. Em menos de 6 meses consegui repassar o contrato de colocation, e vender o contrato de banda a preço de custo para um sujeito no prédio. Fiz um downsizing no meu espaço e utilização, e passei 2010 inteiro em viagens de ida e volta para apagar os incêndios que apareciam, ao mesmo tempo em que vinha procurar oportunidades locais em Miami para vender. Consegui uma meia dúzia de clientes e parceiros locais, e assim reduzi meus custos de mão-de-obra e consegui uns 2 investimentos (um com um sócio louco que queria 500% de retorno em 3 meses, e com isso pulou fora da sociedade em dezembro de 2010), e outro com meu atual sócio (que tem muito capital para investir). Note que desde dezembro de 1999 até julho de 2010 eu nunca tive sócio ou funcionário na minha empresa, o indiano era mais uma parceria e outsourcing entre duas empresas do que sociedade em si. Vamos ver no que vai dar isso... Mas nossas expectativas agora são maiores, porque tenho capital para crescer o suficiente sem esbarrar nas limitações de falta de hardware ou de um cliente te dando a facada, e não vou ter mais o problema recorrente de não ter hardware em estoque. Contei minha história pessoal justamente para resumir o aviso dado no tópico: NÃO COMECE SUA EMPRESA SEM CAPITAL DE GIRO E SEM CAPITAL DE EMERGÊNCIA CONTANDO COM O OVO NA CLOACA DA GALINHA. Vai ter uma hora que você invariavelmente vai dar de cara com a parede e quebrar o nariz ou mesmo a cabeça inteira. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Março 28, 2011 Compartilhar Postado Março 28, 2011 Nossa Rafael, muito interessante sua história! Boa sorte com seu novo sócio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helcio Postado Abril 1, 2011 Compartilhar Postado Abril 1, 2011 (editado) Já acompanho este forum há alguns mêses, antes até de me registrar aqui e gosto de ler os comentários dos amigos, suas vitórias, conquistas, prejusss...enfim... realmente cada um é que vai definir sua história de vida. Óbvio que se você não tem grana, nem deve pensar em alugar um Serv. Dedicado, mas pode com certeza alugar uma Revenda de Hospedagem e hospedar seus clientes...aqueles dos sites que você faz. Com isso vai ganhar hospedando e gerenciando estes sites e de boa mesmo que você só tenha 2 clientes você pagar até um VPS! Acredito que o mínimo a ser cobrado por mês para gerenciar um site que você criou seja R$50,00 fora a hospedagem mensal, então 2 clientes já pagam sem dúvida seu VPS. De fato não conte em ficar rico começando do zero. Mas se você for como eu ou alguns dos membros daqui que de fato começaram com a grana de comprar um ingresso de cinema em dia de promoção, sem conhecimento algum e hoje tem algo a oferecer para seus clientes, posso dizer: SIGA EM FRENTE!!! Como diz minha assinatura, meu site está eternamente em construção, mas mesmo assim meu WHMCS foi comprado com grana exclusiva deste negócio que praticamente nem comecei. Más como??? Criando e hospedando sites! Editado Abril 1, 2011 por DinhoSV Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Abril 2, 2011 Compartilhar Postado Abril 2, 2011 Bem vindo DinhoVS e obrigado por seus comentários e conselhos. Abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
henrique Postado Abril 3, 2011 Compartilhar Postado Abril 3, 2011 Ainda me lembro de um sistema que desenvoldi para meu tio, que consistia num site escrito em PHP onde ele cadastrava os clientes, buscava, editava, excluia. De início não cobrei nada (pois era somente para meus conhecimentos). Porém depois ele precisou enviar e-mail promocionais, dai contratei uma revenda e começei a mandar boletos para ele. Resumindo: somente ele já paga a minha revenda toda e sobra um pouco. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados