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Seria o Facebook um esquema de pirâmide?


Guest Stonelayer

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Guest Stonelayer

Mais um artigo estrangeiro traduzido em tempo real por mim (sim, eu traduzo sob demanda e publico logo em seguida). Este artigo vai de encontro a uma suspeita bem polêmica sobre o Facebook ser um esquema de pirâmide e fala se vale mesmo a pena anunciar na rede. Boa leitura!

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Citação do tradutor

Segundo a Wikipedia, o esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo “pirâmide” que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Charles Ponzi (ou Carlo Ponzi).

Início do texto

Agora que você sabe o que é um esquema Ponzi, contarei como e porque o Facebook utiliza desse esquema. O argumento é similar ao de como Paul Graham descreve o Yahoo como sendo um esquema Ponzi em 1998.

O Facebook ganha muito dinheiro. De fato, relatórios recentes dizem que o Facebook é muito lucrativo, o que impulsiona o respeito e o valor deles pelo mundo. Apesar disso, estes retornos, quando reais, não se sustentam. Eles existem e são mantidos da mesma maneira que o esquema Ponzi. Ou seja, o Facebook é um esquema de Pirâmide.

Você já pagou para anunciar no Facebook? Eu já. Conversei com diversas pessoas que fizeram o mesmo e descobrimos que gastamos centenas, milhares e alguns mais que isso para experimentar anunciar em algo tão inútil quanto os anúncios do Facebook. Ninguém olha para eles e muito menos clica neles. Falei com uma pessoa que estava tentando promover um livro. Quando ele fez as contas, descobriu que gastou mais de U$ 100 para vender um exemplar. Além disso, quanto mais você investe nos anúncios, mais as pessoas se acostumam com eles e os ignoram. Então, se você já tinha uma baixa taxa de cliques, elas devem cair ainda mais.

As pessoas acessam o Facebook para interagir com os amigos. Esta é a diferença fundamental com o Google. Quem vai ao Google está em busca algo que necessita e possivelmente procura por algo para comprar, o que na maior parte do tempo pode de fato ser solucionado pelo anúncio de alguma pessoa. Os anúncios do Facebook, por outro lado, irritam os usuários. Eles não trazem valor real e, portanto, nada de lucros.

Nota do tradutor: de fato, existem vários e vários complementos que bloqueiam anúncios do Facebook para todos os navegadores e eles são muito populares.

Mas então, como pode o Facebook ser tão rentável? Eles estão mentindo? Não. Eles estão crescendo e cada vez mais pessoas se cadastram na rede social, o que faz cada vez mais empresas e negócios ouçam sobre o número de usuários que usam o Facebook. Assim, isso faz parecer uma ótima oportunidade para anunciar. Programas de TV e filmes premiados são produzidos sobre o Facebook.

Por causa desse sucesso todo, um monte de pequenas, médias e grandes empresas individualmente e ao mesmo tempo testam os anúncios do Facebook. Eles gastam uma quantidade enorme de dinheiro e no fim da primeira tentativa eles só encontram péssimos retornos (ROI). Então eles aprimoram os anúncios e gastam mais dinheiro para tentar novamente. Nada melhora. Daí eles param e entendem que o Facebook é inútil. Quase todo mundo com quem falei e que realmente anunciaram sabem disso. Mas, nem todos pagaram pelos tais anúncios ainda. Porém existem diversos negócios descobrindo sobre o serviço do Facebook. E quanto mais o Facebook cresce, mais empresas dão seu dinheiro para experimentar uma falha predestinada.

Eventualmente, por um longo tempo, ainda que finito, as pessoas que experimentarão os anúncios do Facebook descobrirão como eles são inúteis. Após dez milhões de empresas investirem U$ 1.000 cada, o Facebook terá ganho U$ 10 bilhões em renda total. No fim, não existirão novos clientes e o caixa irá secar. Um produto inútil nunca se sustenta por muito tempo. Bem que eu queria encurtar esse tempo do Facebook.

Agora, ainda é possível que alguns negócios de nicho tenham encontrado uma utilidade limitada nos anúncios, como por exemplo a BustedTees e jogos sociais que tiveram um pouco de sorte. Tem-se notado que a maior parte dos anunciantes são trapaceiros (scam) e o restante não possui práticas respeitáveis na melhor das hipóteses. Além disso, Mark Zuckerberg pode ter tido um curto momento de brilhantismo e anunciou uma plataforma de anúncios revolucionária que de alguma forma realmente funciona em redes sociais. Mas acho que não. Eles não conseguiram fazer isso ainda. O que está claro é que de todos com quem falei que anunciaram no Facebook, uma opinião em comum é de que foi um gasto de dinheiro em vão.

O Facebook promete grandes retornos para quem gasta com seus anúncios, mas não há retorno algum na verdade. Apesar disso, seu valor continua a crescer porque eles podem usar esse dinheiro para aumentar sua base de usuários e afirmar que são rentáveis (nesse sentido, não há bem como dizer exatamente que é um esquema Ponzi, mas também não existe definição mais próxima). Pode ser que eles nem saibam que são um esquema de Pirâmide.

É isso mesmo. Eles talvez nem tenham idéia de que sua plataforma de anúncios é inútil pois eles sempre encontram novos clientes se cadastrando e desistindo da oferta de um poderoso viral da web 2.0 (the god of web 2.0 hype). Pode ser que eles (os anunciantes) estejam cegos, como eu era. Talvez eles (do Facebook) fiquem realmente surpresos quando a fonte de renda secar.

O mais provável é de que no final eles irão cobrar dos adolescentes para hospedar as fotos da festa do fim de semana. Claro que a próxima rede que vier para destronar o Facebook (assim como o Facebook superou o MySpace que tinha superado o Friendster) oferecerá os mesmos serviços e tomará conta do... "mercado". O ciclo se repete por ele mesmo.

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HPrLi.jpg

Titulo: Esquema de Pirâmide Ponzi

De cima para baixo:

  • Esquemas de pirâmide podem se tornar impossíveis de se sustentar, como pode ser visto abaixo.
  • Maior que a população dos Estados Unidos
  • Maior que a população do planeta Terra


    Na base da pirâmide

    • Esquerda: níveis
    • Direita: número de participantes

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    Então fica aí o aviso para quem deseja anunciar no Facebook. A moral da história é que nem sempre por ter muita gente olhando, todo mundo vai clicar. O Google tem sucesso pois atende a pessoas em busca da oferta anunciada, o que não acontece no Facebook. Por isso, a partir do texto, se tira que é melhor anunciar no Google do que no Facebook onde a maioria são jovens sem dinheiro e que não atendem ao seu público alvo.

    Mais uma prova de que números não são tudo. O importante é a qualidade.

    A fonte com o texto original fica aqui.

Edited by Stonelayer
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Desses esquemas de pirâmide eu entendo muito bem...

Mas nada a ver com o facebook, esquemas pnzi, pirâmide e um ou outro MMN/MML são coisas bem diferentes do que ocorre com o facebook, mas eu concordo em numero gênero e grau com a colocação dele sobre o sistema de publicidade do FB e do ROI dele (pelo menos em relação ao nosso mercado) - embora tenha tb seus defensores.

Detalhe, em me arrisco a dizer que melhor ainda que o Google é o Overture (yahoo).

Edited by DuranDuran
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