Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

A Pergunta Que Não Quer Calar: Web Rádio É Ilegal?

Featured Replies

Postado

Olá a todos,

Tenho dúvidas constante sobre isso, web rádio é ilegal? Fiquei com essa dúvida por meio de, se um artista detem direitos autorais sobre uma música e essa música é passada em uma web rádio é uma quebra de direitos autorais, ou não? Alguém sabe explicar esses detalhes? Obrigado!

Postado

O ECAD é responsável pelo recolhimento da verba de direitos autorais e do repasse aos artistas, o não pagamento ao ECAD não é crime, é um descumprimento de uma obrigação civil. No caso das Web rádios pequenas, caso ela queiram se regularizar o ECAD cobra uma taxa simbólica, acho que menos de 50 reais por mês, para que a mesma possa transmitir áudio.

Postado

Olá a todos,

Tenho dúvidas constante sobre isso, web rádio é ilegal? Fiquei com essa dúvida por meio de, se um artista detem direitos autorais sobre uma música e essa música é passada em uma web rádio é uma quebra de direitos autorais, ou não? Alguém sabe explicar esses detalhes? Obrigado!

Sim, uma webrádio como uma Rádio Fisíca precisam pagar o ECAD. (Teoricamente)

Mas não sei lhe esplicar como funciona.

Porém o ECAD possui vários processos, inclusive já foi condenado a pagar indenizações por querer cobrar direitos autorais onde eles não existem, como festas de casamento, cinema, entre outros.

Segue uma vídeo do Dâniel Fraga:

Postado

Teoricamente sim... se analisarmos que é necessário pagar uma  "taxa" referente aos direitos autorais para utilização das músicas.

Porém no Brasil quem cobra e fiscaliza essa área é o ECAD (Escritório central de arrecadação de direitos autorais).

Quanto à web rádio, nunca ouvi falar que tenham cobrado ou alguém tenha pago, mas por se tratar de uma entidade que possui alguns históricos de arbitrariedades é bom sempre ficar com um pé atrás.

Postado

A questão é, você pode ficar sem pagar? Sim pode, como 99,999..99% das web não pagam, você pode correr o risco de ser alvo de uma fiscalização? Poder pode 0,00000...000,1 de chance disso ocorrer, se isso ocorrer vocês será processado? Não, o ECAD é um orgão de arrecadação, primeiro ele vai tentar estabelecer um acordo para que passe a pagar os direitos autorais, caso este não cumprido ai sim você pode ser alvo de um processo.

Postado

Não é ilegal, mas considerando o que o ECAD cobra dificilmente a conta fecha para ser uma operação que não dê prejuízo. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.