Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ip Rotativo Exim (Ressuscitando O Assunto)


Posts Recomendados

Galera, antes que alguém mande um PQP, eu abri um novo tópico pois não consegui reabrir os tópicos existentes sobre este tema.

 

Venho aqui ajudar alguns e pedir ajuda a outros, hehe!

 

Praticamente todo mundo, eu acho, faz rotação de IP substituindo a linha interface no arquivo exim.conf como já mostraram diversas vezes aqui no forum. Um link rápido é este aqui: http://www.cpaneladmin.com.br/2012/04/como-configurar-ip-rotativo-no-exim/

 

Bem, estudando o Cpanel em alguns dias descobri que tem como alterar o IP de saída (email) de cada domínio que você quiser, ou de todos, veja isso: http://docs.cpanel.net/twiki/bin/view/AllDocumentation/WHMDocs/EximDifferentIps

 

Aí eu pensei, porque não criar um shell script que leia este arquivo, /etc/mailips e altere ele de tempo em tempo via cron? Então eu o fiz e deu muito certo. Fiz alguns testes unitários e parece que funciona legal.

 

Daí a minha pergunta para aqueles que entendem mais do que eu:

- Qual a diferença (sobre performance, funcionalidade, etc) dessa forma ou da outra que substitui a linha interface?

- Se por a caso um email estiver sendo enviado e no mesmo instante o cron rodar para substituir o IP, poderá dar pau?

- Se um e-mail que já foi pra fila e o mailips está setado com IP X. Vamos supor que este email fique preso por alguns minutos, o cron roda, altera o IP em /etc/mailips, e então tenta enviar novamente este e-mail. O IP que ele irá pegar será o atual ou o que foi setado anteriormente?

 

Após essas conclusões e ajuda do pessoal, irei colocar meu script aqui para quem quiser usar.

 

Abs e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

- Qual a diferença (sobre performance, funcionalidade, etc) dessa forma ou da outra que substitui a linha interface?

- Se por a caso um email estiver sendo enviado e no mesmo instante o cron rodar para substituir o IP, poderá dar pau?

- Se um e-mail que já foi pra fila e o mailips está setado com IP X. Vamos supor que este email fique preso por alguns minutos, o cron roda, altera o IP em /etc/mailips, e então tenta enviar novamente este e-mail. O IP que ele irá pegar será o atual ou o que foi setado anteriormente?

 

Após essas conclusões e ajuda do pessoal, irei colocar meu script aqui para quem quiser usar.

 

Abs e obrigado!

 

 - Acredito que a sua modificação tenha maior performance, por motivos lógicos;

 - Não acho possível, a não ser que você esteja dando um 'rm -rf /etc/mailips', pois desta forma de o exim estiver enviando um email e o arquivo for deletado bem naquela hora, ele irá buscar o IP padrão do servidor. Utilize a função 'echo XX > /etc/mailips' ou então 'sed' para substituir o IP sem ter este risco;

 - Vai usar o IP que estava setado no ato do envio do email, pois eles ficam salvos em cachê no spool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações.

 

 - Acredito que a sua modificação tenha maior performance, por motivos lógicos;

 - Não acho possível, a não ser que você esteja dando um 'rm -rf /etc/mailips', pois desta forma de o exim estiver enviando um email e o arquivo for deletado bem naquela hora, ele irá buscar o IP padrão do servidor. Utilize a função 'echo XX > /etc/mailips' ou então 'sed' para substituir o IP sem ter este risco;

 - Vai usar o IP que estava setado no ato do envio do email, pois eles ficam salvos em cachê no spool.

Não, estou substituindo mesmo e não deletando o arquivo e criando novamente. Isso aí é suicídio. rsrss. 

Sou programador, mas nunca fiz nada em shell, aí estou me batendo com a sintaxe... :(

 

 

Eu não uso Exim, logo, não posso dizer muito sobre. Já no Postifix, o negócio é criar multiplas instâncias com IP´s e domínios distintos.  Isso aumenta pacas a velocidade.

João, respondendo o sua resposta lá no array shell (o tópico foi fechado não sei por que diabos). Não estou fazendo script para email marketing, eu uso um sistema apropriado. Só estou fazendo essa rotação por os seguintes motivos:
1) aprender shell
2) melhorar as entregas do meu servidor (não é email mkt)

3) Ajudar a comunidade com algo mais concreto

4) Ser feliz, hehehe!

 

Poderia me ajudar com o shell script?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E-mail marketing: quando é você que está mandando, nunca é. Quando é você que está recebendo, sempre é. 

Amigo, não estou enviando email marketing. Para fazer isso existem empresas especializadas, para que vou perder meu tempo? Eu uso o Mailchimp e não troco por nada.

Essa otimização é para melhorar o desemprenho do servidor.

Agora, se você acha que rotacionar IP só é usado no e-mail marketing...pobre pensamento e conhecimento.

 

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo a galera fazendo isso, colocando ips para rotacionar, por qual motivo?

 

Aqui meu limite de envio por hora por domínio é em torno de 200 emails, nunca chega perto desse limite, só se algum cliente tentar enviar spam.

 

Qual a melhoria no servidor fazendo essa rotação de alguns ips para envio?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo a galera fazendo isso, colocando ips para rotacionar, por qual motivo?

 

Aqui meu limite de envio por hora por domínio é em torno de 200 emails, nunca chega perto desse limite, só se algum cliente tentar enviar spam.

 

Qual a melhoria no servidor fazendo essa rotação de alguns ips para envio?

 

Obrigado!

 

Vamos supor que você envie 1000 emails por hora e que você só tenha 1 IP. Logo, seu IP vai receber uma carga alta de envio.

Se você tem dois IP´s, logo, 1000 e-mails serão rateados entre 2 IP´s, ficando 500 para cada, teoricamente.

E assim sucessivamente.

 

Dessa forma, você alivia a carga de envio para cada IP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?