Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Visão - Missão E Valores


Jonas F

Posts Recomendados

Não entendi muito bem o tópico. Você parece dominar o que é cada item, então está pedindo sugestões para colocar como Missão, Visão e Valores no seu PN? Só posso dizer o que entendo por isto - e não sou nenhum guru, mas no final são escolhas suas.

 

Missão: É a sua proposta, o que você oferece ao mercado - não seus produtos em si, mas o valor que eles agregam. Qual é o objetivo da sua empresa. Se falar ganhar dinheiro ninguém contrata, rs. Sua missão não precisa mudar.

Visão: Como sua empresa enxerga o mercado, como deveria ser - é relacionado com a missão. Você quer ter seu datacenter, ou oferecer serviços em diversos países (exemplo), oferecer atendimento com gerente de contas, fazer visitas programas aos seus servidores, etc. Conforme sua empresa amadurece, objetivos são alcançados e notas metas traçadas, sua visão também muda.

Valores: O que é mais importante para sua empresa, quais são suas diretrizes ao interagir com o mercado. Cliente sempre certo? Segurança acima de tudo? Liberdade irrestrita no uso dos serviços? Cliente bom é cliente que paga em dia e nunca reclama? etc. Seus valores também podem mudar conforme sua empresa amadurece. Um exemplo é a responsabilidade social.

 

Se estou errado me corrijam de forma civilizada. :D

 

Exemplo fictício: Empresa A

Missão: Oferecer o melhor serviço possível a um custo acessível. Tornar todos os clientes cases de sucesso graças ao serviço prestado.

Visão: Ser a maior, se não a única, empresa de host no mercado brasileiro. Comprar ou suprimir as empresas menores. Comprar, debilitar e subjulgar as concorrentes de maior porte.

Valores: Poder é tudo. Controle é segurança. Cliente é um mal necessário, mas contornável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Visão/Valores/Missão, juntas elas representam todo seu plano de negócio, a expansão de seu negócio e para onde deve ir seu negócio.

 

Porém, se você atingiu o que você disse, há algo errado, pois essa "meta" deve ser o norte da empresa, mas um norte que jamais deverá ser alcançado, um norte que promova a plena excelência se atingido. Ponhe em sua ter SLA de 100%. Se hoje você tem 98, depois atingir 99, depois 99,9, depois 99,99, você vai se aproximando cada vez mais da Excelência.

 

Se sua empresa alcançou os valores, sua empresa perde a direção. Isso é diferente de objetivo! Não confunda objetivos do plano de negócio com visão, missão e valores. Eu geralmente construo todo o plano de negócios e por último esses três itens.

 

Na visão da minha, está entre outras coisas a "Inovação". Todos anos me pergunto (como meus sócios): Estamos inovando? O que lançamos de inovador nos últimos 2 anos? O que estamos pesquisando? Enfim, se você quer inovar, você tem que se incomodar, ficar inquieto e de maneira alguma se conformar com ócio. (Eu tenho idéias o tempo todo, principalmente no banho!!!)

 

Acho que inovação deveria constar em todas as empresas. Como inovar no mercado de hosting? Oferendo o que ninguém oferece, isso não quer dizer que você irá desenvolver uma plataforma para substituir o e-mail ou algo novo, mas pode ser uma forma nova e diferenciada de venda de produtos, relacionamento com o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente errei na minha explicação inicial, pois o meu objetivo não era pedir ajuda na criação criação destes valores, até mesmo devido a ser algo muito particular para cada empresa.

Mas o objetivo final está sendo alcançado, que é a discussão sobre esse tema, pois como disse antes parece que muitos ignoram isso em suas empresas.

Com o tempo vocês perceberão que não quis ser ríspido com ninguém, né considero apenas franco e direto (bem coisa de gaúcho).

João Paulo, concordo com você, e é neste sentido que estou repensando isto. Mas não me arrependo de ter anteriormente estipulado este tipo de visão, naquele tempo já tinha conhecimento sobre o objetivo dessa definição, e optei por essa visão "errada" porque era o que a empresa precisava.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso início pela visão, que como você mesmo disse representa o destino final que a empresa deseja alcançar. Em cima da visão a missão, que trata de como fazer para chegar lá e os valores que o colega esclareceu muito bem a pouco. Aí sim passo a construir o plano de negócios em cima disso.

Mas não estou dizendo que você está errado, apenas tomamos caminhos diferentes rumo ao mesmo final.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?