Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Tutorial] Teamspeak 3 Em Host Br Usando Centos Ou Ubuntu


khaas

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo neste fórum e decidi fazer a minha contribuição com este tutorial que criei em um blog a muitos meses atrás

 

Para rodar o Teamspeak 3 pode-se utilizar um simples VPS de 256MB RAM com um link de 4Mbits, esta config já é suficiente para umas 50 pessoas (configurando os codecs direitinho chegaremos a 100, sem interrupções e qualidade razoável ).

 

No Brasil é possível conseguir um VPS por 24 Reais, então acho que realmente vale a pena aprender um pouquinho de linux para economizar =]

 

Primeiro, baixe o os arquivos do servidor em http://www.teamspeak.com/?page=downloads , observe a arquitetura do seu sistema operacional (x86 ou x64 ) e escolha o pacote correto .

Com o link do pacote em mãos, baixe e descompacte os arquivos no local desejado, neste caso usaremos um diretório bem acessível como o /home .

Criando os arquivos:


No console SSH mova-se para o local onde ficará a pasta do TS3:

cd /home

Baixando pelo servidor com o comando wget , cole o link no console (se estiver usando o PuTTy cole clicando com o botão direito no console):
wget http://teamspeak.gameserver.gamed.de/ts3/releases/3.0.6.1/teamspeak3-server_linux-amd64-3.0.6.1.tar.gz

Para descompactar arquivos .tar.gz utilize o comando tar  com os parâmetros -zxvf :
tar -zxvf teamspeak3-server_linux-amd64-3.0.6.1.tar.gz

Você pode renomear a pasta criada :
(visualize o conteúdo do diretório usando o ls ...)

[root@177.73.234.33 home]# ls
teamspeak3-server_linux-amd64-3.0.6.1.tar.gz

teamspeak3-server_linux-amd64

(renomeando...)

mv teamspeak3-server_linux-amd64 ts3



Pronto, agora temos uma pasta chamada ts3 que contém o nosso servidor de Teamspeak, já podemos inclusive por o servidor no ar.

Vá para o diretório ts3 e execute o script ts3server_minimal_runscript.sh :

[root@177.73.234.33 home]# cd ts3
[root@177.73.234.33 ts3]# ./ts3server_minimal_runscript.sh


(note o ./ usado para rodar o script. Presione Ctrl+C para parar o processo com segurança. )
Finalizar o processo incorretamente pode corromper os arquivos do TS3!

Com o script rodando você verá uma extensa tela de informações, nela contém a senha do usuário de server query e o token do servidor virtual  (o token é o código que você deve utilizar para tornar-se Super Admin em cada servidor novo)


Cada novo servidor virtual padrão criado tem 32 slots, existe a licença gratuita para 512 slots. Para maiores informações consulte o site http://www.teamspeak.com
 

Configurando a inicialização automática :

Agora que tem seu servidor rodando vamos fazer com que o sistema operacional inicie-o automaticamente junto com o restante do sistema, assim quando você reiniciar o computador. Para isso iremos criar um script e seta-lo para que o sistema operacional execute-o toda vez que for iniciado.
Se o servidor de TS3 estiver rodando, finalize-o com segurança.



Vá para /etc/init.d :
cd /etc/init.d

Crie o script utilizando o comando vi :

vi ts3

Abrirá uma janela de edição, copie e cole (botão direito) o script abaixo:
 

#! /bin/sh


case "$1" in

  start)

        echo -n "Iniciando TS3"

        cd /home/ts3

        nohup ./ts3server_minimal_runscript.sh start &

        echo "."

        ;;

  stop)

        echo -n "Parando TS3"

        pkill ts3server_linux

        echo "."

        ;;


  *)

        echo "Utilize service ts3 {start|stop}"

        exit 1

esac


exit 0

Após colar , pressione ESC e digite :wq  para salvar e sair .

(O VI é um editor de texto do linux , assim como o Bloco de Notas )

Modifique as permissões do script :

chmod 755 ts3

Crie o registro de inicialização, digite:

No Ubuntu >>  update-rc.d ts3 default

No CentOS>>  chkconfig --level 345 ts3 on

Agora reinicie o server com o comando reboot e verifique se o seu server de TS3 está no ar =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Me diz uma coisa. Vejo muitos vendendo servidores de ts por preços mais baratos que vps. Sei que existem meios de criar mais de um server no mesmo vps, porém isso é algo "aceitável" de se fazer? existe algum serviço que permite um redirecionamento de um dominio para um ip:porta do vps que roda o sv de ts?

Obrigado, e bom tutorial :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Me diz uma coisa. Vejo muitos vendendo servidores de ts por preços mais baratos que vps. Sei que existem meios de criar mais de um server no mesmo vps, porém isso é algo "aceitável" de se fazer? existe algum serviço que permite um redirecionamento de um dominio para um ip:porta do vps que roda o sv de ts?

Obrigado, e bom tutorial smile.png

 

Existe, mas para você ser autorizado a vender, você tem que pagar o slot, saiba mais: http://sales.teamspeakusa.com/pricing.php

 

Sim, é possível usar ts.dominio.com para IP:PORT, verifique a pasta tsdns do servidor.

 

Cada novo servidor virtual padrão criado tem 32 slots, existe a licença gratuita para 512 slots. Para maiores informações consulte o site http://www.teamspeak.com

 

 

Ainda continua gratuita, mas precisa de alguns requisitos que não tinham antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. Me diz uma coisa. Vejo muitos vendendo servidores de ts por preços mais baratos que vps. Sei que existem meios de criar mais de um server no mesmo vps, porém isso é algo "aceitável" de se fazer? existe algum serviço que permite um redirecionamento de um dominio para um ip:porta do vps que roda o sv de ts?

Obrigado, e bom tutorial smile.png

 

Dá pra por mais de um server de TS3 em um VPS ! Eu mesmo tenho um VPS aqui no Brasil de 256MB RAM com 4 servidores de 30 slots em média (e com um ping lindo). Tem alguns gerenciadores que vc pode usar pra gerenciar os TS3, eu usava o SCP e o gerenciador do GameCP, ambos muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui para mim ocorreu o seguinte erro, logo apos executar o arquivo  ts3server_minimal_runscript.sh

 

 

 

|WARNING |Accounting    |   | Unable to find valid license key, falling back to limited functionality
|ERROR   |Accounting    |   | failed to register local accounting service
|ERROR   |ServerLibPriv |   | Server() error while starting servermanager, error: instance check error
 
Teria alguma ideia?

WebChamp - Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Revenda de VPS, Servidores Virtuais  (OpenVZ / KVM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui para mim ocorreu o seguinte erro, logo apos executar o arquivo  ts3server_minimal_runscript.sh

 

 

 

|WARNING |Accounting    |   | Unable to find valid license key, falling back to limited functionality
|ERROR   |Accounting    |   | failed to register local accounting service
|ERROR   |ServerLibPriv |   | Server() error while starting servermanager, error: instance check error
 
Teria alguma ideia?

 

 

Eu aprendi a instalar o servidor assim:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?