Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Automatizar Backups


Posts Recomendados

Olá, alguém pode me informar como faço pra automatizar backups dos sites no cPanel/WHM ? Será que se programar para que todos backups sejam feitos automaticamente, vai sobrecarregar o servidor dedicado que eu uso?

Se pode acontecer isso, o que sugerem pra resolver esse problema?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do software que você utilizar, se utilizar um que não faça compressão dos arquivos, o load fica praticamente inalterado.. utilizo o plugin do Jaime (easycpbackup.com), e meu load está sempre em 0.7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

O próprio WHM/cPanel já possui esse recurso, basta configurar nas tarefas cron do servidor o horário desejado (através do comando crontab -e ou pelo plugin "Configure cPanel Cron Times").

O que é recomendado é que você configure os backups para iniciarem sempre posteriormente as 23h, por não ser um horário em que o servidor esteja utilizando muitos recursos (CPU e memória ram).

Mas respondendo a sua dúvida, sim, pode sobrecarregar dependendo das contas (entende-se por tamanho utilizado por elas), quanto maior a conta em questão.. mais recursos e tempo leva para o backup ser realizado e concluído.

Se você tiver contas que utilizem muito espaço em disco, recomendo que utilize o plugin desenvolvido pelo Jaime para backups, pois ele não compacta os arquivos, poupando muita CPU.

Maiores informações sobre o plugin podem ser obtidas através do site do desenvolvedor: http://easycpbackup.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, gente! Suas informações foram muito úteis!

Pedro, vi o tutorial, vai me ajudar sim.

Olha eu tenho mais de 50 contas, então fazendo o backup automático pelo próprio cPanel/WHM pode sobrecarregar né? Os backups seriam feitos um por um, cada conta de uma vez?

Achei interessante esse Easy CP Backup, no meu caso - com mais de 50 contas - provavelmente usando ele não iria sobrecarregar né? E se eu tivesse por exemplo 500 contas e usasse o Easy CP Backup poderia sobrecarregar?

Valeu pessoal e desculpe pelo tanto de perguntas, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Olha eu tenho mais de 50 contas, então fazendo o backup automático pelo próprio cPanel/WHM pode sobrecarregar né? Os backups seriam feitos um por um, cada conta de uma vez?"

É feito um de cada vez, fique tranquilo.

Certo. Vou fazer o teste usando esse tutorial que você me passou. Se eu tiver algum problema adquiro o plugin Easy Cp Backup já que vocês também usam e recomendam.

Muito obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais do que controle da CPU (você escolhe a carga máxima aceitavel), é possível facilmente restaurar uma ou todas as contas automaticamente.

Além de, se fazer backup diário, poder restaurar uma conta ou arquivos dela, mesmo tendo se passado vários (até 30) dias.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?