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Olha, vou ser bem sincero, tem sido uma grande aventura kkkkkkk eu deveria ter testado mais o blesta antes da migração, pois em alguns momentos confesso que tive vontade de desistir. Como a vontade de deixar de usar os produtos da webpros era maior, então eu continuei com a mudança e apesar de tudo, estou satisfeito. Segue um longo breve resumo. - O besta é mais simples e não tem coisas basicas do whmcs (que eu usava), unificação de faturas (só saiu na ultima versão e de forma bem simples) - Não tem login automático no painel de hospedagem (pelo menos não no directadmin), ele mostra o login e senha, mas não é possivel fazer login automatico...eu prensei em criar essa integração, mas se o próprio blesta não adicionou essa funcionalidade, fiquei com receio de criar um tipo de exposição desnecessário. - A migração do whmcs para o blesta é muito competente, no entanto, tive varios problemas devido a problemas no banco de dados do whmcs...Mas reitero, a migração do blesta´é muito boa. - eu tive um problema grave e não sei dizer como isso aconteceu, mas não posso cultar o blesta, uma conta foi removida, os logs registram que o blesta removeu a conta, mas não tenho informações detalhadas, eu deixei o cron de automação de remoção de conta ativo, foi como se a conta tivesse o agendamento de cancelamento e chegou na data foi deletado como esperado...Obviamente esse erro foi péssimo, eu desativei a automação para deletar conta e editei o template para auxiliar nesse problema, pois quando você seleciona o serviço, originalmente a primeira opção que aparece é cancelar a conta...eu deixei agora para enviar o email de boas vindas. Nos tickets, eu fiz um ajuste também (eu mexi em bastante coisa do blesta), alterei a ordem de exibição do assunto e nome do cliente, adicionei cores para clientes ou quando a solicitação de suporte vem do whatsapp e deixei o primeiro item quando seleciona o ticket marcado como lixeira, pois geralmente eu só seleciono os tickets para remover (pois são spams de emails convertidos em tickets). Exemplo quando seleciono um ticket, já aparece a lixeira direto. Exemplo como o assunto do ticket do cliente é exibido (fica destacado dos spams). Eu tive que fazer alguns plugins para coisas basicas que o whmcs tinha, mas o meu maior problema foi de longe o modulo de pagamento, devido a característica que a fatura do blesta funciona. Quando a fatura do blesta é criada, ele não tem um modulo de pagamento associado, o sistema envia a fatura, o cliente recebe por email (não precisa de senha para pagar), mas quando abre o blesta, ele precisa selecionar a forma de pagamento e então prosseguir. Foi nisso que a conveniência do whmcs me quebrou as pernas kkkkkk Eu precisei fazer um plugin que gerava a cobrança quando a fatura é criada, depois de maior trabalho desenvolvendo isso e fazendo integração com o template do email (para envio do qrcode e linha digitavel via email), descobri que o sistema de envio de faturas do blesta não me permitia fazer envio de faturas com informações da tabela do banco de dados...foi nessa parte que quase desisti kkkkkkk Então tive que criar um novo plugin que fizesse o envio de faturas simulando um envio individual, pois o problema do sistema de envio do blestá é que ele fazer um loop e não pegava de jeito nenhum as novas tags que eu tinha criado, mas quando o envio da fatura era feito de forma individual, essas tags funcionavam...então tive que fazer o novo plugin fazer o envio de fatura em massa uma por uma e funcionou, mas ai vamos colocar aqui como parâmetro o modulo de pagamento do mmhost (do banco inter), você cria uma fatura, edita, envia e o qrcode sempre ta lá (magicamente) kkkkkkkk Eu nunca tinha feito um modulo de pagamento, fui fazendo testando, corrigindo os problemas e erros e adicionando as funcionalidades e conveniências que eu precisava. Durante esse processo precisei otimizar a criança das cobranças (reaproveitando o token de acesso na api do banco inter...sim, para cada fatura criada eu fazia um novo acesso e quando o cliente acessava o painel de clientes para ver os dados de pagamento, meu modulo dava erro 429 porque uma simples consulta de cobrança excedia o numero de conexões da api kkkkkkkkkkk Eu fui trabalhando em cada etapa e corrigindo até que ficou legal (não ta perfeito, mas utilizável). No final das contas estou conseguindo enviar o qrcode, linha digitavel por email e também por whatsapp (modifiquei o codigo do twillio para envio de msg via whatsapp) Modifiquei um monte de coisa no plugin de suporte para as respostas serem enviadas também via whatsapp. Criei plugin de nota fiscal, quando a confirmação de pagamento ocorre, a nota fiscal é gerada e enviada por email ao cliente... Eu optei por mexer em alguns arquivos do blesta para melhorar minha administração e quando for fazer uma atualização estarei simplesmente ferrado kkkk mas se o cliente ficar com credito, na parte de transações, ele mostra o valor destacado, se a fatura não teve baixa, na parte de transações é exibido também para facilitar eventuais problemas. O modulo de criação de conta eu achei um pouco confuso, principalmente porque não entendi como escolho o servidor. O modulo de administração de domínios internacionais, eu optei por não usar e no futuro eu vejo se deixo integrado novamente como era no whmcs...Mas como tem algumas coisas meio confusas nele, eu acho que vou deixar assim mesmo. No mais, pra quem realmente ta com disposição para se livrar do webpros, acho que vale a pena, mas é uma jornada que exige bastante trabalho...Não se engane, não vai ser simples e como não existe nada pronto (tropicalizado para o brasil), será necessário fazer tudo ou quase tudo. Eu comecei essa jornada contratando 3 freelancers para fazer os modulos de pagamentos e algumas outras coisas, um freela me entregou o modulo de pagamento do banco inter externamente básico, o outro desistiu e o terceiro criou uma integração bem simples com o whatsapp, quando eu vi que as coisas que eu precisava eram bem mais complexas e ficaria bem caro ir ajustando e modificando, eu optei por fazer com inteligência artificial, grande parte do código foi feita com o claude (antiga versão de R$110,00 por mês), mas o claude tinha um problema, ele conseguia gerar em media 500 linhas, então tinha situações que eu mandava para o gemini que conseguia escrever muito mais linhas, mas não era tão inteligente para necessidades complexas. O modulo de pagamento do banco inter, precisei refazer varias vezes, e cheguei em um ponto que em poucas horas eu desenvolvia o modulo completamente funcional com a api V3 deles. O problema é que a medida em que você vai fazendo ajustes, a ia corrige algo e estraga outra parte kkkkkkkk Acho importante comentar que não sou programador, não entendo praticamente nada de programação (comecei essa jornada em dezembro de 2024 e fiquei trabalhando nisso quase que fulltime até inicio de março), depois fui fazendo correções e atualmente estou em ritmo quase que de só administrar como era no whmcs.
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Mas ele consegue filtrar a saída sem saber se o domínio de envio é válido, ou seja, existe no servidor de envio/cPanel? E sobre DKIM, ele vai retransmitir corretamente o DKIM dos domínios? Você tem um guia para configuração do Proxmox com cPanel? O problema, é que em certos momentos recebemos ataques relay, aí chega milhares de emails de origens aleatórias. Quando isso acontece eu vou incluindo na lista de domínios bloqueados do cPanel, mas acabam depois fazendo novmente com domínios diferentes... Meus servidores são muitos grandes, milhares de domínios, aí acaba sendo alvo desse tipo de chateação. Isso elevaria muito o volume de entrada e tenho medo isso fazer o preço do SPFBL subir astronomicamente. Por isso tenho buscado soluções próprias, por isso meu desejo tão grande de iniciar tendo meu próprio gateway de saída com Postfix + rspamd, mas até então não consegui achar artigos sugerindo essa configuração para funcionar com cPanel.
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Primeiramente saída, mas entrada também seria ótimo. Pois existe ineficiência no SpamAssassim Agora mesmo estou tendo diversos salsos positivos por usar a opção "Scan outgoing messages for spam and reject based on the Apache SpamAssassin" para escanear emails de saída. Mas estou usando a opção de score interno, creio que seja isso? Scan outgoing messages for spam and reject based on defined Apache SpamAssassin™ score mas não sei qual score definir, que seja eficiente para barrar SPAM real e evitar falso positivo. Você usa essa opção? Qual score você utiliza?
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dinosn começou a seguir Gerenciador FOSSBilling
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Gerenciador FOSSBilling
dinosn respondeu ao tópico de Michel de Almeida em Gerenciadores de hospedagem
Alguém sabe se já tem módulos de pagamento brasileiros cridos para o FOSSBilling? -
Já te deram a dica e eu vou te dizer o que fiz aqui. Em resumo: 3 servidores proxmox mail gateway com 5 IPs, fazendo rotacionamento dos IPs 1 servidor HAProxy fazendo balanceamento de saída e encaminhando conforme a fila para cada um dos 3 servidores PMG Faz um SPF bem feito com os IPs dos servidores do PMG e faça com que todos os seus domínios tenham o SPF correspondente. Faz a filtragem de saída dos e-mails usando algo quase pronto pra facilitar sua vida. Ex: https://github.com/Jeimerson/spamassassinBrRules Daí em diante é só monitorar os envios e fazer os ajustes das regras conforme o necessário. Foi assim que resolvi 90% dos meus problemas de envios com e-mails em cerca de 8 servidores cPanel. Agora não preciso mais de Mail Baby e similares. Boa sorte aí!
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dinosn começou a seguir Painel Enhance
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Achei muito bom o painel e promete ser uma incrível opção. Mas eu instalei e ele está repleto de bugs. phpMyAdmin não inicia, páginas com erro 404 no no OpenPanel do cliente. Diz o dev que vai corrigir tudo na versão 1.2.3, mas somente em maio. Qual versão você usa desse painel, e funciona sem bugs? Quero comprar a versão Enterprise, mas antes preciso ver ele funcionando sem falhas
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Meu problema é que trafego milhões de e-mails por mês com mais de 3 mil domínios. Qualquer ferramenta desse tipo fica num preço inacessível para nossa realidade. Por isso meu sonho é criar meu próprio gateway baseado em Postfix + rspamd, mas requer uma configuração muito bem feita, para o rspamd receber a lista de domínios do cPanel para que ele possa validar os remetentes... Afinal gente, alguém aqui consegue me sugerir tutoriais para que eu possa montar um servidor dedicado para envio de e-mail, funcionando como Smarthost do cPanel? Este servidor de disparo teria que trabalhar com Postfix + rspamd Instalar eu consigo... o problema é configurar o rspamd para conseguir filtrar efetivamente os e-mails que saem do cPanel, creio que ele deva ter acesso a lista de e-mails do cPanel, para poder validar os remetentes. Este foi o motivo do tópico. Soluções terceirizadas não atendem o volume da minha demanda e quero ter liberdade de trabalhar com meu próprio servidor. Até mailbaby, pelos meus cálculos, vai passar de $200/mês
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Um site desse tamanho já está na hora de sair de hospedagem compartilhada e partir para um VPS ou Dedicado. Com R$ 200 você pega um VPS com uma configuração legal que vai suportar o seu site com folga. não se iluda apenas com o número de cores, a frequencia é muito importante. EXEMPLO: Um VPS com 2 cores de 4Ghz é melhor que um VPS com 3 cores de 2Ghz. Sempre multiplique o número de cores pela frequencia para ver qual é a melhor opção. e como painel para gerenciar eu usaria o DirectAdmin, tem uma licença de 5 dolares.
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Sim, possui um painel bem completo e com opção para adicionar white e blacklist assim como liberar. Possui integração fácil com cPanel, basicamente o mesmo processo para smart host usado pelo Mail Baby a diferença é que não é necessário informar login e senha, os IP's dos servidores são adicionados no sistema deles e liberado para envio. Quanto ao valor, estou pagando $29 /Mês para até 250 mil envios total, nas minhas contas o custo é metade do Mail Baby. @Otavio Eles fornecem 30 dias de trial , é uma para testar a estrutura deles.
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Sim já testei em vários cenarios, e como mencionado pelo @Leo Amarante vai funcionar até certo ponto assim como qualquer tecnologia, todas vão ter suas falhas. Por melhor que seja sua configuração o falso positivo vai existir e ele vai mudar de acordo com cada empresa, afinal oque determina esse tipo de uso é o tipo de cliente que você lida, no meu caso como são mais corporativos dependendo do tipo de falso positivo gera prejuisos ao cliente. Só não testei eles ainda por conta do preço, mais já vi muitas recomendações dele no Talk, ele funciona com cpanel, a "liberação" pode ser feita pelo cliente?
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victorsousadev começou a seguir Home Lab - Requesitos e Recomendações
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Home Lab - Requesitos e Recomendações
victorsousadev respondeu ao tópico de navicloudsc em Co-location & Datacenters
Aqui em casa eu só fiz lascar um Ryzen 5 com Raid 10 1 tb SSD, e como minha internet fibra tem IP dedicado eu fiz colocar cloudflare na frente, uso um nobreak com bateria 63ah que aguenta horas sem energia, pronto, rodo sites de alto tráfego a anos assim, uptime de mais de 1 ano nesse momento e velocidade boa no site, só 2 vezes ocorreu alguma hora de lentidão mas nada demais, e isso tráfego de 20 TB por mês Pago só R$ 130 reais por mês de banda larga com IP dedicado Eu só tive cuidado em relação a refrigeração e umidade, fica em um local, uma prateleira arejada dia e noite sem umidade, e os coolers são potentes fazem inclusive bastante barulho uso 3 potentes, kkkk pronto problema resolvido eu e meus clientes satisfeito com meu datacenter Tier 1000 - Ontem
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NullRoute começou a seguir Home Lab - Requesitos e Recomendações
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Home Lab - Requesitos e Recomendações
NullRoute respondeu ao tópico de navicloudsc em Co-location & Datacenters
Eu tenho um pequeno e modesto (ainda) homelab com multiplos Lenovo TinyPC M700, Raspberry Pi e ZimaBoard. Rodo um PfSense como firewall, NAS, Promox e também docker. Serviços que preciso de acesso externo (Plex, NAS, alguns containers) a rede o faço via CloudFlare + Tailscale. Aqui é muito barato, o custo de energia está embutido em meu aluguel então nem sei o consumo. Dá uma olhada no reddit em /r/homelab /r/selfhost que tem muita coisa boa por lá. Agora, se é algo que em um futuro deseja elevar para produção/comercialização ou algo público ai já pegue o conselho do @Otavio - Última semana
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Nenhuma ferramente vai conseguir tratar o conteudo a ser enviado como spam de maneira eficiente, fora que ir nessa linha vai te dar problemas com emails autenticos ex: transacional 10 cobranças saindo ao mesmo tempo como você prova que o conteudo não é spam se o cliente fizer um email todo quebrado ou com traqueamento de informações, emails que a pessoa só manda texto e um LINk ou que só manda um email esperando o retorno ou uma cópia de 20 ou 30 pessoas (comum em empresas). É tanta variavel pra você definir a qualidade de um email ser ou não spam só pelo conteudo, no fim tentando arrumar uma coisa vai acabar afetando outra e seus clientes vão ficar só a alegria, nada é 100% e se fala de email nada é mais que 90% kkk. Não é só ferramentas que controlam spam, mais existem outras boas praticas que quando feitas do lado do servidor, minimizam esse problema em uns 80% e evita blacklist, mais ai tem de estruturar de acordo com o seu cenário não tem uma receita de bolo quando se trata de email.
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