Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dica] Fazendo backup em outro servidor


Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Vou dar essa dica de fazer backup em outro servidor, acredito que possam existir muitas outras maneiras, quem tiver outras soluções pode ficar a vontade e postar aqui se quiser ok

Desta vez não tem mais desculpas de perder dados por isso ou por aquilo, acredito que o investimento é baixo e o objetivo da dica é justamente para quem é leigo no assunto (acho que não tem como ser mais fácil do que isso)

Vamos lá.

Primeiro de tudo, você vai precisar tirar o escorpião do bolso e adquirir algum script p/ gerar backup automaticamente e enviar para um servidor remoto.

Soluções nacionais (NÃO TESTEI NENHUMA DELAS, MAS ACHO CONVENIENTE INDICAR), seria o script do Jaime, do Jordan e do Alexandre (acredito que todos tem cadastro aqui no forum)

Eu utilizo um script gringo que cria backup com intervalo de tempos.

OBS: Não vou colocar link de ninguém porque estou com preguiça.

A outra questão agora, é um servidor de baixo custo para enviar os arquivos compactados via ftp.

Garimpando, acredito que você terá várias opções, vou citar alguns nomes (burst, citynethost e fdcserver)

OBS: Não tenho certeza que uma revenda ilimitada aceite fazer storage hehehehe

Minha sugestão, é que instale o kloxo no vps, é grauito, bastante intuitivo, e no meu caso que utilizo uma solução semelhante está a varios meses firme forte e rigido.

A instalação do kloxo pode ser visto neste forum (em português):

http://forum.lxcenter.org/index.php?t=tree&th=14910&

OBS: Se tiver preguiça de ler o tópico do colega Walter, sabia que a instalação do Kloxo consistem em dar um ou dois comandos no terminal e esperar o processo terminar, depois disso, basta acessar o painel e será conduzido a fazer alguns procedimentos básicos de segurança e configuração.

Depois disso, basta criar uma conta de usuário (para ter acesso ao ftp)

789281-55201193056pm.png

Então acesse o ftp dessa conta que você criou para ver se está tudo ok.

Agora vamos voltar ao servidor principal onde estão as contas dos Clientes;

Configure seu script de backup de acordo com a orientação do desenvolvedor

E configure para enviar para o ftp da conta que acabou de criar no servidor destino.

Depois disso, configure o Cron para rodar este script sempre que precisar:

Exemplo:

99710-55201193604pm.png

Pronto, agora seu servidor principal vai enviar backup automaticamente para o servidor destino.

Segue abaixo uma linha de comando para você utilizar no Cron do servidor destino:

/usr/bin/find /home/backup/backup.info -mtime +7 -delete

OBS: Neste exemplo acima, eu criei uma conta no servidor destino com domínio backup.info e estou solicitando a remoção dos arquivos que tenham mais de 7 dias nessa pasta.

Ao clicar na conta criada no kloxo, o Cron está logo no início do painel:

613762-55201195808pm.png

É isso ai pessoal,

Espero que essa dica ajude quem está começando e/ou quem já teve problemas com falta de backup!!!

Neste exemplo eu posso afirmar que o custo é baixo

O unico data center que testei destes de baixo custo foi o citynethost, quem tiver interesse, eles voltaram com a promoção de $2,50 para vps com 512mb e 50gb de espaço em disco

Para acessar a promoção do citynethost.com, lá em baixo no link "members login" você vai acessar o whmcs deles, então espere carregar a timeline do twitter e poderá clicar no link da promoção.

:)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo também 3 VPS da citynet com kloxo, mas com 120Gb ($ão ótimos para isso), mas utilizo o sistema de Backup do WHM, o único problema fica por conta dos bancos postGreSQL que não entram no esquema e, uso uma solução tosca separada, gostaria que alguém me informasse se algum dos os Scripts dos colegas citados acima realiza o backup das bases portGreSQL junto.

Editado por Jonas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria que alguém disponibilizasse um script de backup via FTP pronto né...

Achei alguns scripts prontos, mas nenhum desses funcionou no meu CentOS 5.5:

http://www.desenvoltec.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=11

http://www.cyberciti.biz/faq/linux-unix-autologin-cron-ftp-script/

Se alguém estiver utilizando um que funcione e pudesse postar aqui pro pessoal, eu ficaria muito grato.

Atenciosamente,

Igor Barros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?