Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crescimento do mercado de revenda

vmneto

Posts Recomendados

Eu concordo em termos. Acho que é realmente o mercado é pulverizado e isso é bom. Realmente boa parte dos clientes vem por indicação. Mas nem todas agencias tem condições "técnicas" de manter a parte de Hospedagem do cliente.

Para atender bem um cliente de Hosting não basta escolher uma boa revenda e sair vendendo. Tem que ter um minimo de conhecimento para o suporte tecnico, uma configuração de e-mail, um esclarecimento a cerca da renovação do domínio, uma explicação do funcionamento do cpanel, uma explicação de como usar o webmail e outros detalhes que no fundo fazem a diferença. Não são conhecimentos dificeis de adquirir mas que na maioria das vezes o pessoal da agencia não tem e muito menos tem uma pessoa na equipe para olhar isso.

Quer um exemplo? Em um post anterior cometei que ainda possuo duas revendas da epoca em que eu pegava revenda (antes dos vps e por fim dos dedicados), mantenho essas revendas porque estão funcionando bem e o custo mensal nao compensa o trabalho de migrar todos clientes para um dedicado meu. Uma destas revendas é justamente na Netrevenda. Nesta revenda possuo alocado alguns sites de uma agencia parceira minha. Essa agencia pega o plano comigo bem mais barato e vende pro cliente deles.

No mês passado meu parceiro me ligou falando que um dos clientes dele estava reclamando que vários e-mails não estavam chegando para os destinatarios dele. Ele mandava os e-mails e o cara que deveria receber disse que não tinha recebido. Meu parceiro não sabia o que fazer, obvio pois não mexe com a parte tecnica. Bom pedi que me informasse alguns exemplos de destinatrios com problema e ele me passou um do yahoo, um do google, um do uol e um da prefeitura aqui da cidade (onde conheço o responsavel pelo serviço de e-mail). Como temos contas em vários serviços de e-mail gratis pedi que enviasse um e-mail para minhas contas de testes no yahoo, google e uol além um pra prefeitura. Todos chegaram normalmente. Ele viu as respostas e pronto o assunto findou-se ai porque não era problema tecnico do servidor. Esse mês ele me ligou informando que o cliente cancelou com ele porque estava reclamando que vários e-mails continuam sem chegar para os destinatários e ele não sabia como resolver. Este é apenas um exemplo em que varias agencias não conseguem suprir as necessidadas tecnicas dos clientes de hospedagem.

Pois bem agora eu pergunto para vocês basta ter uma boa revenda? O fato da revenda ser gerenciada resolve a necessidade de seu atendimento tecnico junto ao cliente? Claro que não... hospedar com qualidade exige bem mais que ter apenas um bom fornecedor. Um bom forncedor é apenas o inicio do processo todo.

Já vi pelo menos umas 4 agencias que começaram com hospedagem também e depois voltaram apenas para o desenvolvimento. São ramos diferentes, formas de atendimento diferentes, formas de cobrança diferente. Uma agencia pode hospedar seus clientes com qualidade agregando varios serviços? Claro que sim... mas vai ter que ter uma equipe (nem que seja de 1 pessoa) preparada para isso e isso não é dito na frase: "Se você é desenvolvedor ou possui uma agência digital, por que não entrar no mercado de hospedagem também?"

Claro que concordo que o @vmneto tem que incentivar o pessoal a entrar no ramo. Ele está certissimo... errada é a pessoa que acha que é realmente a coisa mais simples do mundo e que qualquer bipede pode fazer com as maos amarradas nas costas.

Obs.: No caso do meu parceiro eu nao podia assumir um suporte mais proativo porque o cliente dele se quer tinha ideia da nossa existencia. Sabe quem pegou o cliente do meu parceiro? O cara que cuida da manutençao das maquinas que tem uma revenda na locaweb ... hahaha

Editado por eloimarquessilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloi,

É isso mesmo, tem que ter um pouco de conhecimento (ou vontade de aprender e fuçar) como também preparar a empresa para prestar o atendimento. Mas veja que isso acontece para qualquer negócio, senão seria muito fácil montar algo assim sem preparação nenhuma, só lucro não é? rsrs

Se a agência quer entrar nesse mercado também, ela precisa se preparar sim. O que quero dizer no artigo é que pode ser sim muito lucrativo, não que a agência não precise fazer nada, que é uma mina de ouro rsrs.

Esse é um assunto que vale muitos outros posts, mas não quis falar mais senão iria virar um livro! Tem também vários perfis de agências, aquelas que pegam uma revenda simples, aquelas com uma revenda intermediária, aquelas que tem porte maior e querem um cloud gerenciado, outras pegam apenas para hospedar certas campanhas grandes e por aí vai.

Mas independente do porte ou perfil da agência, o resumo desse artigo é pra mostrar que é um mercado que cresce muito e pode ser sim muito interessante para quem quiser ingressar.

Link para o comentário

Mas no momento o mercado está instável numa parte de revendas. São muitas pessoas abrindo revendas hoje e fechando amanhã.

Os clientes estão ficando indecisos não sabem em qual empresa confiar seus dados.

Hoje os clientes estão mais críticos e procuram qualidade e responsabilidade da empresa com qual irão trabalhar.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?