Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DICA] Cuidado com o INODE !

Alexandre Duran

Posts Recomendados

Caros a algum tempo venho notado um problema com um VPS contratado por um cliente nosso junto a server4you.com que é o limite de INODE configurado.

Sempre que vc ver um anuncio de VPS oferecendo muito espaço em disco (independente de ser XEN, OPENVZ ou VIRTUOZZO) pergunte a empresa qual o limite máximo de INODES possíveis.

Basicamente o INODE define o limite de quantos arquivos você poderá gravar em disco, independente do volume dos mesmos.

Digo isso pois a server4you é uma piada de mau gosto, o limite de INODE é extremamente baixo, impossibilitando hostear alguns projetos (como galeria de fotos por exemplo ou emailmarketing). Esse cliente tem 100gbs de espaço, mas hoje só consegue usar 6% no máximo.

Para saber quanto seu VPS tem de limite execute via SSH:

df -i -h
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for solicitado eles não aumentam esse valor ?

A server4you empurra um plano maior (e mais caro).

Mas o problema é o principio da coisa. É oferecido 100gbs de espaço em disco, mas como eles limitam muito os inodes é impossível voce usa-lo para projetos em que existam muitos arquivos gravados em disco. O pior é que este cliente pagou um ano e não tem mais como cancelar e pedir a devolução (nem via paypal).

Eu postei esta dica para que outros tb caiam na mesma armadilha.

Já existem agora 3 empresas na minha lista negra: vrtservers.com (tão queimada no mercado que mudou de nome, mas é a mesma porcaria), ServerPronto.com (este são estelionatários mesmo, marginais) e agora server4you.com

Link para o comentário

Eu já tive uma vez problemas com INODE em um Dedicado.. era porque eu tinha muitos arquivos mesmo.

A quantidade de INODEs é proporcional ao tamanho da partição. Por isso na VPS acaba sendo pouco...

Talvez eles nem estejam limitando, é culpa do espaço mesmo.

Você pode resolver isso mudando o sistema de arquivos de EXT3 para XFS. O XFS tem muito permite muitos mais inodes!

Link para o comentário

Vou reviver este tópico por um bom motivo.

Lasquei-me!

Tudo bem que era um vps barato, até demais.

Estava usando para estudo e tinha colocado alguns poucos sites para ir aprendendo a usar o Kloxo.

Ok ok, com 3 sites apenas 80MB de arquivos dos sites e 2.66GB usado no total não posso mais utilizar o espaço.

VPS contratado na VolumeDrive com 50GB, 1GB de memória.

Filesystem            Inodes   IUsed   IFree IUse% Mounted on

/dev/simfs              196K    196K       0  100% /

Ia ter que mudar para um VPS de maior qualidade para colocar todos os sites mesmo, só resta adiantar os planos. ;p

Editado por JMonteiro
Link para o comentário

Vou reviver este tópico por um bom motivo.

Lasquei-me!

Tudo bem que era um vps barato, até demais.

Estava usando para estudo e tinha colocado alguns poucos sites para ir aprendendo a usar o Kloxo.

Ok ok, com 3 sites apenas 80MB de arquivos dos sites e 2.66GB usado no total não posso mais utilizar o espaço.

VPS contratado na VolumeDrive com 50GB, 1GB de memória.

Filesystem            Inodes   IUsed   IFree IUse% Mounted on

/dev/simfs              196K    196K       0  100% /

Ia ter que mudar para um VPS de maior qualidade para colocar todos os sites mesmo, só resta adiantar os planos. ;p

No caso do KLOXO verifique no diretório de bounces dos emails:

cd /home/lxadmin/mail/domains/DOMINIO.COM.BR/bounce/Maildir/

Diretórios cur e new

Link para o comentário

Foi só falar com o suporte e eles aumentaram o limite.

Vou manter esse vps para testes, mas aprendi a lição.

ciber8, cara, quando contratei esse vps era pra estudo e mesmo agora não esta em uso comercial.

Não generalize, o que você colocou é uma verdade, mas não neste caso.

Eu quis economizar, mas não onde presto serviço aos outros.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?