Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre "criar" um Dedicado.


Posts Recomendados

Oi gente! queria tirar umas dúvidas sobre montar um servidor dedicado "do zero".

 

Tem um computador aqui "sobrando" e queria tentar com ele já que a configuração dele é "razoavelmente boa".

 

Phenom X4 965 ( 4x3.8GHz) - 4GB de RAM - Video ATI RadeonHD 4650.

 

 

Minhas dúvidas:

 

1º - O que eu preciso para iniciar um servidor dedicado? (Obs: Pretendo usar o CentOs atualizado. )

 

R:

 

2º - Sobre os DNS's. Minha grande dificuldade é entender essa parte... Se tenho uma NET de 100MB mas o ip é dinâmico, como resolver esse problema sem ficar dependente de sites como no-ip, etc...

Pra mim é essencial usar meus próprios DNS's para uso no Registro.br e evitar o máximo de gambiarra pra não ter problemas maiores no futuro.

 

R: 

 

 

Bom, alguém me dá uma luz ai por favor. Vou começar com pouquissimos sites, mas só vou colocalos no dedicado depois que ele estiver 100% ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2º - Sobre os DNS's. Minha grande dificuldade é entender essa parte... Se tenho uma NET de 100MB mas o ip é dinâmico, como resolver esse problema sem ficar dependente de sites como no-ip, etc...

Pra mim é essencial usar meus próprios DNS's para uso no Registro.br e evitar o máximo de gambiarra pra não ter problemas maiores no futuro.

 

R: 

 

 

Bom, alguém me dá uma luz ai por favor. Vou começar com pouquissimos sites, mas só vou colocalos no dedicado depois que ele estiver 100% ok.

 

Eu só vejo solução para a parte DNS deixando isso ou em dois VPS que você administre, ou contratando serviço de DNS como o DNS Simple (US$8 por mês para até 10 domínios), DNS Made Easy  (US$30 por ano para até 10 domínios), Nettica (US$50 por ano para até 50 domínios). Se for VPS, algo como um Cpanel DNS-Only pode ser usado para sincronizar com sua base central; se for serviço, coloca os serviços puxando o domínio do seu servidor. Nos dois casos você ainda vai precisar do no-ip, mas para o cliente o no-ip não ficará visível, vai aparecer apenas os servidores de publicação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente! queria tirar umas dúvidas sobre montar um servidor dedicado "do zero".

 

Tem um computador aqui "sobrando" e queria tentar com ele já que a configuração dele é "razoavelmente boa".

 

Phenom X4 965 ( 4x3.8GHz) - 4GB de RAM - Video ATI RadeonHD 4650.

 

 

Minhas dúvidas:

 

1º - O que eu preciso para iniciar um servidor dedicado? (Obs: Pretendo usar o CentOs atualizado. )

 

R:

 

2º - Sobre os DNS's. Minha grande dificuldade é entender essa parte... Se tenho uma NET de 100MB mas o ip é dinâmico, como resolver esse problema sem ficar dependente de sites como no-ip, etc...

Pra mim é essencial usar meus próprios DNS's para uso no Registro.br e evitar o máximo de gambiarra pra não ter problemas maiores no futuro.

 

R: 

 

 

Bom, alguém me dá uma luz ai por favor. Vou começar com pouquissimos sites, mas só vou colocalos no dedicado depois que ele estiver 100% ok.

 

 

Bom, pelo que eu sei, desktop não foi feito para aguentar a carga de trabalho de um servidor, ficar 24x7 ligado.... Mas se vc quiser insistir na idéia, a primeira coisa a fazer é uma revisão completa no hardware, use fonte de potência real e qualidade garantida, teste as memórias, veja se a placa mãe está boa, sem capacitores estufados, o HD também merece uma atenção especia... faça um teste de establilidade de uns 4 dias ele rodando com programas pesados para ver se trava. Verifique a ventilação também, pois uma máquina que ficará 24x7 ligada esquenta, ainda mais phenon ....

Dê uma atenção no hardware, pois é um grande causador de problemas..

 

Sobre o link, se for esse de 100Mbps, você está ciente que o UP, que será mais usado, é bem baixo, se eu não me engano, uns 4Mbps ou menos. E sobre o DNS, o amigo ai em cima deu uma boa explicação, acho que é bem por ai mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas dúvidas:

 

1º - O que eu preciso para iniciar um servidor dedicado? (Obs: Pretendo usar o CentOs atualizado. )

 

 

 

CentOS é bem simples,  basta instalar e usar. O Problema tá na sua Internet, qual o Upload dela?
 
Relação ao IP ai complica muito! Uma gambiarra que fiz foi usar VPN paga (Se não me engano com 6 ou 7 dólares você pega uma com IP Dedicado)... funciona, mas fica alta a latência, mas funciona.
 
Relação ao computador fica ligado o tempo todo é bem variável, eu tenho um servidor (mas só de rede local, mas nesse exemplo não faz diferença) a 3 anos, é um i3 desses de super mercado e até hoje não deu qualquer problema, unica "proteção" que ele te é um nobreak.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por melhor que esteja o hardware, como os colegas comentaram o uplink é muito baixo - infelizmente os 100 MB de conexão se referem apenas ao download, o upload é uma fração disso. Criar um servidor "dedicado em casa" parece ótimo para aprendizado, mas comercialmente é um risco muito grande: se faltar energia - sem servidor; se o fornecedor de conexão com Internet falhar - sem servidor; se o cachorro, gato, passarinho, esbarrar em algum cabo - sem servidor. E ainda tem o lado técnico e segurança....

Se os clientes estão pagando pela hospedagem, eu não poderia oferecer um serviço com tantos riscos -  a menos é claro que você já tenha previsto estas situações e se preparado: conexão de internet com uma segunda empresa, gerador próprio, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas repostas!

 

Bom, pelo que eu sei, desktop não foi feito para aguentar a carga de trabalho de um servidor, ficar 24x7 ligado.... Mas se vc quiser insistir na idéia, a primeira coisa a fazer é uma revisão completa no hardware, use fonte de potência real e qualidade garantida, teste as memórias, veja se a placa mãe está boa, sem capacitores estufados, o HD também merece uma atenção especia... faça um teste de establilidade de uns 4 dias ele rodando com programas pesados para ver se trava. Verifique a ventilação também, pois uma máquina que ficará 24x7 ligada esquenta, ainda mais phenon ....

Dê uma atenção no hardware, pois é um grande causador de problemas..

 

Sobre o link, se for esse de 100Mbps, você está ciente que o UP, que será mais usado, é bem baixo, se eu não me engano, uns 4Mbps ou menos. E sobre o DNS, o amigo ai em cima deu uma boa explicação, acho que é bem por ai mesmo.

 

Na verdade o Desktop bem refrigerado ( de modo correto ) é a mesma coisa de um servidor ( a diferença é a quantidade de hardware e a potência de cada um ), esse PC que falei fica ligado aqui 24/5 só sendo desligado no fim de semana e praticamente ninguém o utiliza. Só é usado as vezes pra entretenimento ( ligando ele no sistema de som pra ficar rolando uma música baixa de fundo dentro da empresa ).

 

CentOS é bem simples,  basta instalar e usar. O Problema tá na sua Internet, qual o Upload dela?
 
Relação ao IP ai complica muito! Uma gambiarra que fiz foi usar VPN paga (Se não me engano com 6 ou 7 dólares você pega uma com IP Dedicado)... funciona, mas fica alta a latência, mas funciona.
 
Relação ao computador fica ligado o tempo todo é bem variável, eu tenho um servidor (mas só de rede local, mas nesse exemplo não faz diferença) a 3 anos, é um i3 desses de super mercado e até hoje não deu qualquer problema, unica "proteção" que ele te é um nobreak.

 

Meu upload é de 10Mb/s. mas fica alta "aceitável" ou não? Por exemplo, para apenas uns 20 sites ( todos com seus sistemas cpanel, webmail, etc.. )

 

Eu só vejo solução para a parte DNS deixando isso ou em dois VPS que você administre, ou contratando serviço de DNS como o DNS Simple (US$8 por mês para até 10 domínios), DNS Made Easy  (US$30 por ano para até 10 domínios), Nettica (US$50 por ano para até 50 domínios). Se for VPS, algo como um Cpanel DNS-Only pode ser usado para sincronizar com sua base central; se for serviço, coloca os serviços puxando o domínio do seu servidor. Nos dois casos você ainda vai precisar do no-ip, mas para o cliente o no-ip não ficará visível, vai aparecer apenas os servidores de publicação. 

 

Obrigada! vou olhar cada uma dessas opções

 

Por melhor que esteja o hardware, como os colegas comentaram o uplink é muito baixo - infelizmente os 100 MB de conexão se referem apenas ao download, o upload é uma fração disso. Criar um servidor "dedicado em casa" parece ótimo para aprendizado, mas comercialmente é um risco muito grande: se faltar energia - sem servidor; se o fornecedor de conexão com Internet falhar - sem servidor; se o cachorro, gato, passarinho, esbarrar em algum cabo - sem servidor. E ainda tem o lado técnico e segurança....

Se os clientes estão pagando pela hospedagem, eu não poderia oferecer um serviço com tantos riscos -  a menos é claro que você já tenha previsto estas situações e se preparado: conexão de internet com uma segunda empresa, gerador próprio, etc..

 

Neste caso é na empresa e não tem cachorros, gatos( tem uns sim *-* ), passarinho... nesse caso ficará em uma sala de vidro junto com o servidor de arquivos da empresa.

 

Sobre a internet, tem duas NET e GVT, eu só tenho que puxar a gvt da empresa aqui do lado que é nossa também. Mas sobre a energia, sim.. ai é algo que tenho que pensar... temos no breaks mas só 2, um em cada empresa e dura no máximo uns 30 minutos...

 

 

-----------------------------

 

Mas vamos a um exemplo:

 

Instalei nessa máquina o CentOs, baixei e instalei as atualizações cPanel, pearl, etc... até aqui está fácil de configurar, mas a parte do DNS que está difícil de achar uma solução mais independente... Se eu usar 2 placas de rede...e uma delas estiver em uma VM, não funcionaria como o NS2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

-----------------------------

 

Mas vamos a um exemplo:

 

Instalei nessa máquina o CentOs, baixei e instalei as atualizações cPanel, pearl, etc... até aqui está fácil de configurar, mas a parte do DNS que está difícil de achar uma solução mais independente... Se eu usar 2 placas de rede...e uma delas estiver em uma VM, não funcionaria como o NS2?

 

Você só tem um IP público fornecido pela NET, não adianta colocar n placas que todas vão acabar indo para o mesmo IP. DNS não tem escapatória, não vai funcionar nessa estrutura. 

 

Aliás, para isso funcionar mesmo que mal-e-mail, você não pode deixar roteador doméstico, nem seu nem da NET, no meio do caminho... esses roteadores capotam para esse tipo de aplicação. Tem que ligar direto no cable-modem em bridge; se você tem cable-modem em modo router, precisa ligar pra NET para eles liberarem a alteração para bridge. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. vou pedir para mudarem o roteador pra bridge, posso colocar um cable-modem direto neste pc e dele eu transfiro a net pro resto dos pcs da empresa.

Pode sim, para isso você vai precisar no mínimo de duas placas de rede nesse servidor, uma placa de rede para receber o sinal da NET e outra placa para enviar o sinal para a sua rede interna.

Só que dessa forma você tem algumas opções que vão variar de acordo com a sua necessidade, abaixo algumas opções mais básicas:

1) Configurar o serviço DHCPD no servidor para ele fornecer o IP e as configurações de rede para as maquinas da rede e configurar um firewall redirecionando o trafego da rede de uma placa para outra exceto oque for para os serviços do seu servidor (WEB/CPANEL/ETC),

 

2) Configurar o serviço DHCPD no servidor para ele fornecer o IP e as configurações de rede para as maquinas da rede e configurar um servidor de proxy para disponibilizar internet para as suas estações e configurar nas estações para usarem esse proxy que pode ter ou não autenticação (O usuário só acessa internet se tiver usuário e senha).

 

3) ligar um roteador entre a saida da placa do servidor que vai ficar para a rede interna e redirecionar os pacotes pelo firewall para essa placa, exceto oque for para os serviços do seu servidor (WEB/CPANEL/ETC).

 

Obs: É necessário lembrar que nesses casos "TUDO" oque passa da sua rede para a internet vai passar pelo seu servidor e oque os usuários estiverem acessando influenciará na qualidade da transmissão do seu servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada por responder Alecsandro, vou reler algumas vezes com calma pq já deu um nó na minha cabeça  :wacko:

 

Gente eu tenho um modem ARRIS TG862. Vi que nele tem umas configurações de Virtual Server / DNS / DMZ, etc... Vi que nele ( pesquisei no google ) dá pra mudar pra bridge sem precisar entra em contato com a provedora. Alguém sabe configurar ele pra funcionar com o CentOs? Nele vi que tem o DNS com opções de DNS1 e DNS2.

 

Alguém sabe mexer com esse modem? To quebrando a cabeça aqui pra mexer, mas tenho medo de estragar o modem  :(...

 

Já pesquisei no google e sei como fazer a parte do Bridge, mas queria saber se alguém aqui tem esperiência com este modem da NET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?