Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

20 Princípios Que Você Deve Ter Quando Inicia Uma Pequena Empresa

jorgefilho

Posts Recomendados

1. PLANEJE ANTES DE COMEÇAR

Quando se é empresário e o hábito de criar novos negócios já está adquirido, torna-se mais fácil de começar algo novo. O processo acaba por ser mais ou menos o mesmo. Mas quem começa alguma coisa do zero precisa bastante de planejar todos os passos. Como vai dar a conhecer o seu trabalho, como se irá relacionar no mercado ou como vai fazer a distribuição do seu produto são pontos fulcrais, mas que devem ser bem pensados ao início. O ideal será sempre criar um plano de negócios, para que tenha todos os passos bem documentados e esquematizados.

Além de entrar de um modo mais “forte” no mercado, evita aqueles erros iniciais que os principiantes cometem. Como diz Bernardinho, técnico de voleibol e palestrante: “Meta é onde queremos chegar. Planejamento é como vamos chegar”. Você pode ter uma ideia de negócio inovadora e saber que pretende chegar longe com ela. Mas mais importante do que isso, é saber o modo como vai fazer para atingir esse objetivo. E esta é uma característica que distingue aquelas pessoas sonhadoras e que dificilmente concluem uma meta, daquelas que sabem que querem chegar longe mas que cumprem todos os passos para chegar a esse sonho.

2. PROCURE POR PARCEIROS

Há alguns anos era bem mais fácil abrir uma empresa. A concorrência era menor, as formas de divulgação eram escassas (resumiam-se a jornais e rádios) e a competição era maioritariamente dentro da própria cidade ou país. Hoje em dia o mundo é global. Quem compra um acessório na esquina do lado, poderia facilmente tê-lo adquirido na internet. Por isso, torna-se bem mais difícil conseguir atingir o sucesso hoje em dia. Concorremos contra quem conhecemos e contra quem não fazemos a mínima ideia que existe.

Por isso, a importância de ter parceiros de trabalho torna-se tão determinante. Saber usar o “win-win” é determinante para que o trabalho que é desenvolvido por nós passe a ser mais conhecido. Para que perceba melhor, podemos fazer uma analogia com os guest-posts. Para conseguir que a Escola Freelancer começa-se a ser mais conhecida, escrevi alguns artigos como convidado em outros blogs. Eu ganhei porque consegui que o meu trabalho fosse divulgado de modo praticamente gratuito, enquanto os autores dos outros blogs tiveram textos para os seus sites. É certo que perdi muitas horas a escreve-los, mas no final esse esforço acaba por valer a pena.

Se você é fotógrafo, dono de uma loja de roupa ou gerente de uma academia, tente encontrar pessoas que o possam ajudar. Quando mais se conseguir unir a outros empresários, mais forte você ficará. A ideia de que podemos vencer sozinhos no mundo está completamente ultrapassada. Com a internet, todos dependemos uns dos outros, e com certeza a sua empresa também depende do que as outras possam fazer por si. Mas tenha cuidado com uma coisa: não vá mendigar a pedir por auxílio. Se quer ser ajudado, ofereça algo em troca e de qualidade.

3. INVISTA EM PUBLICIDADE

Pode parecer meio cliché este ponto, mas a verdade é que muitos empresários continuam a teimar em não investir em publicidade para divulgarem os seus produtos. ”Fazer negócios sem publicidade é como piscar o olho para uma mulher no escuro: Você sabe o que está fazendo, mas mais ninguém sabe”. Esta frase resume bem aquilo que é tentar vender alguma coisa sem ter a preocupação se as pessoas estão prestando atenção naquilo que você está fazendo.

Quando escrevi o artigo sobre o aumento do Klout Score, referi que fiz uma campanha paga no Facebook, o que me permitiu aumentar rapidamente o número de pessoas na páginas do blog. Esta foi uma das formas que encontrei para conseguir dar maior visibilidade aos meus artigos. Agora, em vez de escrever para audiência de duas mil pessoas no Facebook, escrevo para uma de quatro mil. Por isso, esse investimento torna-se facilmente recuperável. Senão vejamos:

• Mais pessoas é igual a mais visitas
  • Mais fãs é igual a um maior número de partilhas
  • Maior número de partilhas significa mais fãs provenientes dessas pessoas

Como pode ver, não posso apenas pensar no número de pessoas que ganhei com o dinheiro que investi. Tenho de ter também uma visão a longo prazo, na qual sei que ganhar um fã não representa apenas isso, mas sim a oportunidade de conseguir mais visitas apartir daquele simples fã. Funciona mais ou menos como o efeito de bola de neve. O problema é que muitos empresários pensam de um modo racional. Fazem apenas cálculos ao dinheiro que gastaram e ao retorno que tiveram. Mas publicidade é muto mais do que isso. É que esse cliente novo que ganhou, vai falar com o amigo que posteriormente vai falar com outro amigo, e por aí adiante.

4. ESCOLHA A QUEM VOCÊ VAI VENDER

Aqui no blog, poderia falar sobre um número invariável de temas. Afinal de contas, sou livre para escrever aquilo que bem entender. No entanto, sei que para ter sucesso tenho que agradar a uma determinada fatia de público. Eu quero que os meus leitores tenham como objetivo melhorar o seu trabalho de freelancer ou criar a sua própria startup. Fugir deste amplo de assuntos seria tentar agradar todos e não satisfazer ninguém em específico.

Quando quiser criar a sua própria empresa, decida bem que género de pessoas vão ser os seus clientes. Se quiser vender para pessoas completamente diferentes, o melhor é mesmo abrir um supermercado. A maioria dos negócios necessita de se restringir a nichos. Mais tarde poderá ser alargado, mas o mais importante é você começar a agradar a uma pequena percentagem da população.

5. DEDIQUE 10% DO SEU DIA PARA REFLETIR SOBRE O SEU NEGÓCIO

Existe um restaurante perto de minha casa, onde vou comer desde novo. Há alguns anos, tinha bastante sucesso. Mas nos últimos tempos, tem perdido clientes por culpa da abertura de outros espaços na região. Há uns dias, quando o dono estava conversando comigo e se lamentando pela perca da clientela, fiz uma pequena pergunta: “O que você tem mudado nos últimos aqui no restaurante?”. Ele ficou perplexo. Tudo continua igual há uma década! As mesas são os mesmas, os pratos pouco se alteraram e até a pintura se mantém igual.

O que aconteceu com este pequeno empresário, acontece com a maioria das pessoas que têm uma empresa. Ficam satisfeitas com o que têm e deixam o stress do dia-a-dia ocupar o seu cérebro. Com isso, refletir sobre o que devem fazer para evoluir é uma tarefa que acaba ficando para trás. O mais certo é abrirem novas empresas e que ofereçam serviços inovadores. Os clientes gostam de coisas novas. A Apple não se contenta em ter tudo igual durante mais de um ano. O Google está sempre inventando novas funcionalidades.

Se eles que são líderes de mercado estão procurando se reinventar, porque você, como pequeno empresário, não deve fazer o mesmo? O meu conselho é que dedique 10% do seu dia para pensar o que pode fazer para melhorar a experiência do seu clientes. Não digo para aplicar todas as ideias, mas deixe-as apontada num papel ou no Evernote. Com o passar do tempo, vá fazendo uma análise mais profunda e tente por em prática aquelas que realmente são possíveis de realizar.

6. O QUE FAZ VOCÊ SER DIFERENTE?

Com o aumento da crise em Portugal, muitos colegas meus têm me vindo perguntar o que acho das ideias de negócio deles. A única pergunta que faço é mesmo esta: “O que vais fazer de diferente no mercado?”. Normalmente, a resposta é um contundente “não sei”. Poucas pessoas têm a noção do que é necessário para se vingar no mercado. Apenas porque o vizinho do lado está fazendo, elas também querem fazer. Fazer esta questão ajuda-o a dissipar muitas dúvidas.

Se pensar bem e se colocar no papel de cliente, o que o levaria a trocar de marca de carro por exemplo, para outra qualquer, se esta última não lhe oferece nada de novo? O mesmo você deve pensar no seu negócio. Olhe para os seus concorrentes e veja o que eles fazem. Se eles têm um produto bom, o seu necessariamente terá de ser muito melhor. Ou pelo menos conter características que o diferenciem. Pode ser o preço, a embalagem ou até mesmo a qualidade. O importante é tentar não fazer exatamente igual a quem já o faz há mais tempo.

como a matéria é muito extensa segue link para leitura da mesma completa:

http://www.escolafre...equena-empresa/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimas dicas gostei mesmo, material de qualidade!

CWG PORTUGAL - Soluções em Tecnologia, Big Data e Cibersegurança. | PORTUGAL

DOLUTECH - Conheça nosso Blog de Tecnologia, adquira mais conhecimento de forma Gratuita.

CENTRAL MMORPG - Um blog do Grupo Dolutech voltado a jogos Online e muito mais.

Cloud Computing Gerenciado / Hospedagem Wordpress / Servidores Dedicados / Cibersegurança / Gestão de Contratos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?