Michael Posted April 21, 2012 Share Posted April 21, 2012 Sobre este artigo Tutorial (ATUALIZADO) sobre como disponibilizar o gmail para emails do seu domínio. A quem se destina 1. Administradores de domínios que queiram oferecer um bom webmail com recursos avançados de anti-spam e largo espaço em disco 2. Administradores de revenda de hospedagem que queiram oferecer aos seus clientes uma melhor experiência de e-mail. Principais vantagens 1. Não toma espaço do plano de hospedagem da HostDime pois os e-mails serão hospedados no Google; 2. Anti-spam avançado com algorítimo do Google; 3. Acesso POP3 e SMTP utilizando servidores do Google; 4. WebMail em Ajax, rápido e eficiente; 5. Página de login personalizada com o logo de sua empresa; 6. POP e SMTP via Outlook/outros ou WebMail; 7. É grátis. Visão geral sobre o Gmail Gmail é um serviço do Google que disponibiliza contas gratuitas de email com uma interface web 2.0 e quase 8GB de espaço para armazenar as mensagens. Gmail no seu domínio Agora você já pode utilizar o Gmail com seu próprio domínio. Este tutorial lhe ensinará como configurar o Gmail para um domínio hospedado na HostDime. Fazendo isto, todo tráfego de e-mail será gerenciado pelo Google. Este serviço é gratuito! Mãos a obra: passo a passo Note que para cada domínio você deve realizar estes passos Passo 1 - Acesse o link https://www.google.com/a/cpanel/domain/new para iniciar, neste link irá aparecer esta tela: *Marque a opção "Administrador: eu possuo ou controlo este domínio." e insira seu domínio. Passo 2 - Preencha o cadastro que irá ser exibido na seguinte tela: *Preencha todos os campos com "*", asteriscos. Passo 3 - Crie a conta com os dados do administrador, esta conta será utilizada para administrar todos os serviços deste domínio, veja a imagem: *Clique em "Aceito. Continuar a configuração" para concluir o cadastro. Passo 4 - Neste passo o cadastro já foi concluído, agora você deve confirmar a propriedade de seu domínio, veja a imagem: *Clique em "Confirmar propriedade do domínio" para prosseguir com o procedimento de confirmação. Passo 5 - Para confirmar a propriedade do domínio você deve criar o arquivo com nome e conteúdo indicado nesta página, veja a imagem: *Após o upload do arquivo via FTP/Gerenciador de Arquivos clique em "Verificar". Passo 6 - Após confirmar o domínio você deve ativar o serviço de e-mail no Google Apps para o seu domínio, veja a imagem: *Clique em "Ativar e-mail" para ativar o serviço. Passo 7 - Irá abrir uma página explicativa sobre as configurações, clique em "Concluí essas etapas" e altere o endereço MX para aspmx.l.google.com. (mantendo o ponto no final), de acordo com as instruções abaixo: Alteração do MX: É necessário alterar a entrada de DNS MX do seu domínio. Isto é necessário para que nosso servidor informe que o Google é o gerenciador de e-mails para seu domínio. Se isto não for feito então de nada servirá os passos anteriores. Solicite ao suporte da HostDime Brasil que habilite a opção de editar o DNS de seus domínios e faremos isto sem custo. - Após receber a resposta de que a opção foi habilitada, acesse seu WHM e clique em "Edit DNS zone" ou "Editar zona de DNS"; - Selecione o domínio que foi cadastrado no Google Apps e clique em Edit; - Altere a entrada MX para aspmx.l.google.com. (mantendo o ponto no final); - Após alterar, clique em "Save". Caso deseje a alteração pode ser realizada através do cPanel de acordo este tutorial: como-alterar-o-mx-atraves-do-cpanel-1707.html Pronto! Agora você usufruir de todos os recursos oferecidos pelo Gmail para seu domínio. Observações importantes: 1. Você deve recriar as contas de e-mail. O link para administrar as contas é https://www.google.com/a/seudominio.com.br/ (onde seudominio.com.br é o domínio cadastrado no Google Apps). O login e senha foram criados por você no Passo 3. 2. Para fazer efeito você deve alterar o MX de acordo com o Passo 7. Após alterar o MX pode levar até 48h no máximo para produzir efeito, ou seja, durante este tempo algumas mensagens podem ainda chegar em nosso servidor e serem armazenadas lá. Fonte: http://forum.hostdime.com.br/showthread.php/1030-ATUALIZADO-Gmail-para-seu-dom%C3%ADnio-Recomendado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Francisco Lima Posted April 21, 2012 Share Posted April 21, 2012 Michael, muito boa dica. Muito útil. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted April 21, 2012 Share Posted April 21, 2012 show já fiz o meu testado e aprovado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
HostYola Networks ®!. Posted April 21, 2012 Share Posted April 21, 2012 Obrigado!, mais uma para minha coleção!. Será muito útio para mim, valeu. Link to comment Share on other sites More sharing options...
cupertinobr Posted April 22, 2012 Share Posted April 22, 2012 Muito Bom!! Já uso a bom tempo! Atualmente o limite de contas é 10, mas na época que fiz o cadastro, as contas free pode ter 50 contas :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Roots Posted April 22, 2012 Share Posted April 22, 2012 Muito Bom!! Já uso a bom tempo! Atualmente o limite de contas é 10, mas na época que fiz o cadastro, as contas free pode ter 50 contas :) Correto! Inclusive esse tutorial para ativação da conta está desatualizado, esse método é antigo! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduardo Sanches Posted April 22, 2012 Share Posted April 22, 2012 Muito bom o tutorial Michael, aqui eu utilizo o http://domains.live.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
tagserver Posted May 31, 2012 Share Posted May 31, 2012 Ontém ativei um cliente novo e ele está querendo utilizar o Gmail como webmail. Posso me guiar por este tutorial ou existe outro ? Lembrando que somente este cliente está querendo usar, não será uma configuração padrão para todos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Antonio Posted May 31, 2012 Share Posted May 31, 2012 por ele mesmo... so que lembre, só é possível ter 10 contas de e-mails Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexluc Posted June 2, 2012 Share Posted June 2, 2012 pq na me registrei antes rsss . quando era 50 :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts