aleroel Postado Dezembro 8, 2011 Postado Dezembro 8, 2011 (editado) Verificação do virus/trojam no servidor é simples, porem muitos poucos fazem. Existe esta opção no painel CPANEL (caso vc tenha o clamavconnector instalado), mas poucos usuários fazem uma varredura. Portanto, acesse seu servidor via SSH e no mesmo execute: Isso atualiza o arquivo de index do anti-virus. e depois: O que gosto de fazer é gerar um arquivo virus.txt no diretório /home do usuário pra que ele tenha acesso a este relatório: Assim ele pode baixa-lo e verificar os arquivos que estão infectados. Eu sempre dou 48/72 horas para ele verificar, após isso deletamos os arquivos. DuranDuran Usuario seria o ROOT? ou as contas de cada cliente? Editado Dezembro 8, 2011 por aleroel
Visitante Postado Dezembro 8, 2011 Postado Dezembro 8, 2011 DuranDuran Usuario seria o ROOT? ou as contas de cada cliente? Root.
Jordan Miguel Postado Dezembro 9, 2011 Postado Dezembro 9, 2011 Dica: for usuario in `ls -A /var/cpanel/users`; do clamscan -ri /home/$usuario > /home/$usuario/virus.txt; done for usuario in `ls -A /var/cpanel/users`; do chmod 755 /home/$usuario/virus.txt; done for usuario in `ls -A /var/cpanel/users`; do chown $usuario:$usuario /home/$usuario/virus.txt; done Atenção: Não testado, montei vendo a dica do duran.. Deve escanear cada usuário e escrever um txt em cada conta chamado virus.txt com os resultados.
Erle Carrara Postado Dezembro 10, 2011 Postado Dezembro 10, 2011 Usando as dicas acima eu montei o seguinte script e salvei ele em /scripts/virus_scan.sh e coloquei no meu crontrab pra rodar todas as madrugadas. #!/bin/bash mkdir -p /var/logs/viruses find /var/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; for u in `ls -A /var/cpanel/users` do clamscan -ri /home/$u > /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt mkdir -p /home/$u/logs/viruses/ find /home/$u/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; ln -s /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt /home/$u/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`.txt chmod 755 /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt chown $u:$u /home/$u/virus.txt done Ele salva os logs de vírus dos usuários, apagando os mais antigos (30 dias no exemplo acima).
Alexandre Duran Postado Dezembro 11, 2011 Autor Postado Dezembro 11, 2011 Usando as dicas acima eu montei o seguinte script e salvei ele em /scripts/virus_scan.sh e coloquei no meu crontrab pra rodar todas as madrugadas. #!/bin/bash mkdir -p /var/logs/viruses find /var/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; for u in `ls -A /var/cpanel/users` do clamscan -ri /home/$u > /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt mkdir -p /home/$u/logs/viruses/ find /home/$u/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; ln -s /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt /home/$u/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`.txt chmod 755 /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt chown $u:$u /home/$u/virus.txt done Ele salva os logs de vírus dos usuários, apagando os mais antigos (30 dias no exemplo acima). ?Muito boa dica, lembrando que CLAMAV sempre aumenta o load do servidor (principalmente I/O). Procure executar sempre fora do horário de backup.
Posts Recomendados