Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Duvidas sobre serviço para converter backups do directadmin para cpanel

Featured Replies

Postado

Pessoal,

Criei uma solução para converter backups do directadmin para cpanel.

E pretendo comercializar como serviço, mas gostaria de saber se existe uma demanda pra isso.

Meu objetivo é oferecer para revenda de hospedagem que não tem acesso root do servidor directadmin e usuários que tem seus backups do directadmin em seu poder...

Pretendo ainda tentar expandir para:

Converter backup do Painel CWP para cpanel

E também da kinghost

No momento minha solução é capaz de converter as seguintes informações do backup do directadmin:

- Arquivos da public_html

- Banco de dados com usuário e hash

- Domínio

- Contas de emails e emails recebidos

Eu pensei até mesmo eu automatizar a oferta desse serviço, mas acredito que vou esbarrar com LGPD

Mas para distribuir em forma de script eu teria que me preocupar com licença, criptografia e uma forma de fazer cobrança por backup restaurado (principal objetivo de comercializar esse serviço)

Obrigado desde já para quem decidir comentar algo sobre isso.

desempregado

Postado
  • Administração
Em 06/12/2025 em 22:35, chuvadenovembro disse:

Pessoal,

Criei uma solução para converter backups do directadmin para cpanel.

E pretendo comercializar como serviço, mas gostaria de saber se existe uma demanda pra isso.

Meu objetivo é oferecer para revenda de hospedagem que não tem acesso root do servidor directadmin e usuários que tem seus backups do directadmin em seu poder...

Pretendo ainda tentar expandir para:

Converter backup do Painel CWP para cpanel

E também da kinghost

No momento minha solução é capaz de converter as seguintes informações do backup do directadmin:

- Arquivos da public_html

- Banco de dados com usuário e hash

- Domínio

- Contas de emails e emails recebidos

Eu pensei até mesmo eu automatizar a oferta desse serviço, mas acredito que vou esbarrar com LGPD

Mas para distribuir em forma de script eu teria que me preocupar com licença, criptografia e uma forma de fazer cobrança por backup restaurado (principal objetivo de comercializar esse serviço)

Obrigado desde já para quem decidir comentar algo sobre isso.

A ideia é bem bacana, mas com a debandada das empresas saindo do cPanel e indo para o DA (e quase ninguém fazendo o inverso) acredito que tenha pouca demanda… Mas sempre digo, não é porque não tem demanda que não deve ser feito, aqui na gringa sempre tem gente disposta a pagar por plugins/etc.. que fazem isso.

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Postado
  • Autor
Em 07/12/2025 em 13:34, NullRoute disse:

mas com a debandada das empresas saindo do cPanel e indo para o DA

Se for olhar friamente, meu timming foi péssimo kkkkk estamos a menos de um mês de um novo reajuste do cpanel, em teoria agora é o momento em que provavelmente teria mais gente querendo sair do cpanel hehehe

Mas meu foco seria fazer o usuário converter o backup e utilizar o backup cpanel para ir para outros paineis, então seria tipo uma conversão curinga em que o usuário que não gostou do DA por exemplo, converta pra cpanel para conseguir ir para o CWP por exemplo...

Com relação as duvidas que coloquei, eu analisei melhor e preferi optar por manter como um serviço que o cliente vai fornecer o backup por meio de um google drive por exemplo, se a escala aumentar (que também acho dificil) eu vou automatizando algumas coisas.

Pois a solução foi criada e esta pronta para ser escalada, mas eu teria que me preocupar com muita coisa que tomaria demais meu tempo tanto em tornar o processo automatizado quanto fornecendo o script para o cliente utilizar localmente.

Ainda essa semana eu pretendo adicionar conversão do cwp e do kinghost (este segundo o backup do linux apenas)

desempregado

Postado
Em 08/12/2025 em 00:18, chuvadenovembro disse:

Se for olhar friamente, meu timming foi péssimo kkkkk estamos a menos de um mês de um novo reajuste do cpanel, em teoria agora é o momento em que provavelmente teria mais gente querendo sair do cpanel hehehe

Mas meu foco seria fazer o usuário converter o backup e utilizar o backup cpanel para ir para outros paineis, então seria tipo uma conversão curinga em que o usuário que não gostou do DA por exemplo, converta pra cpanel para conseguir ir para o CWP por exemplo...

Com relação as duvidas que coloquei, eu analisei melhor e preferi optar por manter como um serviço que o cliente vai fornecer o backup por meio de um google drive por exemplo, se a escala aumentar (que também acho dificil) eu vou automatizando algumas coisas.

Pois a solução foi criada e esta pronta para ser escalada, mas eu teria que me preocupar com muita coisa que tomaria demais meu tempo tanto em tornar o processo automatizado quanto fornecendo o script para o cliente utilizar localmente.

Ainda essa semana eu pretendo adicionar conversão do cwp e do kinghost (este segundo o backup do linux apenas)

Se tu fizesse algo de plesk para DA, pode ter certeza que iria vender muito.

Postado
  • Autor
Em 09/12/2025 em 12:45, jcrist disse:

Se tu fizesse algo de plesk para DA

Estou trabalhando nisso, além do DA, estou convertendo o cwp e o plesk para cpanel (que podem ser restaurados no da)

O do plesk está mais avançado que o do cwp, mas acredito que em um ou dois dias devo conseguir resolver.

desempregado

Postado

Cpanel > DA e DA >cPanel os próprios painéis tem por padrão, não?

Postado
  • Autor
Em 10/12/2025 em 14:59, Pablo Si disse:

Cpanel > DA e DA >cPanel os próprios painéis tem por padrão, não?

A não ser que tenha mudado algo, o cpanel só aceita migração do DA via stream (acesso root do servidor DA), não tem opção de restaurar backup com arquivo como no DA e CWP

O mesmo para o plesk.

desempregado

Postado
  • Autor

Pessoal,

Atualizando para dizer que terminei os testes aqui (pelo menos com os backups que tenho disponível heheh)

E já consigo converter sem erros backups do directadmin, plesk e cwp

Eu acredito que não vou ter tempo de fazer da kinghost (nem sei como está a demanda pra eles também hehehe) assim que fizer alguns ajustes finais vou fazer anuncio do serviço por aqui, mas mesmo em desenvolvimento ja consegui fazer algumas conversões do directadmin comercialmente e funcionou perfeitamente.

Eu havia pensado em deixar o maximo de automação possivel, mas a principio acho que não vai valer a pena, deixar o processo flexivel por enquanto parece ser melhor, pois as conversões comerciais que precisei fazer precisei entregar em ftp distinto.

desempregado

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.