Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Que sirva de experiencia.....


Posts Recomendados

Muitos amigos de aqui do forum vao achar que fiquei doido por postar o que vira a continuação, outros que estou dando um verdadeiro tiro no pe, mais na verdade meu intuito é de compartilhar a experiencia, para que no futuro sempre tomem providencias alem das que ja tomam, para resolver as questoes da melhor maneira possivel.

Para ressumir, um de meus servidores o alfa, hospedado na softlayer teve um serio problema semana passada e o mesmo ja esta a pouco mais de 4 dias offline, foram prejudicados, quasi mil sites e entre 3 e 4% de nossos clientes.

Os problemas conteceram, em uma verdadeira sequencia de lei de Murphi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Murphy)

Começando com um cliente enviando spam e causando instabilidade no servidor, logo enseguida um ataque de hackers, tentativa de inserir um firewall fisico, erro de digitaçao de um comando, e (o pior no meu modo de ver) erro na verificaçao de backups remotos!. Ressumindo, estou na maior correria para resolver os problemas dos clientes afetados.

Porque postei! ao final sem querer estou expondo minha empresa? Na verdade postei, para compartilhar a experiencia e como as vezes uma simples verificaçao pode salvar sua empresa.

No meu caso, de todos os meus problemas muitos vao falar, bom em contrato diz que não sou responsavel pelos backups de meus clientes, então, esquece o servidor, manda comunicado, e vida continua, porem, tem uma coisa, as pessoas afetadas sao MEUS CLIENTES, e estou, e estamos fazendo, e faremos de tudo para recuperar todos seus sites.

Mais o que me doe mesmo, é que por causa de um simples erro e de minha equipe, o seja MEU ERRO, se eles tive-sem verificado o backup remoto (pego no pe no minimo 2 vezes por mes sobre a geraçao dos mesmos, junto com a verificaçao se estava tudo ok) e sempre me foi dito que estava tudo ok, que os backups estavan sendo enviados remotamente, que o sistema estava ok, etc. Mais na verdade o sistema de backup remoto, estava enviado, e criando, mais somente a pasta com a nova data MAIS NÃO OS BACKUPS, se minha equipe tivese se dado o trabalho de verificar, abrir a pasta e constatar o erro, nao estaria passado pelo que estou passando e ou fazendo passar meus clientes pelo meu problema atual, pois teria o backup de TODOS os websites. E tudo teria sido resolvido em poucas horas. mais nao, é tudo por falta de uma simples checagem.

Galera, sempre que gabei de ter backups remotos e tinha, mais hoje aprendi que nao basta ter, tem que ver, olhar TODO dia se esta tudo ok, confirmar, e especialmente aprendi que cuidar de um cliente mesmo que seja de 5 reais por mes, estes muitas vezes valem muito mais que aquele que pagam 200 mensais...

Que sirva de experiencia, e quem quizer acompanhar meu problema, no link abaixo de meu blog esta o post oficial:

http://webinhost.com.br/blog/status/instabilidade-no-servidor-alfa-linux-usa-2

Ah mais uma dica! munca suma, de as caras, abra seu MSN, Skype, Atenda o telefone e principalmente conte a verdade, sempre!

é claro que perdera clientes, muitos vao xingar, outros vão se aproveitar (e como) outros vao de tar as costas, e esquecer que quando precisou vc ajudou, mais .... isso e só um detalhe, pois quando vc resolver, seus clientes que ficaram irao valorizar sua empresa ainda mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte ai.

Eu ainda estou me preparando nessa área de backup.

Peguei um script na internet, bem antigo, e corrigi mas não é o que preciso.

Estou me preparando para utilizar somente o Kloxo e a funcionalidade de backup dele, mas ainda não testei tudo.

Por enquanto está ok, 1 vez por semana gero os backups na mão, são poucos clientes, do cPanel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não irei lhe parabenizar pelo simples fato de que isso é o que tem que ser feito! Ser transparente, por que esse é seu dever e não algo onde as pessoas devam lhe parabenizar como se isso fosse algo excepcional!Então amigo, desejo muita sorte pra você, que tudo de certo aí, com certeza você vai encontrar uma solução para este problema, do coração mesmo fera, nem imagino o que é tratar com essa quantidade de clientes, nem quero pensar como eu faria pra solucionar isso, mas parcero, nem preciso dizer que o que você precisar a comunidade inteira está aqui pra te ajudar, certo?!Abraços e tudo de bom parceiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo isso e algo de se parabenizar sim.

Apesar de ser obrigação, quantas empresas passam por isso e não divulga nenhuma nota, apenas informa diretamente com os clientes que estão efrentando o problema.

A iniciativa e de um estrangeiro mesmo, por que nós brasileiros sempre tentamos esconder para não "queimar" a empresa.

Sempre que passo por algum problema informo no BLOG ou Twitter e os clientes agradeçem...

Abraços e bons negocios a todos!

Gerenciador Financeiro? www.isistem.com.br - Ads em sites? www.upeex.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Integridade de backup é TUDO hoje em dia.

É extremamente complexo manter um backup funcionando em larga escala (pensa, se tiver uns 4 TB de arquivos) todos arquivos pequenos (< 20k) é demorado e pode dar problemas sem mais nem menos (geralmente se fazer copias com HDs SATA normais ou mesmo via rede, até gerar um tar de todos os arquivos as vezes nem terminou 1 backup e já começa outro).

Boa sorte ai com a resolução do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?