Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Integração de LLM com DirectAdmin

Featured Replies

Postado

Pessoal,

Estou iniciando estudos de integração de LLM com DirectAdmin

Confesso que não sei se estou tentando reinventar a roda kkkkkk

Em um primeiro momento estou testando apenas via CLI (não quero lidar com os riscos do acesso via navegador ainda kkkk)

• Criei um login keys de uma conta de hospedagem (logins keys é o acesso ao directadmin via api)

• Configurei um arquivo .env com as credenciais de acesso do directadmin e a api da LLM

• Criei um script capaz de fazer a LLM entender que PODE acessar os arquivos da pasta public_html

A LLM pode listar, ler e gravar...

Ainda preciso entender a viabilidade (principalmente utilizando LLM chinesa cuja privacidade é questionável...

Além disso, preciso entender se para o usuário final, vai fazer sentido eventualmente editar o site com linguagem natural.

Por outro lado, as possibilidades são bem interessante (mesmo que não seja utilizada necessariamente pelo usuário final).

Ainda preciso entender quão trabalhoso será editar e restringir cada etapa desse acesso da API via IA para entender se realmente valerá a pena investir tempo nessa empreitada hehehe

Estou enviando um print de um teste simples pedindo para a IA criar um arquivo ( o arquivo foi criado...testei via navegador...)

integracao.jpeg

desempregado

Postado
  • Autor

Pessoal,

Quando eu fui começar a trabalhar nessa integração obviamente comecei a desenvolver de forma mais abrangente.

A ideia inicial era fazer a IA auxiliar os usuários com eventuais problemas no site e a integração tinha regras de restrições rigidas para evitar problemas...Mas no momento da criação da integração eu mantive o acesso normal (sem restrições) e com isso fui criando integrações e cheguei a quase 100 ferramentas...

A exponencialidade da IA é facinante e assustadora ao mesmo tempo kkkkkk

Pois as ferramentas que criei (por meio de IA) permite fazer quase tudo que GERALMENTE os clientes pedem:

• Ler, modificar e criar na pasta public_html

• Gerenciar emails

• Gerenciar zona de dns

• Gerenciar cron

• Gerenciar subdomínios

Como eu não tenho conhecimento em programação, optei por criar em modulos para quando for corrigir ou aprimorar algo, não mexer nos demais...

Separei acesso de revenda e hospedagem

O acesso é feito por meio do logins keys e a restrição de acesso fica a cargo dos comandos ativados na api...

Mas me deparei com um problema que confesso que não estava pensando no inicio desse projeto.

O problema é que me deparei em uma limitação que não consigo escalar kkkk pois para cada acesso eu preciso replicar tudo.

Eu resolveria isso facilmente expondo uma api via http, mas certamente isso seria um grande problema...

Pois já gastei bastante tempo me certificando que a LLM não tem acesso as informações das api's utilizadas e os relatórios também são sanitizados...

Como estou de férias kkk estou trabalhando sempre que consigo uma brecha por aqui...Mas gostaria de chamar a atenção novamente para a exponencialidade, pois basta eu criar um gancho entre meu sistema de suporte com essa integração que a LLM teria condições de ler a solicitação de suporte, interpretar e se julgar pertinente atenderia o chamado (questões relacionados a suporte simples que mencionei acima) e obviamente para atender um chamado desta forma teria que ter um acesso mais amplo.

Continuarei aqui os estudos dessa integração.

E sem querer vender susto aqui ou ser mercador do apocalipse kkkk se você não tem ideia das consequências disso que estou comentando acima, estou colocando prints onde eu peço coisas simples aqui e veja o desempenho da ia utilizando as ferramentas (lembrando que não é uma ia normal...ela tem perfil agentico...

OBS: Quero ver se consigo fazer video desses teste para ser mais interessante

print1.jpeg

print2.jpeg

scrnli_93UXeC7SFsxVlL.png

desempregado

Postado
Em 24/12/2025 em 17:38, chuvadenovembro disse:

Além disso, preciso entender se para o usuário final, vai fazer sentido eventualmente editar o site com linguagem natural.

Usei HostGator por 1 ano e os caras estão fazendo isso na hospedagem deles. A hospedagem usa painel cPanel, porém pela Central do Cliente da HostGator(aquele WHMCS todo modificado deles) você realiza alguns comandos via IA que interage com o cPanel.

As pessoas vão se acostumar com esses recursos em hospedagens grandes, então provedores menores que tiverem esse recurso vão sair na frente.

Tem cliente que paga alguém para criar o site e depois perde contato dessa pessoa e nem contrata outra para auxiliar. Como não entende, abre ticket na hospedagem para auxiliar em coisas que não faz parte do suporte, como por exemplo alterar o número do WhatsApp no site. IA na hospedagem vai ajudar bastante esses tipos de clientes, pois com um comando por exemplo ele altera o telefone no site.

Postado
  • Autor

Minha ideia inicial de integrar a IA com o site do cliente seria justamente para atender esse tipo de demanda, modificações relativamente simples como atualização de endereço, numero de telefone/whatsapp...

desempregado

Postado

Hoje eu tenho IA ativa que interage nos meus servidores, mas é para uso privado, conectei ao telegram para ficar mais comodo.
ainda pretendo adicionar várias outras funções de analise de problemas, consultar como:
site abc.com.br não está abrindo, qual problema? (internamente ele vai nos logs do servidor ou conta e me diz o que está ocasionando para o site não abrir.)

image.png

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Postado
Em 31/12/2025 em 10:06, Marks disse:

Hoje eu tenho IA ativa que interage nos meus servidores, mas é para uso privado, conectei ao telegram para ficar mais comodo.
ainda pretendo adicionar várias outras funções de analise de problemas, consultar como:
site abc.com.br não está abrindo, qual problema? (internamente ele vai nos logs do servidor ou conta e me diz o que está ocasionando para o site não abrir.)

image.png

Tenho uma dúvida muito cruel, você fazendo isso.. está usando API externas, como Gemini, GPT, Claude etc..? Compartilhando dados do seu servidor e clientes para fora do seu ambiente controlado? Essa dúvida beira hoje a minha visão perante a LGPD.

Deixei vários projetos estacionados por conta de conflitos com a LGDP, mesmo que seja apenas uma dúvida simples, por exemplo de uma consulta de IP dentro do meu servidor, ou melhor de um site dentro desse ambiente privado, você não estaria compartilhando dados para fora do seu ambiente?

em 2024 houve vazamento de parte dos bancos públicos do GPT, que levantou uma forte discussão nesse quesito, como você fez para contornar esse, posso dizer.. empecilho?

Postado
  • Autor

Acredito que o marks utiliza algum chatbot para desbloquear ip (se for isso, não tem acesso via llm).

Ja esse projeto que estou trabalhando se eu colocar ele em produção vou deixar claro sobre o uso da api via llm (a llm que estou usando é da z.ai da china), e estou trabalhando em limitar o que a llm pode ver justamente devido problemas com leis de privacidade.

e vale comentar que esse modelo que estou usando é opensource e se eu for bem sucedido na integração, vou partir para um estudo para hospedar o modelo no brasil…

Estou no celular esses dias e não tenho o habito de digitar no celular para comentar mais sobre os detalhes, mas me parece que o cpanel tem um serviço de assistência com llm no roadmap…

E pra quem tiver interesse em se aventurar com isso parece que tem mcp tanto p/ cpanel quanto p/ da no github

desempregado

Postado
Em 31/12/2025 em 16:50, Jean Santos disse:

Tenho uma dúvida muito cruel, você fazendo isso.. está usando API externas, como Gemini, GPT, Claude etc..? Compartilhando dados do seu servidor e clientes para fora do seu ambiente controlado? Essa dúvida beira hoje a minha visão perante a LGPD.

Deixei vários projetos estacionados por conta de conflitos com a LGDP, mesmo que seja apenas uma dúvida simples, por exemplo de uma consulta de IP dentro do meu servidor, ou melhor de um site dentro desse ambiente privado, você não estaria compartilhando dados para fora do seu ambiente?

em 2024 houve vazamento de parte dos bancos públicos do GPT, que levantou uma forte discussão nesse quesito, como você fez para contornar esse, posso dizer.. empecilho?

A lógica que eu uso é a seguinte:

-> Envio a mensagem via Telegram
-> Telegram se conecta ao agent de IA (Webhook n8n)
-> Analisa a solicitação, gera o comando ssh para executar tal ação
-> Ao executar o comando irá retornar o resultado e responder na conversa do telegram

Os dados SSH fica em uma VPS minha onde eu tenho todo fluxo da automação, a única informação do cliente enviada é o endereço IP, no servidor SSH por questão de segurança libero o acesso SSH somente para o meu IP local e o IP da VPS onde a automação está inserida.

Faço algumas verificações que excluem da lista de comandos, comandos que sejam perigosos para a operação do servidor.

Ou seja, a função da IA é apenas gerar o comando necessário para fazer a solicitação que fiz.

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.