aleroel Postado Dezembro 8, 2011 Compartilhar Postado Dezembro 8, 2011 (editado) Verificação do virus/trojam no servidor é simples, porem muitos poucos fazem. Existe esta opção no painel CPANEL (caso vc tenha o clamavconnector instalado), mas poucos usuários fazem uma varredura. Portanto, acesse seu servidor via SSH e no mesmo execute: Isso atualiza o arquivo de index do anti-virus. e depois: O que gosto de fazer é gerar um arquivo virus.txt no diretório /home do usuário pra que ele tenha acesso a este relatório: Assim ele pode baixa-lo e verificar os arquivos que estão infectados. Eu sempre dou 48/72 horas para ele verificar, após isso deletamos os arquivos. DuranDuran Usuario seria o ROOT? ou as contas de cada cliente? Editado Dezembro 8, 2011 por aleroel Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 8, 2011 Compartilhar Postado Dezembro 8, 2011 DuranDuran Usuario seria o ROOT? ou as contas de cada cliente? Root. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Dezembro 9, 2011 Compartilhar Postado Dezembro 9, 2011 Dica: for usuario in `ls -A /var/cpanel/users`; do clamscan -ri /home/$usuario > /home/$usuario/virus.txt; done for usuario in `ls -A /var/cpanel/users`; do chmod 755 /home/$usuario/virus.txt; done for usuario in `ls -A /var/cpanel/users`; do chown $usuario:$usuario /home/$usuario/virus.txt; done Atenção: Não testado, montei vendo a dica do duran.. Deve escanear cada usuário e escrever um txt em cada conta chamado virus.txt com os resultados. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Erle Carrara Postado Dezembro 10, 2011 Compartilhar Postado Dezembro 10, 2011 Usando as dicas acima eu montei o seguinte script e salvei ele em /scripts/virus_scan.sh e coloquei no meu crontrab pra rodar todas as madrugadas. #!/bin/bash mkdir -p /var/logs/viruses find /var/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; for u in `ls -A /var/cpanel/users` do clamscan -ri /home/$u > /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt mkdir -p /home/$u/logs/viruses/ find /home/$u/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; ln -s /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt /home/$u/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`.txt chmod 755 /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt chown $u:$u /home/$u/virus.txt done Ele salva os logs de vírus dos usuários, apagando os mais antigos (30 dias no exemplo acima). Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Dezembro 11, 2011 Autor Compartilhar Postado Dezembro 11, 2011 Usando as dicas acima eu montei o seguinte script e salvei ele em /scripts/virus_scan.sh e coloquei no meu crontrab pra rodar todas as madrugadas. #!/bin/bash mkdir -p /var/logs/viruses find /var/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; for u in `ls -A /var/cpanel/users` do clamscan -ri /home/$u > /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt mkdir -p /home/$u/logs/viruses/ find /home/$u/logs/viruses/ -mtime +30 -exec rm -rf {} \; ln -s /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt /home/$u/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`.txt chmod 755 /var/logs/viruses/`date +%m-%d-%Y`/$u.txt chown $u:$u /home/$u/virus.txt done Ele salva os logs de vírus dos usuários, apagando os mais antigos (30 dias no exemplo acima). ?Muito boa dica, lembrando que CLAMAV sempre aumenta o load do servidor (principalmente I/O). Procure executar sempre fora do horário de backup. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados