Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

cPanel dúvida boba


Posts Recomendados

Estou com uma dúvida boba aqui sobre o cPanel. Gostaria de saber se ele fica instalado em um único servidor ou se é preciso instalar ele em todos os servidores?

E no meu caso a revenda de hospedagem da HostGator, em que os meus sites ficam em endereços IPs diferentes, o cPanel é um só ou para cada IP é uma instalação dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, fiz alguns testes de pings e os sites que estão sob a minha revenda da HostGator, e vi que estão em 4 IPs diferentes.

Então digitei o "endereço_IP/cpanel" e tentar usar o usuário do cpanel de outro site que está debaixo de outro IP, mas não aceitou logar com estes dados. Só funcionou quando usei os usuários dos sites que estão pendurados neste mesmo IP.

Isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, fiz alguns testes de pings e os sites que estão sob a minha revenda da HostGator, e vi que estão em 4 IPs diferentes.

Então digitei o "endereço_IP/cpanel" e tentar usar o usuário do cpanel de outro site que está debaixo de outro IP, mas não aceitou logar com estes dados. Só funcionou quando usei os usuários dos sites que estão pendurados neste mesmo IP.

Isso é normal?

Meu conhecimento é limitado, mas acho que esse caso as contas estão em servidores diferentes.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cPanel não funciona em modo distribuído. Ele tem de estar com tudo em um único servidor (não podendo otimizar ou dedicar máquina X para email, maquina Y para sites, etc). Idem ao Plesk (o Plesk tem um utilitário separado de unificação de logins e de interface de login, mas cada servidor ainda é independente) ou ao DirectAdmin.

Para Linux, tem só uns dois painéis comerciais que funcionam de modo distribuído: H-Sphere (falecido, foi comprado pela Parallels) e o Interworx (que IMHO tem a interface mais bonita).Tem o ISPConfig tb que é open-source.

Para Windows, o Helm (também falecido, também foi comprado pela Parallels), o Websitepanel e o Enkompass são os que podem distribuir todos os serviços entre servidores diferentes ao seu bel prazer. Outros como o HostingController e o HostingAccelerator podem fazer DNS e email e máquina separada, mas mantendo os outros serviços concentrados em máquina única.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso significa que cada servidor é independente. Ou seja, os acessos ao cPanel são individuais para cada servidor, tem uma URL para acesso ao cPanel para cada servidor, não dá pra usar o login de um no outro e vice-versa.

O que o WHMCS deles faz é justamente distribuir as contas entre os servidores disponíveis, e centralizar os dados de login de cada um numa única conta que é a do painel de cobrança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maclei, as vezes cada Name Server do servidor pode estar atrelado a 1 ip diferente e uma porta de rede diferente para garantir redundancia... Já fiz isso no kloxo, de ns1 estar em vnet0:1 e ns2 em vnet0:2 com ip's diferente. Inclusive com 4 ips nesse caso, você pode rotear a saída da rede deixando ela super eficiente e rápida.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?