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Multa por atraso


Visitante Stonelayer

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Ah, também:

eu não me importo em pagar R$ 1,00 em um boleto, pois posso escolher entre aquela empresa, que é boa para o que eu preciso, e outra, que é um lixo velho e não presta.

Exceto se for para o governo, pois além de pagar uma car4lhada de impostos, eu não tenho escolha, ou pago, ou me ferro, estou preso à eles.

Rodrigo, não é questão de se importar ou não. É contra a lei. Se eles tem esse custo, então que embutam no preço deles. Que a hospedagem, ao invés de ser anunciada como R$ 12,90, seja anunciada como R$ 13,90 e eles disputem mercado como todo mundo que anuncia seu preço com os custos de cobrança já inclusos.

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Entre no CHAT e solicite, eu não tenho aqui.

Também gostaria desta informação - pois a que tenho conhecimento, abalizada por um advogado especialista em CDC é que jamais em hipótese alguma pode ser cobrada - a não ser que seja uma instituição financeira que esteja prestando diretamente o servidor de emissão/cobrança ao consumidor/cliente, ou seja, o próprio banco.

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Também gostaria desta informação - pois a que tenho conhecimento, abalizada por um advogado especialista em CDC é que jamais em hipótese alguma pode ser cobrada - a não ser que seja uma instituição financeira que esteja prestando diretamente o servidor de emissão/cobrança ao consumidor/cliente, ou seja, o próprio banco.

Duran, vc é das antigas e sabe o que diz. Tem empresa (de fato) há anos. Essa meninada não faz ideia do que fala ou repete. É só vc ver alguma discussão sobre sistemas de pgto (moip, f2b, pagseguro, etc). Aparece um dizendo: "MOIP é realmente a melhor, não tem comparação". Aí vc pergunta: "Quantas cobranças vc emite por mês?" Ele responde: "umas 6, comecei há 2 meses".

Poha!

Outro exemplo:

"Pode mandar email sim, pq de acordo com a lei xxxx, um e-mail não pode ser considerado spam se tiver blá blá blá…”

Essa tal lei não existe. Essa regra, não existe. Alguém inventou isso, ele leu e saiu replicando como se fosse verdade.

É a mesma coisa com a taxa do boleto. Alguém escreveu o que 'achava', outro (que certamente cobra do cliente essa taxa) leu, e disse: "Opa, tá aí a minha justificativa". E saiu replicando, como se ao convencer os outros do erro, ele se sentisse menos errado.

A questão é simples e evidente: O fornecedor não pode repassar, em paralelo ao preço, seus custos operacionais para o cliente. É isso. Qualquer coisa diferente é blá blá blá.

Abs

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@Malcriado

Cara, eu não fico salvando tudo nos favoritos, e nem fico pesquisando na internet coisas que, no momento, não são necessárias.

E, conforme eu disse, tudo bem, se o cara acha ilegal (eu não cobro a taxa, me refiro aos meus fornecedores), que vá em um lugar que não cobre. Ninguém está obrigando ele a comprar com aquela empresa, mas, se o que o cara quer é ganhar dinheiro colocando um processo na referida, vá em frente, é brasileiro mesmo..

Então tá, se você está certo, tudo bem, peço desculpas.

Mas, o inicial do tópico era a multa no pagamento, você começou nesta de taxa de boleto, não tem ligação com a multa que é adicionada no pagamento.

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@Malcriado

Cara, eu não fico salvando tudo nos favoritos, e nem fico pesquisando na internet coisas que, no momento, não são necessárias.

E, conforme eu disse, tudo bem, se o cara acha ilegal (eu não cobro a taxa, me refiro aos meus fornecedores), que vá em um lugar que não cobre. Ninguém está obrigando ele a comprar com aquela empresa, mas, se o que o cara quer é ganhar dinheiro colocando um processo na referida, vá em frente, é brasileiro mesmo..

Então tá, se você está certo, tudo bem, peço desculpas.

Mas, o inicial do tópico era a multa no pagamento, você começou nesta de taxa de boleto, não tem ligação com a multa que é adicionada no pagamento.

Rodrigo, fica tranquilo, não precisa se desculpar. Isso não é uma disputa. É só um debate sobre um assunto onde, no final das contas, todos sairão ganhando pois vai gerar mais material de consulta.

Quanto ao consumidor procurar outro lugar que não cobre, acho que vc não entendeu. Não tem essa história Rodrigo. Não é uma cobrança opcional, que vc pode fazer e se o cliente não gostar que procure outro lugar. É contra a lei. Não pode fazer. Se vc fizer, vai se expôr juridicamente. Eu ainda não sei se o UOL faz. Mas sei que a 100br faz. Ambos estão se expondo. Mas minha pergunta é: Vc tem o tamanho deles? Se tiver e achar que vale a pena na ponta do lápis, como certamente é o caso deles, vá em frente. Não estou aqui defendendo posições morais ou ingênuas. Estou apenas corrigindo quem disse que pode ser cobrado. Não pode.

Sobre vc dizer que o cara é 'brasileiro mesmo', se referindo a ele ser malandro querendo se dar bem em cima de um processo contra a empresa que cobrou a taxa, é exatamente o contrário. Quem quis se dar bem foi justamente a empresa que cobrou indevidamente. Não quem defendeu seu direito (seja com a intenção que for).

Eu sei que o tópico é sobre a cobrança da multa, mas no decorrer da conversa a taxa do boleto foi abordada várias vezes. Dá uma conferida pra ver.

Abs

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Bom, cheguei a duas conclusões. A mais antiga e que eu já sabia era que não se deve cobrar taxa de boleto. Se você faz isso, estás errado e correndo um grande risco de perder clientela ou ser processado, perdendo muito mais que os trocados (um ou dois reais) que você cobra a mais. A outra conclusão é que é válido cobrar até 2% de multa de atraso mensal + multa de atraso diária de 0.33%. Mas como cobrar essa taxa diária no WHMCS se ele permite apenas uma modalidade?

Ou seja: a nova questão do tópico é: como cobrar a multa diária lado a lado com a multa mensal? A Angel disse que tem um hook ou outro work around para isso, mas o passo a passo ainda está para ver a luz do dia em breve.

Stone, eu não lembro exatamente como se configura isso no WHMCS, pois como os pgtos aqui são 'vincendos', ou seja, os serviços são pré-pagos (paga e usa), não cobramos multa nem juros. Aliás, nem podemos.

Mas sobre os juros, acho que nem é 0,33%. Mas sim, 0,033%. Pq se eu não me engano, não pode ultrapassar 1% ao mês. Do outro jeito vc está cobrando, está dando 10% ao mês. Mas veja bem, quanto a isso eu NÃO TENHO CERTEZA. Seria bom consultar alguém mais fundamentado.

Abs

Editado por Malcriado
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Aqui eu cobro valores fixos. R$3,50 de multa por atraso e R$0,35 por dia de juros. E o custo do boleto eu já deixo embutido no valor da mensalidade.

Fez correto com relação ao custo do boleto. Quanto aos valores de multa e juros, depende do valor do seu serviço. Lembre-se o limite da multa é de 2%.

Abs

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