Eduardo Sanches Postado Junho 30, 2014 Compartilhar Postado Junho 30, 2014 Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre como gerenciar o DNS do meu domínio que utilizo tanto para hostname quanto para nameservers, sempre vejo o pessoal comentar sobre gerenciar externamento isso mas confesso que ainda tenho dúvidas. Exemplo: Tenho um servidor que utiliza o hostname: servidor1.meudominio.com e que tem os seguintes Name Servers: ns1.meudominio.com e ns2.meudominio.com No painel desse meu dominio apenas aponto ele para os Name Servers que citei acima e tudo funciona. Minha dúvida: Caso eu queira criar novos hostnames para outros servidores sem ter que criar uma nova entrada A dentro do servidor como eu faria? Não quero correr o risco desse meu servidor cair e deixar todos os hostnames offline. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fegomes Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Olá, Vc precisa de um servidor só para gerenciar DNS. Uma solução, aqui temos um domínio com gerenciamento de DNS, só usamos ele para FQDN e DNS. Vc também pode configurar o cloudflare, e gerenciar seus DNSs e FQDNs por lá. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sanches Postado Julho 1, 2014 Autor Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Olá, Vc precisa de um servidor só para gerenciar DNS. Uma solução, aqui temos um domínio com gerenciamento de DNS, só usamos ele para FQDN e DNS. Vc também pode configurar o cloudflare, e gerenciar seus DNSs e FQDNs por lá. Nesse caso seria apenas criar uma entrada A para cada hostname? Meu domínio não vai precisar de apontamento para meu próprio NS correto? Já que vou gerenciar o DNS através dele? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fegomes Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Olá, Isso, uma entrada tipo A para cada DNS e FQDN. Você vai gerenciador os DNS e FQDN pelo seu servidor de hospedagem? Se sim seu domínio vai ter que ter as entradas tbm no próprio servidor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sanches Postado Julho 1, 2014 Autor Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Então, quero contratar um gerenciamento de DNS junto ao meu domínio e fazer tudo por lá. Para ser sincero não entendo o que é um FQDN :P, se conseguir explicar agradeço. (Gerencio o meu servidor a pouco tempo, mas estou me saindo razoável na tarefa.) Para sermos mais práticos, digamos que hoje que tenho o hostname servidor01.meudominio.com e no painel do domínio tenho os seguintes NS cadastrados: ns1.meudominio.com e ns2.meudominio.com, até ai tudo funcionando e mil maravilhas. Suponhamos que quero criar o hostname servidor02.meudominio.com, o que necessariamente precisaria fazer? Se fosse dentro do servidor bastaria fazer essa nova entrada A, mas digamos que quero fazer a partir do gerenciamento de DNS do domínio. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fegomes Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Olá, FQDN (em inglês, Fully Qualified Domain Name) significa Domínio Completamente Expressado. FQDN é o nome dado a computadores e domínios de redes em redes de computadores. Fully qualified domain name ou FQDN é o nome de domínio que especifica a posição do nó na hierarquia do Domain Name System (DNS). Um FQDN é estruturado da seguinte forma: "host.3rd-level-domain.2nd-level-domain.top-level-domain" Exemplos Nome do Computador: "foo" Nome do domínio: "bar.com" O FQDN será: "foo.bar.com" (fonte Wikipédia) Ou seja, servidor01.meudominio.com é um FQDN, servidores de e-mail como Terra, Gmail, Hotmail e etc, só aceita e-mail se tiver um FQDN válido, (FQDN apontado para IP e IP apontado para FQDN) Sobre o domínio, contrata um .com ou .net com gerenciamento de DNS, a maioria das empresas oferece isso de graça, pelo menos aqui é grátis e tem interface para administrar no painel do cliente. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciana Mattos Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Tem até como colocar tudo em um domínio só, sem dores de cabeça. Mais prefiro colocar cada servidor em um domínio. Domínio nem é tão caro assim 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Antonio Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Tem até como colocar tudo em um domínio só, sem dores de cabeça. Mais prefiro colocar cada servidor em um domínio. Domínio nem é tão caro assim Honestamente é a melhor solução, pois se fizer apontamentos, de qualquer tipo, sempre o domínio ficará atrelado a aquele serviço e se ele por x motivo cair, seu servidor cai também, Já um domínio por servidor e um custo BAIXO, pago só uma vez por ano, alem de ser mas pratico ajuda a divulgar sua marca, alem de mostrar profissionalismo 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fegomes Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Honestamente é a melhor solução, pois se fizer apontamentos, de qualquer tipo, sempre o domínio ficará atrelado a aquele serviço e se ele por x motivo cair, seu servidor cai também, Já um domínio por servidor e um custo BAIXO, pago só uma vez por ano, alem de ser mas pratico ajuda a divulgar sua marca, alem de mostrar profissionalismo Não acho pratico, imagina gerenciar 200 servidores, 200 domínios para ficar monitorando a renovação sem contar o custo, vamos colocar 10 USD, em 200 servidores são 2 mil dólares. Já se vc pega um domínio com gerenciamento de DNS, é um único domínio para monitorar, vc registra por 2~3 anos é fica tranquilo, muito mais simples gerenciar as zonas DNS... Bom, mas cada macaco no seu galho, o que é bom pra mim não pode ser bom para os outros, aqui fazemos assim, todos FQDN e DNS são final .serversp.net 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Antonio Postado Julho 1, 2014 Compartilhar Postado Julho 1, 2014 Não acho pratico, imagina gerenciar 200 servidores, 200 domínios para ficar monitorando a renovação sem contar o custo, vamos colocar 10 USD, em 200 servidores são 2 mil dólares. Já se vc pega um domínio com gerenciamento de DNS, é um único domínio para monitorar, vc registra por 2~3 anos é fica tranquilo, muito mais simples gerenciar as zonas DNS... Bom, mas cada macaco no seu galho, o que é bom pra mim não pode ser bom para os outros, aqui fazemos assim, todos FQDN e DNS são final .serversp.net Quando vc tem 50, 100 ou 200 servidores é uma questão,. pois vc cria uma estrutura especifica como um Cluster de DNS, mas para quem gerencia 1 a 5 ou mais e nao quer e ou nao tem como montar um cluster um dominio especificio sim é a melhor opção. Aqui a ideia e ajudar ao Colega quem esta querendo gerenciar seu primeiro servidor e qual seria a melhor opção para ele 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.