HarlleyQuinn Postado Março 27, 2014 Compartilhar Postado Março 27, 2014 Oi gente! queria tirar umas dúvidas sobre montar um servidor dedicado "do zero". Tem um computador aqui "sobrando" e queria tentar com ele já que a configuração dele é "razoavelmente boa". Phenom X4 965 ( 4x3.8GHz) - 4GB de RAM - Video ATI RadeonHD 4650. Minhas dúvidas: 1º - O que eu preciso para iniciar um servidor dedicado? (Obs: Pretendo usar o CentOs atualizado. ) R: 2º - Sobre os DNS's. Minha grande dificuldade é entender essa parte... Se tenho uma NET de 100MB mas o ip é dinâmico, como resolver esse problema sem ficar dependente de sites como no-ip, etc... Pra mim é essencial usar meus próprios DNS's para uso no Registro.br e evitar o máximo de gambiarra pra não ter problemas maiores no futuro. R: Bom, alguém me dá uma luz ai por favor. Vou começar com pouquissimos sites, mas só vou colocalos no dedicado depois que ele estiver 100% ok. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Março 27, 2014 Compartilhar Postado Março 27, 2014 2º - Sobre os DNS's. Minha grande dificuldade é entender essa parte... Se tenho uma NET de 100MB mas o ip é dinâmico, como resolver esse problema sem ficar dependente de sites como no-ip, etc... Pra mim é essencial usar meus próprios DNS's para uso no Registro.br e evitar o máximo de gambiarra pra não ter problemas maiores no futuro. R: Bom, alguém me dá uma luz ai por favor. Vou começar com pouquissimos sites, mas só vou colocalos no dedicado depois que ele estiver 100% ok. Eu só vejo solução para a parte DNS deixando isso ou em dois VPS que você administre, ou contratando serviço de DNS como o DNS Simple (US$8 por mês para até 10 domínios), DNS Made Easy (US$30 por ano para até 10 domínios), Nettica (US$50 por ano para até 50 domínios). Se for VPS, algo como um Cpanel DNS-Only pode ser usado para sincronizar com sua base central; se for serviço, coloca os serviços puxando o domínio do seu servidor. Nos dois casos você ainda vai precisar do no-ip, mas para o cliente o no-ip não ficará visível, vai aparecer apenas os servidores de publicação. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
COSTA TI Postado Março 27, 2014 Compartilhar Postado Março 27, 2014 Oi gente! queria tirar umas dúvidas sobre montar um servidor dedicado "do zero". Tem um computador aqui "sobrando" e queria tentar com ele já que a configuração dele é "razoavelmente boa". Phenom X4 965 ( 4x3.8GHz) - 4GB de RAM - Video ATI RadeonHD 4650. Minhas dúvidas: 1º - O que eu preciso para iniciar um servidor dedicado? (Obs: Pretendo usar o CentOs atualizado. ) R: 2º - Sobre os DNS's. Minha grande dificuldade é entender essa parte... Se tenho uma NET de 100MB mas o ip é dinâmico, como resolver esse problema sem ficar dependente de sites como no-ip, etc... Pra mim é essencial usar meus próprios DNS's para uso no Registro.br e evitar o máximo de gambiarra pra não ter problemas maiores no futuro. R: Bom, alguém me dá uma luz ai por favor. Vou começar com pouquissimos sites, mas só vou colocalos no dedicado depois que ele estiver 100% ok. Bom, pelo que eu sei, desktop não foi feito para aguentar a carga de trabalho de um servidor, ficar 24x7 ligado.... Mas se vc quiser insistir na idéia, a primeira coisa a fazer é uma revisão completa no hardware, use fonte de potência real e qualidade garantida, teste as memórias, veja se a placa mãe está boa, sem capacitores estufados, o HD também merece uma atenção especia... faça um teste de establilidade de uns 4 dias ele rodando com programas pesados para ver se trava. Verifique a ventilação também, pois uma máquina que ficará 24x7 ligada esquenta, ainda mais phenon .... Dê uma atenção no hardware, pois é um grande causador de problemas.. Sobre o link, se for esse de 100Mbps, você está ciente que o UP, que será mais usado, é bem baixo, se eu não me engano, uns 4Mbps ou menos. E sobre o DNS, o amigo ai em cima deu uma boa explicação, acho que é bem por ai mesmo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Silva Postado Março 27, 2014 Compartilhar Postado Março 27, 2014 Minhas dúvidas: 1º - O que eu preciso para iniciar um servidor dedicado? (Obs: Pretendo usar o CentOs atualizado. ) CentOS é bem simples, basta instalar e usar. O Problema tá na sua Internet, qual o Upload dela? Relação ao IP ai complica muito! Uma gambiarra que fiz foi usar VPN paga (Se não me engano com 6 ou 7 dólares você pega uma com IP Dedicado)... funciona, mas fica alta a latência, mas funciona. Relação ao computador fica ligado o tempo todo é bem variável, eu tenho um servidor (mas só de rede local, mas nesse exemplo não faz diferença) a 3 anos, é um i3 desses de super mercado e até hoje não deu qualquer problema, unica "proteção" que ele te é um nobreak. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VTFerreira Postado Março 27, 2014 Compartilhar Postado Março 27, 2014 Por melhor que esteja o hardware, como os colegas comentaram o uplink é muito baixo - infelizmente os 100 MB de conexão se referem apenas ao download, o upload é uma fração disso. Criar um servidor "dedicado em casa" parece ótimo para aprendizado, mas comercialmente é um risco muito grande: se faltar energia - sem servidor; se o fornecedor de conexão com Internet falhar - sem servidor; se o cachorro, gato, passarinho, esbarrar em algum cabo - sem servidor. E ainda tem o lado técnico e segurança.... Se os clientes estão pagando pela hospedagem, eu não poderia oferecer um serviço com tantos riscos - a menos é claro que você já tenha previsto estas situações e se preparado: conexão de internet com uma segunda empresa, gerador próprio, etc.. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
HarlleyQuinn Postado Março 27, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 27, 2014 Obrigada pelas repostas! Bom, pelo que eu sei, desktop não foi feito para aguentar a carga de trabalho de um servidor, ficar 24x7 ligado.... Mas se vc quiser insistir na idéia, a primeira coisa a fazer é uma revisão completa no hardware, use fonte de potência real e qualidade garantida, teste as memórias, veja se a placa mãe está boa, sem capacitores estufados, o HD também merece uma atenção especia... faça um teste de establilidade de uns 4 dias ele rodando com programas pesados para ver se trava. Verifique a ventilação também, pois uma máquina que ficará 24x7 ligada esquenta, ainda mais phenon .... Dê uma atenção no hardware, pois é um grande causador de problemas.. Sobre o link, se for esse de 100Mbps, você está ciente que o UP, que será mais usado, é bem baixo, se eu não me engano, uns 4Mbps ou menos. E sobre o DNS, o amigo ai em cima deu uma boa explicação, acho que é bem por ai mesmo. Na verdade o Desktop bem refrigerado ( de modo correto ) é a mesma coisa de um servidor ( a diferença é a quantidade de hardware e a potência de cada um ), esse PC que falei fica ligado aqui 24/5 só sendo desligado no fim de semana e praticamente ninguém o utiliza. Só é usado as vezes pra entretenimento ( ligando ele no sistema de som pra ficar rolando uma música baixa de fundo dentro da empresa ). CentOS é bem simples, basta instalar e usar. O Problema tá na sua Internet, qual o Upload dela? Relação ao IP ai complica muito! Uma gambiarra que fiz foi usar VPN paga (Se não me engano com 6 ou 7 dólares você pega uma com IP Dedicado)... funciona, mas fica alta a latência, mas funciona. Relação ao computador fica ligado o tempo todo é bem variável, eu tenho um servidor (mas só de rede local, mas nesse exemplo não faz diferença) a 3 anos, é um i3 desses de super mercado e até hoje não deu qualquer problema, unica "proteção" que ele te é um nobreak. Meu upload é de 10Mb/s. mas fica alta "aceitável" ou não? Por exemplo, para apenas uns 20 sites ( todos com seus sistemas cpanel, webmail, etc.. ) Eu só vejo solução para a parte DNS deixando isso ou em dois VPS que você administre, ou contratando serviço de DNS como o DNS Simple (US$8 por mês para até 10 domínios), DNS Made Easy (US$30 por ano para até 10 domínios), Nettica (US$50 por ano para até 50 domínios). Se for VPS, algo como um Cpanel DNS-Only pode ser usado para sincronizar com sua base central; se for serviço, coloca os serviços puxando o domínio do seu servidor. Nos dois casos você ainda vai precisar do no-ip, mas para o cliente o no-ip não ficará visível, vai aparecer apenas os servidores de publicação. Obrigada! vou olhar cada uma dessas opções Por melhor que esteja o hardware, como os colegas comentaram o uplink é muito baixo - infelizmente os 100 MB de conexão se referem apenas ao download, o upload é uma fração disso. Criar um servidor "dedicado em casa" parece ótimo para aprendizado, mas comercialmente é um risco muito grande: se faltar energia - sem servidor; se o fornecedor de conexão com Internet falhar - sem servidor; se o cachorro, gato, passarinho, esbarrar em algum cabo - sem servidor. E ainda tem o lado técnico e segurança.... Se os clientes estão pagando pela hospedagem, eu não poderia oferecer um serviço com tantos riscos - a menos é claro que você já tenha previsto estas situações e se preparado: conexão de internet com uma segunda empresa, gerador próprio, etc.. Neste caso é na empresa e não tem cachorros, gatos( tem uns sim *-* ), passarinho... nesse caso ficará em uma sala de vidro junto com o servidor de arquivos da empresa. Sobre a internet, tem duas NET e GVT, eu só tenho que puxar a gvt da empresa aqui do lado que é nossa também. Mas sobre a energia, sim.. ai é algo que tenho que pensar... temos no breaks mas só 2, um em cada empresa e dura no máximo uns 30 minutos... ----------------------------- Mas vamos a um exemplo: Instalei nessa máquina o CentOs, baixei e instalei as atualizações cPanel, pearl, etc... até aqui está fácil de configurar, mas a parte do DNS que está difícil de achar uma solução mais independente... Se eu usar 2 placas de rede...e uma delas estiver em uma VM, não funcionaria como o NS2? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Março 28, 2014 Compartilhar Postado Março 28, 2014 ----------------------------- Mas vamos a um exemplo: Instalei nessa máquina o CentOs, baixei e instalei as atualizações cPanel, pearl, etc... até aqui está fácil de configurar, mas a parte do DNS que está difícil de achar uma solução mais independente... Se eu usar 2 placas de rede...e uma delas estiver em uma VM, não funcionaria como o NS2? Você só tem um IP público fornecido pela NET, não adianta colocar n placas que todas vão acabar indo para o mesmo IP. DNS não tem escapatória, não vai funcionar nessa estrutura. Aliás, para isso funcionar mesmo que mal-e-mail, você não pode deixar roteador doméstico, nem seu nem da NET, no meio do caminho... esses roteadores capotam para esse tipo de aplicação. Tem que ligar direto no cable-modem em bridge; se você tem cable-modem em modo router, precisa ligar pra NET para eles liberarem a alteração para bridge. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
HarlleyQuinn Postado Março 28, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 28, 2014 Ok. vou pedir para mudarem o roteador pra bridge, posso colocar um cable-modem direto neste pc e dele eu transfiro a net pro resto dos pcs da empresa. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alecsandro Postado Março 28, 2014 Compartilhar Postado Março 28, 2014 Ok. vou pedir para mudarem o roteador pra bridge, posso colocar um cable-modem direto neste pc e dele eu transfiro a net pro resto dos pcs da empresa. Pode sim, para isso você vai precisar no mínimo de duas placas de rede nesse servidor, uma placa de rede para receber o sinal da NET e outra placa para enviar o sinal para a sua rede interna. Só que dessa forma você tem algumas opções que vão variar de acordo com a sua necessidade, abaixo algumas opções mais básicas: 1) Configurar o serviço DHCPD no servidor para ele fornecer o IP e as configurações de rede para as maquinas da rede e configurar um firewall redirecionando o trafego da rede de uma placa para outra exceto oque for para os serviços do seu servidor (WEB/CPANEL/ETC), 2) Configurar o serviço DHCPD no servidor para ele fornecer o IP e as configurações de rede para as maquinas da rede e configurar um servidor de proxy para disponibilizar internet para as suas estações e configurar nas estações para usarem esse proxy que pode ter ou não autenticação (O usuário só acessa internet se tiver usuário e senha). 3) ligar um roteador entre a saida da placa do servidor que vai ficar para a rede interna e redirecionar os pacotes pelo firewall para essa placa, exceto oque for para os serviços do seu servidor (WEB/CPANEL/ETC). Obs: É necessário lembrar que nesses casos "TUDO" oque passa da sua rede para a internet vai passar pelo seu servidor e oque os usuários estiverem acessando influenciará na qualidade da transmissão do seu servidor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
HarlleyQuinn Postado Março 29, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 29, 2014 Obrigada por responder Alecsandro, vou reler algumas vezes com calma pq já deu um nó na minha cabeça :wacko: Gente eu tenho um modem ARRIS TG862. Vi que nele tem umas configurações de Virtual Server / DNS / DMZ, etc... Vi que nele ( pesquisei no google ) dá pra mudar pra bridge sem precisar entra em contato com a provedora. Alguém sabe configurar ele pra funcionar com o CentOs? Nele vi que tem o DNS com opções de DNS1 e DNS2. Alguém sabe mexer com esse modem? To quebrando a cabeça aqui pra mexer, mas tenho medo de estragar o modem :(... Já pesquisei no google e sei como fazer a parte do Bridge, mas queria saber se alguém aqui tem esperiência com este modem da NET 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.