Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Voce tem clientes no Nordeste? #ferrouNordeste


joaopaulo

Posts Recomendados

O Ceará, Bahia e Mato Grosso são os três Estados do Brasil que cobram ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em duplicidade, de compras feitas pela internet ou telemarketing. As empresas não estão gostando da atitude, reclamam da iniciativa e estão indo à Justiça para derrubar o que consideram uma dupla cobrança de tributo. As lojas Renner e o grupo B2W, responsável pelas Lojas Americanas, pelo Submarino e pelo Shoptime, conseguiram liminar para não pagar o imposto na Bahia. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que representa o setor, também foi à Justiça. O Piauí é o próximo Estado que começará a cobrança, a partir de abril. Outros Estados do Nordeste também pretendem adotar a medida. A iniciativa serve para evitar que apenas os Estados que têm centros de distribuição das lojas eletrônicas (normalmente São Paulo e Rio) arrecadem o imposto.

O Instituto dos Auditores Fiscais (IAF) da Bahia se posiciona contra a cobrança, que alega ser inconstitucional. O presidente da entidade, Helcônio Almeida, avalia que a medida caracteriza bitributação e propõe que os estados negociem entre si a divisão de um único ICMS cobrado do consumidor.

A Câmara também avalia que a negociação entre estados é a melhor solução. A entidade entrou, em setembro, com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça contra decisões semelhantes tomadas pelos governos do Ceará e de Mato Grosso."

Fontes:

http://www.politicahoje.com.br/conteudo.php?menu=artigo&prefixo=detalhe&id=23012

http://tecnoblog.net/55744/bahia-passa-a-cobrar-icms-em-dobro-para-compras-via-internet/

http://theusfalcao.com/pages/abaixo-assinado-contra-icms-na-bahia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução mais óbvia para esse problema seria a divisão do valor do imposto.

Uma alternativa seria as empresas construirem centros de distribuição nesses estados. E sempre tem municípios oferecendo grandes áreas para instalação de empresas, pela geração de empregos e renda que ela oferece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses governantes tem que tomar vergonha na cara e parar de explorar um povo já tão sofrido como é o nordestino.

Como funciona essa dupla tarifação?

Quem reside nesses estados na verdade pagará 2x: uma vez para o estado onde a empresa está situada (já incluso no valor do produto) e outra para o seu estado.

O pagamento pode ser feito junto com o do pedido ou a empresa que entregará o produto a você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses governantes tem que tomar vergonha na cara e parar de explorar um povo já tão sofrido como é o nordestino.

Como funciona essa dupla tarifação?

Quanto ao funcionamento, de uma lidinha nos links anexados.

Em relaçao aos governantes, isso é maluquice dos governadores nordestinos mesmo. Há algum tempo já que ao enviar mercadorias pelos correios para o Nordeste está dando problemas sem NF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Stonelayer

Porém acho que as empresas não vão querer abrir mais centros de distribuição, pois isso gera gastos com água, energia, funcionários, gerenciamento, combustível... Por isso geralmente elas escolhem estados estratégicos das regiões para alimenta-las. Aqui no NE geralmente Recife e Salvador são escolhidas. Muitos produtos que alimentam (não só com comida) as capitais vizinhas vem desses estados.

Por isso eles preferiram ir pelo caminho mais "fácil" para eles que seria jogar tudo nas costas de quem comprou. Então quer dizer que não podemos cobrar R$ 1 a mais por um boleto, mas os governos podem combrar ICMS duplo? Me poupe! Encontrem uma solução melhor, deem seus pulos! Só sei que de fato, apoio quem diz que isso é inconstitucional e que é bitributação. Aumentar salário de deputado todo mundo quer.

O pior é que quem começou essa história foi justamente um estado nordestino, a Bahia, que já acha pouco o preconceito com o NE e quer piorar as coisas. Frete para cá sempre é mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?