Alexandre Duran Postado Maio 20, 2011 Compartilhar Postado Maio 20, 2011 Caros a algum tempo venho notado um problema com um VPS contratado por um cliente nosso junto a server4you.com que é o limite de INODE configurado. Sempre que vc ver um anuncio de VPS oferecendo muito espaço em disco (independente de ser XEN, OPENVZ ou VIRTUOZZO) pergunte a empresa qual o limite máximo de INODES possíveis. Basicamente o INODE define o limite de quantos arquivos você poderá gravar em disco, independente do volume dos mesmos. Digo isso pois a server4you é uma piada de mau gosto, o limite de INODE é extremamente baixo, impossibilitando hostear alguns projetos (como galeria de fotos por exemplo ou emailmarketing). Esse cliente tem 100gbs de espaço, mas hoje só consegue usar 6% no máximo. Para saber quanto seu VPS tem de limite execute via SSH: df -i -h Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rhuan Postado Maio 20, 2011 Compartilhar Postado Maio 20, 2011 Se for solicitado eles não aumentam esse valor ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Maio 20, 2011 Autor Compartilhar Postado Maio 20, 2011 Se for solicitado eles não aumentam esse valor ? A server4you empurra um plano maior (e mais caro). Mas o problema é o principio da coisa. É oferecido 100gbs de espaço em disco, mas como eles limitam muito os inodes é impossível voce usa-lo para projetos em que existam muitos arquivos gravados em disco. O pior é que este cliente pagou um ano e não tem mais como cancelar e pedir a devolução (nem via paypal). Eu postei esta dica para que outros tb caiam na mesma armadilha. Já existem agora 3 empresas na minha lista negra: vrtservers.com (tão queimada no mercado que mudou de nome, mas é a mesma porcaria), ServerPronto.com (este são estelionatários mesmo, marginais) e agora server4you.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Postado Maio 21, 2011 Compartilhar Postado Maio 21, 2011 Eu já tive uma vez problemas com INODE em um Dedicado.. era porque eu tinha muitos arquivos mesmo. A quantidade de INODEs é proporcional ao tamanho da partição. Por isso na VPS acaba sendo pouco... Talvez eles nem estejam limitando, é culpa do espaço mesmo. Você pode resolver isso mudando o sistema de arquivos de EXT3 para XFS. O XFS tem muito permite muitos mais inodes! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redirect Postado Maio 22, 2011 Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Qual a quantidade de inode razoável para cada 10 ou 20GB? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Maio 22, 2011 Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Qual a quantidade de inode razoável para cada 10 ou 20GB? Geralmente não se é limitado, mas quando se é deve-se analisar a partir do DF. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Julho 15, 2011 Compartilhar Postado Julho 15, 2011 (editado) Vou reviver este tópico por um bom motivo. Lasquei-me! Tudo bem que era um vps barato, até demais. Estava usando para estudo e tinha colocado alguns poucos sites para ir aprendendo a usar o Kloxo. Ok ok, com 3 sites apenas 80MB de arquivos dos sites e 2.66GB usado no total não posso mais utilizar o espaço. VPS contratado na VolumeDrive com 50GB, 1GB de memória. Filesystem Inodes IUsed IFree IUse% Mounted on /dev/simfs 196K 196K 0 100% / Ia ter que mudar para um VPS de maior qualidade para colocar todos os sites mesmo, só resta adiantar os planos. ;p Editado Julho 15, 2011 por JMonteiro Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ciber8 Postado Julho 15, 2011 Compartilhar Postado Julho 15, 2011 É amigo, só lamento mesmo, o barato sempre sair caro, em geral sempre querem economizar e está o problema. O maior problema ainda é explicar para as antas dos clientes. TI está complicado mesmo. Abraço Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Julho 15, 2011 Autor Compartilhar Postado Julho 15, 2011 Vou reviver este tópico por um bom motivo. Lasquei-me! Tudo bem que era um vps barato, até demais. Estava usando para estudo e tinha colocado alguns poucos sites para ir aprendendo a usar o Kloxo. Ok ok, com 3 sites apenas 80MB de arquivos dos sites e 2.66GB usado no total não posso mais utilizar o espaço. VPS contratado na VolumeDrive com 50GB, 1GB de memória. Filesystem Inodes IUsed IFree IUse% Mounted on /dev/simfs 196K 196K 0 100% / Ia ter que mudar para um VPS de maior qualidade para colocar todos os sites mesmo, só resta adiantar os planos. ;p No caso do KLOXO verifique no diretório de bounces dos emails: cd /home/lxadmin/mail/domains/DOMINIO.COM.BR/bounce/Maildir/ Diretórios cur e new Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Julho 15, 2011 Compartilhar Postado Julho 15, 2011 Foi só falar com o suporte e eles aumentaram o limite. Vou manter esse vps para testes, mas aprendi a lição. ciber8, cara, quando contratei esse vps era pra estudo e mesmo agora não esta em uso comercial. Não generalize, o que você colocou é uma verdade, mas não neste caso. Eu quis economizar, mas não onde presto serviço aos outros. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados