absamhost Postado Junho 7, 2013 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Olá Senhores, Existe alguém ai, um advogado talvez, que possa me informar quanto tempo uma empresa de hosting é obrigada a guardar os arquivos dos clientes? Quando falo de arquivos, falo referente a Hospedagem de Site, Revenda de Hospedagem, Servidor Virtual e Servidor Dedicado. Eu li o contrato de uma grande empresa do ramo aqui no Brasil, e eles informam que guardam por 7 dias. Obs: Procurei no fórum e não encontrei, por isso abri o tópico. Acho que vai ser bom para todos. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Junho 7, 2013 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Pelo que eu saiba, isto é definido em seu contrato. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Bonates Postado Junho 7, 2013 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 vps mantenho 10 dias, dedicado nem tenho acesso, guardo se o cliente pedir. a alguns anos recebi uma "solicitação" da receita federal para enviar backup de um fórum que o cliente era pedófilo e queria investigar o fórum dele, eu tinha trocado de servidor exatamente no mês anterior e como o serviço foi cancelado não copiei os backups pro novo servidor, a RF aceitou e propôs que eu guardasse a partir de então os backups principalmente foruns, e desde então tenho servidor de backup exclusivo para hospedagem e revendas . acho que não tem obrigações Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Junho 7, 2013 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Importante é guardar logs do Apache/Nginx/Varnish por 3 meses. E só. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
absamhost Postado Junho 7, 2013 Autor Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Aqui eu trabalho com 7 dias em contrato. O que não quero é descobrir depois que a lei me obriga a guardar os arquivos do cliente por mais tempo. E como todos nós sabemos, hoje em dia perder dados virtuais é pior do que roubar algo físico. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Junho 7, 2013 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Aqui eu trabalho com 7 dias em contrato. O que não quero é descobrir depois que a lei me obriga a guardar os arquivos do cliente por mais tempo. E como todos nós sabemos, hoje em dia perder dados virtuais é pior do que roubar algo físico. Os logs parece-me que já é obrigado por lei. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
absamhost Postado Junho 7, 2013 Autor Compartilhar Postado Junho 7, 2013 E como tratar os logs de servidores? Dedicado, virtual, cloud ,etc, etc, etc? Imagine manter um servidor dedicado por 30 dias? Até mesmo os servidores virtuais é complicado. Hospedagem/Revenda ainda vai, pois é fácil e com pouco investimento se consegue guardar por bastante tempo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tadeugomides Postado Junho 8, 2013 Compartilhar Postado Junho 8, 2013 O meu fornecedor guarda os arquivos por 48h :P Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Junho 8, 2013 Compartilhar Postado Junho 8, 2013 E como tratar os logs de servidores? Dedicado, virtual, cloud ,etc, etc, etc? Virtual e cloud é simples, basta você acessar os virtualDisk deles pelo servidor principal. Agora dedicados é complicado, eu fiz um script aqui para no ato da entrega da máquina, gerar um usuário com previlégio para leitura do /var/logs e depois faço o download diário via Rsync. E a cada 15 dias baixo tudo para aliviar o HD do servidor que uso para isso, compacto e guardo num HD externo. Os logs quando compactados diminuem na razão 8:1, ou seja, a cada 8GB de logs, você fica com 1Gb de arquivo compactado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados