Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Serverload alto com uso de cpu e memoria baixo qse 0


Posts Recomendados

Pessoal, estou com um problema em um de meus servidores que está me incomodando a alguns dias.

Não consigo achar a causa do problema.
Uso um servidor dedicado para hospedagem compartilhada com varnish+nginx.
Tudo estava perfeito, mas essa semana começou esse problema.

O serverload fica super alto (15~30), mas o uso de CPU e memoria fica baixo, qse não usa CPU.

Já verifiquei se está sendo foco de ataque DDoS e não é.
Verifiquei se alguém está usando o servidor para fazer spam e também não é.
Não ta recebendo uma cara de visitas enorme para gerar isso (até por tenho cloudlinux no server ).

Não sei mais o que fazer, não consigo identificar a causa do problema, alguem já passou por isso ou tem alguma dica para me dar?
Será que os HD's do servidor estão pifando?

OBS: Pode ser coincidência ou não, mas isso começou a acontecer depois de ter atualizado o plugin do varnish/nginx embora não faça sentido, bem sei la. Me ajudem ai rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, EvertonMorais disse:

Pessoal, estou com um problema em um de meus servidores que está me incomodando a alguns dias.

Não consigo achar a causa do problema.
Uso um servidor dedicado para hospedagem compartilhada com varnish+nginx.
Tudo estava perfeito, mas essa semana começou esse problema.

O serverload fica super alto (15~30), mas o uso de CPU e memoria fica baixo, qse não usa CPU.

Já verifiquei se está sendo foco de ataque DDoS e não é.
Verifiquei se alguém está usando o servidor para fazer spam e também não é.
Não ta recebendo uma cara de visitas enorme para gerar isso (até por tenho cloudlinux no server ).

Não sei mais o que fazer, não consigo identificar a causa do problema, alguem já passou por isso ou tem alguma dica para me dar?
Será que os HD's do servidor estão pifando?

OBS: Pode ser coincidência ou não, mas isso começou a acontecer depois de ter atualizado o plugin do varnish/nginx embora não faça sentido, bem sei la. Me ajudem ai rsrs

Qual plugin você usa para varnish/nginx?

Hospedagem, Revendas, Servidores VPS - [Adven Host]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, BSHosting disse:

Já tentou desinstalar eles para teste?

Sim, sem o varnish o server load vai pras alturas, o varnish que ta segurando.

Tpo, eu reinicio o servidor e fica legal, estabilizado entre 2~4, depois de umas 3 horas começa a ficar alto de novo.

O que não intendo é o fator do server load ficar alto pra caramba, e o uso de memoria e cpu super baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, hospedahost disse:

Suspeito dos HD's ou até mesmo com essas atualizações do cPanel algum bug, já ocorreu comigo depois de uma atualização cPanel o Cloudlinux bugo e deixo o servidor totalmente instável.

Pois é também to suspeitando dos HDS, entrei em contato com a OVH eles me disseram para colocar o servidor em modo rescue e verificar pela ferramenta se os hds estão com algum problema, vo tentar nessa madrugada pois é um servidor que está cheio de clientes ativos.

8 minutos atrás, brunowebmaster disse:

Você tem o whmsonic instalado? Ás vezes pode ser ele.

Já sofri muito com ele. Mas, fuçando muito, conseguir resolver.

Não, uso esse server só para hospedagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

# vmstat 5 7
procs -----------memory---------- ---swap-- -----io---- --system-- -----cpu-----
 r  b   swpd   free   buff  cache   si   so    bi    bo   in   cs us sy id wa st
 0  4      0 34800324 10571120 12953204    0    0    82   217  141   35  3  1 84 13  0	
 0  6      0 34797812 10571136 12953424    0    0     3   997 12730 1098  0  0 84 16  0	
 0  5      0 34800696 10571136 12953624    0    0    37  2068 12901 3486  0  0 86 13  0	
 0  1      0 35287372 10571160 12958440    0    0   869  3426 13374 6359  9  1 77 12  0	
 1  1      0 35250516 10571172 12958824    0    0   157   830 12866 3623  4  1 85 11  0	
 0  1      0 35386532 10571188 12960892    0    0   336  3146 12920 4425  2  0 90  8  0	
 4  0      0 35444208 10571360 12974988    0    0   751  1919 13013 5292  4  1 86  9  0	

htop: htop.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, brunowebmaster disse:

Ouxe! Ta bugado isso.

Você tem apenas 1GB de swap, mas lá diz que voce nao usa nenhum swap.

Faz o seguinte 


vi /etc/sysctl.conf

Adicione ou substitua esse campos
vm.swappiness=60
vm.vfs_cache_pressure=50

Adicione mais swap ao servidor


cd /
mkdir swap 
cd swap
dd if=/dev/zero of=/swap/swapfile bs=1024 count=500000
mkswap /swap/swapfile
swapon /swap/swapfile

O campo "500000" equivale a 500MB, aumente-o para +- 4GB = 4000000.
Seria melhor aumentar mais, mas vai depender do hd.
Se é um sata, é bom deixa-lo com nivel baixo, se for SSD, pode aumentar para um numero consideravel alto como 16GB.
Já que sua memoria Ram é de 64GB 

Reparei também, que o varnish esta tomando muita memoria, 13,1GB '-'.
Vendo só pelo top, mostra que o seu timeout esta a 800s. 
Isso é muito! Você deve reduzir isso, se você quer performance.

 

Já ia esquecendo, após fazer a alteração lá encima
 


cd /etc
vi fstab 
/swap/swapfile swap swap defaults 0 0

salva e dê um reboot

Você precisa configurar corretamente o varnish, ele esta pegando/querendo pegar muita memoria.

No arquivo /etc/sysctl.conf não havia as instruções que você passou, adicionei no arquivo. 
Aumentei o swap para 5GB, tentei seguir o que você mandou e não consegui, então fiz seguindo esse guia: https://cpaneltips.com/increase-swap-size-cpanel/

Reinicie o servidor, vamos ver. O problema começa a acomtecer depois de 3 ou 4 horas.
Notei que quando acontece do serverload aumentar assim o serviço mysql estava travado. reinicei o serviço ( demorou horrores para desligar o mysql, pra ligar novamente foi rapido ) e o serverload estabilizou... Será que tem relação com o problema?

5 minutos atrás, redenflu disse:

Já verificou se algum dos sites esta recebendo algum ataque DOS?

Se não e Ddos, os DOS também dão um certo trabalho, mas e simples também de resolver.

Verifiquei com os comandos:
#netstat -anp |grep 'tcp\|udp' | awk '{print $5}' | cut -d: -f1 | sort | uniq -c | sort -n
e

#netstat -anp | grep httpd
Não encontrei nada de anormal ou muito elevado.

As configurações do varnish utilizo as mesmas que uso em outro servidor, e no outro servidor não acontece esse tipo de problema. Mas segue uma print: http://prntscr.com/c8msz2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, brunowebmaster disse:

Juro por Deus que estava pensando no mysql na primeira vez que vi o seu tópico. Mas acabei distraindo e quando voltei, pensei em outra coisa.

Tente otimiza-lo usando o mysqltuner
http://mysqltuner.com/

Cara acho que foi sexta-feira que estava lendo a respeito do mysqltuner, mas eu acabei descartando ele como fonte de problema ( não me lembro pq ). Mas depois dessa que o serviço mysql estava travado também to achando que ta ai a causa.

Vou seguir o tutorial do joãopaulo 

E volto aqui pra dar um feedback pra vocês. Valeu pela ajuda de todos.

Acabei de reiniciar o servidor e to monitorando até agora está perfeito, entre 3~4 ( chegou a bater 1.5 ) o server load... Vou continuar monitorando.

A respeito do swap aumentei pra 5GB, mas estou verificando pelo htop e ele nunca é utilizado, isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?