Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gerenciar DNS com serviço externo


Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

tenho uma dúvida sobre como gerenciar o DNS do meu domínio que utilizo tanto para hostname quanto para nameservers, sempre vejo o pessoal comentar sobre gerenciar externamento isso mas confesso que ainda tenho dúvidas.

 

Exemplo:

 

Tenho um servidor que utiliza o hostname: servidor1.meudominio.com e que tem os seguintes Name Servers: ns1.meudominio.com e ns2.meudominio.com

 

No painel desse meu dominio apenas aponto ele para os Name Servers que citei acima e tudo funciona.

 

 

Minha dúvida:

 

Caso eu queira criar novos hostnames para outros servidores sem ter que criar uma nova entrada A dentro do servidor como eu faria? Não quero correr o risco desse meu servidor cair e deixar todos os hostnames offline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá,

 

 Vc precisa de um servidor só para gerenciar DNS.

 

 Uma solução, aqui temos um domínio com gerenciamento de DNS, só usamos ele para FQDN e DNS.

 

 Vc também pode configurar o cloudflare, e gerenciar seus DNSs e FQDNs por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá,

 

 Vc precisa de um servidor só para gerenciar DNS.

 

 Uma solução, aqui temos um domínio com gerenciamento de DNS, só usamos ele para FQDN e DNS.

 

 Vc também pode configurar o cloudflare, e gerenciar seus DNSs e FQDNs por lá.

 

 

Nesse caso seria apenas criar uma entrada A para cada hostname?

 

Meu domínio não vai precisar de apontamento para meu próprio NS correto? Já que vou gerenciar o DNS através dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

 

quero contratar um gerenciamento de DNS junto ao meu domínio e fazer tudo por lá.

 

Para ser sincero não entendo o que é um FQDN :P, se conseguir explicar agradeço. (Gerencio o meu servidor a pouco tempo, mas estou me saindo razoável na tarefa.)

 

Para sermos mais práticos, digamos que hoje que tenho o hostname servidor01.meudominio.com e no painel do domínio tenho os seguintes NS cadastrados: ns1.meudominio.com e ns2.meudominio.com, até ai tudo funcionando e mil maravilhas.

 

Suponhamos que quero criar o hostname servidor02.meudominio.com, o que necessariamente precisaria fazer? Se fosse dentro do servidor bastaria fazer essa nova entrada A, mas digamos que quero fazer a partir do gerenciamento de DNS do domínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá,

 

 FQDN (em inglêsFully Qualified Domain Name) significa Domínio Completamente ExpressadoFQDN é o nome dado a computadores e domínios de redes em redes de computadores.

 
 Fully qualified domain name ou FQDN é o nome de domínio que especifica a posição do nó na hierarquia do Domain Name System (DNS). Um FQDN é estruturado da seguinte forma: "host.3rd-level-domain.2nd-level-domain.top-level-domain"
 
Exemplos
 
Nome do Computador: "foo"
Nome do domínio: "bar.com"
O FQDN será: "foo.bar.com"
 
(fonte Wikipédia)

 

 Ou seja, servidor01.meudominio.com é um FQDN, servidores de e-mail como Terra, Gmail, Hotmail e etc, só aceita e-mail se tiver um FQDN válido, (FQDN apontado para IP e IP apontado para FQDN)

 

Sobre o domínio, contrata um .com ou .net com gerenciamento de DNS, a maioria das empresas oferece isso de graça, pelo menos aqui é grátis e tem interface para administrar no painel do cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem até como colocar tudo em um domínio só, sem dores de cabeça. Mais prefiro colocar cada servidor em um domínio.

Domínio nem é tão caro assim

 

 

Honestamente é a melhor solução, pois se fizer apontamentos, de qualquer tipo, sempre o domínio ficará atrelado a aquele serviço e se ele por x motivo cair, seu servidor cai também, Já um domínio por servidor e um custo BAIXO, pago só uma vez por ano, alem de ser mas pratico ajuda a divulgar sua marca, alem de mostrar profissionalismo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honestamente é a melhor solução, pois se fizer apontamentos, de qualquer tipo, sempre o domínio ficará atrelado a aquele serviço e se ele por x motivo cair, seu servidor cai também, Já um domínio por servidor e um custo BAIXO, pago só uma vez por ano, alem de ser mas pratico ajuda a divulgar sua marca, alem de mostrar profissionalismo

 

 Não acho pratico, imagina gerenciar 200 servidores, 200 domínios para ficar monitorando a renovação sem contar o custo, vamos colocar 10 USD, em 200 servidores são 2 mil dólares.

 

 Já se vc pega um domínio com gerenciamento de DNS, é um único domínio para monitorar, vc registra por 2~3 anos é fica tranquilo, muito mais simples gerenciar as zonas DNS...

 

 Bom, mas cada macaco no seu galho, o que é bom pra mim não pode ser bom para os outros, aqui fazemos assim, todos FQDN e DNS são final .serversp.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Não acho pratico, imagina gerenciar 200 servidores, 200 domínios para ficar monitorando a renovação sem contar o custo, vamos colocar 10 USD, em 200 servidores são 2 mil dólares.

 

 Já se vc pega um domínio com gerenciamento de DNS, é um único domínio para monitorar, vc registra por 2~3 anos é fica tranquilo, muito mais simples gerenciar as zonas DNS...

 

 Bom, mas cada macaco no seu galho, o que é bom pra mim não pode ser bom para os outros, aqui fazemos assim, todos FQDN e DNS são final .serversp.net

 

 

Quando vc tem 50, 100 ou 200 servidores é uma questão,. pois vc cria uma estrutura especifica como um Cluster de DNS, mas para quem gerencia 1 a 5 ou mais e nao quer e ou nao tem como montar um cluster um dominio especificio sim é a melhor opção.

 

Aqui a ideia e ajudar ao Colega quem esta querendo gerenciar seu primeiro servidor e qual seria a melhor opção para ele 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?