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Multa por atraso


Guest Stonelayer

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Guest Stonelayer

Olá amigos.

Andei pesquisando e vi que de acordo com o CDC, não se pode cobrar mais do que 2% de multa por atraso do pagamento. Mas vi que se você trabalha com aluguel de imóveis, por exemplo, pode chegar a cobrar até 20% de multa por ser algo relativo a aluguel. Então, qual a porcentagem certa a se cobrar daqueles que demoram mais a pagar uma fatura?

Tecnicamente, trabalhamos com aluguel de espaço e recursos de um servidor para hospedar um site, mas né. Alguém pode explicar isso direito?

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Tem gente aqui que vai pagar o boleto maldito no último dia do mês, e numa SEXTA, aí ele não compensa, eu dou mais 1 dia, mas, se ainda não aprovou (vai ser domingo daí), eu bloqueio, mas aí não tem como cobrar taxa..

Se for daqueles que vem com 5 pedras na mão, pra cima da empresa, coloco uma taxa de R$ 4,00, na próxima fatura, pois o acesso teve de ser restaurado.

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O mesmo aqui. É o que determina a lei 9.298/96 e o CDC. Também não pode incluir a taxa de boleto. Este é um custo da empresa e não do consumidor.

Este custo não pode ser cobrado se a empresa não oferecer outros métodos de pagamento que não incluam taxas, como cartão, etc.

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A Cobrança normal é de 2% depois de x dias de atraso, o serviço como é pré pago pode ser suspenso no primeiro momento em que a fatura esta em debito, visto que o mesmo é pré pago e sem necessidade de ter cobrança de multa. Quanto a taxa do boleto a mesma so não é cobrada caso exista o pagamento de taxa administrativa, como acontece em financeiras por exemplo. Se não existe taxa administrativa pode ser comprado.

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