Jump to content

A Pergunta Que Não Quer Calar: Web Rádio É Ilegal?

Guest

Recommended Posts

Olá a todos,

Tenho dúvidas constante sobre isso, web rádio é ilegal? Fiquei com essa dúvida por meio de, se um artista detem direitos autorais sobre uma música e essa música é passada em uma web rádio é uma quebra de direitos autorais, ou não? Alguém sabe explicar esses detalhes? Obrigado!

O ECAD é responsável pelo recolhimento da verba de direitos autorais e do repasse aos artistas, o não pagamento ao ECAD não é crime, é um descumprimento de uma obrigação civil. No caso das Web rádios pequenas, caso ela queiram se regularizar o ECAD cobra uma taxa simbólica, acho que menos de 50 reais por mês, para que a mesma possa transmitir áudio.

Olá a todos,

Tenho dúvidas constante sobre isso, web rádio é ilegal? Fiquei com essa dúvida por meio de, se um artista detem direitos autorais sobre uma música e essa música é passada em uma web rádio é uma quebra de direitos autorais, ou não? Alguém sabe explicar esses detalhes? Obrigado!

Sim, uma webrádio como uma Rádio Fisíca precisam pagar o ECAD. (Teoricamente)

Mas não sei lhe esplicar como funciona.

Porém o ECAD possui vários processos, inclusive já foi condenado a pagar indenizações por querer cobrar direitos autorais onde eles não existem, como festas de casamento, cinema, entre outros.

Segue uma vídeo do Dâniel Fraga:

Teoricamente sim... se analisarmos que é necessário pagar uma  "taxa" referente aos direitos autorais para utilização das músicas.

Porém no Brasil quem cobra e fiscaliza essa área é o ECAD (Escritório central de arrecadação de direitos autorais).

Quanto à web rádio, nunca ouvi falar que tenham cobrado ou alguém tenha pago, mas por se tratar de uma entidade que possui alguns históricos de arbitrariedades é bom sempre ficar com um pé atrás.

A questão é, você pode ficar sem pagar? Sim pode, como 99,999..99% das web não pagam, você pode correr o risco de ser alvo de uma fiscalização? Poder pode 0,00000...000,1 de chance disso ocorrer, se isso ocorrer vocês será processado? Não, o ECAD é um orgão de arrecadação, primeiro ele vai tentar estabelecer um acordo para que passe a pagar os direitos autorais, caso este não cumprido ai sim você pode ser alvo de um processo.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

• No registered users viewing this page.
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?