Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Autenticação do cliente (quem faz?)


Malcriado

Posts Recomendados

<blockquote><div><cite>Ostrock wrote:</cite>Malcriado,

O ideal é que seja previsto no contrato de serviços como serão tratadas ocorrências como essas que trazem riscos para a empresa, assim, se o cliente quiser cancelar a hospedagem, uma instalação no fantástico ou trocar de senha, como exemplificado, ele saberá exatamente quais o que e de que forma fazer.

</div></blockquote>

Perfeito Guilherme.

Também acho que esse é o caminho. A partir daí cabe ao cliente resguardar seus dados de autenticação.

A solução que sugeri apenas concentra a autenticação em um único ponto: o painel do cliente. Escreveu ali, tá valendo.

Isso evita que se fique conferindo informações em vários lugares (telefone, email de remetente, etc).

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<blockquote><div><cite>Malcriado wrote:</cite>A solução que sugeri apenas concentra a autenticação em um único ponto: o painel do cliente. Escreveu ali, tá valendo.

Isso evita que se fique conferindo informações em vários lugares (telefone, email de remetente, etc).

</div></blockquote>

Só para acrescentar uma questão a mais, pelo código os contratos podem ser rescindidos pela mesma forma que foram estabelecidos, assim, se o cliente ligou ou enviou o e-mail para tirar alguma dúvida e acabou fechando o negócio por este meio, então a solicitação dele pode ser legitima.

Não creio que um cliente que eventualmente ligue ou mande um e-mail para cancelar se incomode em faze-lo pelo painel de forma a mover um processo por conta disso, mas vale a pena lembrar que isso pode ocorrer e ai não haverá muito o que fazer.

A opção da Angélica também é boa, pois atende, de certa forma, este princípio contratual.

Abraços a todos

Guilherme H. S. Ostrock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Malcriado, tinha tempo que não aparecia por aqui devido aos enrolos que a vida nos arruma e não sei se ainda da tempo de te responder.

Mas vamos lá, eu como sempre atendi meus clientes através de 3 números de telefones (procuro deixar sempre 2 funcionais, mas 1 é sempre certeza), MSN, Skype e e-mail, alem disso por ter passado a utilizar o WHMCS a menos de 1 ano (utilizava um sistema próprio antes), o suporte por tickets tem sido a ultima coisa que tenho feito para utilizar o WHMCS na sua totalidade.

Até pensei nestas suas opções, então preferi separar as solicitações por niveis. Pedidos que não vão interferir diretamente no funcionamento da hospedagem do cliente eu atendo automaticamente (criação dos e-mails, por exemplo), pedidos intermediários eu analiso com mais calma e dependendo do que for retorno ao cliente para confirmar a solicitação. Agora solicitações de nivel critico como cancelamentos e afins eu sempre telefono ao cliente até mesmo para ter um feedback de onde errei para não repetir no futuro.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Essa é uma discussão interessante. Para cancelamentos, eu oriento os clientes a solicitarem através do WHMCS. Para alterações críticas, eu solicito a confirmação de dados cadastrais. Hoje, o nome completo e CPF são fáceis de achar, são até informações públicas no Registro .br. Por isso, solicito também a data de nascimento. Mesmo sendo uma conta em nome de pessoa jurídica, eu solicito o cadastramento de uma pessoa física responsável, incluindo CPF e data de nascimento.

Estava pensando em uma forma de autenticação mais prática, para ser usada também por telefone ou até mesmo por chat.

O que acham da utilização de um PIN (personal identification number)? Seria um número, de 4 dígitos, por exemplo, que o cliente deve cadastrar no WHMCS. Esse número seria solicitado nessas ocasiões.

Até mais,

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da ideia do rodrigo de cada cliente ter um PIN de 4 digitos cadastrado especialmente para isso ai quando for pedir o cancelamento da conta ele enviar os dados cadastrais e juntamente com esses dados esse PIN dificultando para que haja cancelamentos indevidos e penso tambem o seguinte apos fazer esse cancelamento para o site ser excluido do servidor aguardar um prazo de pelo menos 30 dias no servidor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em meu venho termos de uso que tenho desde 2004 (É o novo) diz o seguinte:

<blockquote class="uncited"><div>O serviço provido pela <span style="font-weight: bold">Nome do meu host</span> poderá ser cancelado por escrito, explicando o motivo e informando através da central do cliente, a qualquer momento, sem penalidade.</div></blockquote>

Por la ate aceito aproveito para comprar os Ip's, não é 100% mas, nunca tive problemas. wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?