Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Descontinuação do SIMPLISS para emissão de NFSe

Featured Replies

Postado

Pelo que eu entendi é isso... A partir de janeiro de 2026, toda Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) passará a seguir o modelo nacional unificado, e a emissão será centralizada pelo Portal Nacional da NFS-e.... Porém os municípios poderão continuar usando seus próprios sistemas, desde que integrem com o ambiente nacional. O documento fiscal vai existir dentro do sistema nacional mas o envio poderá ser feito via o portal ou via integração do sistema municipal/privado com o repositório nacional.

Aqui "Campinas" estamos emitindo pelo portal nacional dês de 2023 se eu não me engano, porém somente no "mês" passado eu recebi um comunicado da prefeitura informando que agora também pode voltar a emitir por lá, por que eles aderiram ao portal, realmente ficou meio bagunçado... mais o fato mais estranho foi que agora a numeração válida fica a do portal nacional, pelo menos aqui foi assim né, quando mudou para o portal nacional as notas começaram a sair denovo como 001.... e no portal do município ficou tudo bagunçado também, como a série mudou não deu nada, mais intermanete ficou meio zoneado.

Postado
Em 30/10/2025 em 11:28, Marks disse:

Eu emito através desse portal faz bastante tempo desde 12/09/2023, neste caso vai mudar para outro lugar ou só vão centralizar tudo aqui de vez?

image.png

A emissão de nota fiscal de serviço tinha alguns padrões diferentes, cada prefeitura podia escolher o seu ou mesmo criar um novo. Me parece que agora estão unificando tudo em um padrão único e, cada prefeitura, pode escolher a forma de trabalho: fazer a emissão usando uma API própria que, posteriormente, emite a NFSe Nacional ou direcionar o contribuinte para fazer a emissão direto na API da NFSe Nacional (foi o escolhido pela Prefeitura de Belo Horizonte).

Até 31/10/2025 eu tenho que emitir na API própria da Prefeitura de Belo Horizonte (que posteriormente emite a NFSe Nacional), após 01/11/2025 farei a emissão diretamente na API da NFSe Nacional (e a Prefeitura de Belo Horizonte deverá fazer a importação dessas notas para o sistema dela - inverter o processo).

Provavelmente a sua prefeitura não chegou a implementar um sistema próprio por isso você já utiliza a NFSe Nacional faz tempo (para você não muda nada então).

Editado por bdlc

Postado

Esse é o primeiro passo por conta da Reforma Tributária que irá instituir gradativamente o IBS; CBS e o Imposto Seletivo (IS) até 2032. Os impostos passarão ser retidos na fonte e uso de crédito tributário para amortizações e aliquota base de 26.5% com algumas diferenças para as empresas optantes pelo Simples Nacional.

Postado

Como foi a transição de vocês para nova NFS-e?

Postado
Em 01/12/2025 em 16:42, abadan disse:

Por aqui foi tranquila, utilizo a API da FocusNFe.

Tivemos que fazer adaptações porém foi mais simples do que esperávamos.

Postado
  • Autor
Em 01/12/2025 em 16:42, abadan disse:

Hoje começamos a emitir nota fiscal pelo emissor nacional.

Minha nota fiscal está sendo emitida com uma informação errada (5% de tributos municipais), essa informação não é enviada pela minha integração com a api, então quero acreditar que não é problema meu kkkkkk

No mais, tive que fazer uma correção no meu modulo que foi refatorado para consultar nota fiscal pelo numero da dps, fiquei algumas horas fazendo essa correção e esta tudo ok agora

Aqui, eu ainda não vi se é possivel emitir pdf (a principio acredito que não), mas com a chave de acesso e o link o cliente vai conseguir acessar tranquilo.

Além disso, pelo que entendi, ao criar o acesso dele em:

https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional

Ele vai poder consultar a nota fiscal emitida também, por esse motivo eu to achando que nem vou precisar me preocupar com a geração de pdf.

desempregado

Postado
Em 01/12/2025 em 17:45, chuvadenovembro disse:

Hoje começamos a emitir nota fiscal pelo emissor nacional.

Minha nota fiscal está sendo emitida com uma informação errada (5% de tributos municipais), essa informação não é enviada pela minha integração com a api, então quero acreditar que não é problema meu kkkkkk

No mais, tive que fazer uma correção no meu modulo que foi refatorado para consultar nota fiscal pelo numero da dps, fiquei algumas horas fazendo essa correção e esta tudo ok agora

Aqui, eu ainda não vi se é possivel emitir pdf (a principio acredito que não), mas com a chave de acesso e o link o cliente vai conseguir acessar tranquilo.

Além disso, pelo que entendi, ao criar o acesso dele em:

https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional

Ele vai poder consultar a nota fiscal emitida também, por esse motivo eu to achando que nem vou precisar me preocupar com a geração de pdf.

O cliente não precisa criar acesso para consultar uma NFSe Nacional, ele faz a consulta por aqui:

https://www.nfse.gov.br/consultapublica

Postado
  • Autor

Então @bdlc , eu sei que não precisa de cadastro, aqui ja estou gerando informando a url de consulta, veja um exemplo:

Captura de tela 2025-12-01 180021.png

Mas eventualmente o cliente pode não querer clicar na url...etc

Se ele tiver cadastro na url https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional

A nota fiscal emitida já aparece pra ele...

desempregado

Postado
Em 01/12/2025 em 18:05, chuvadenovembro disse:

Então @bdlc , eu sei que não precisa de cadastro, aqui ja estou gerando informando a url de consulta, veja um exemplo:

Captura de tela 2025-12-01 180021.png

Mas eventualmente o cliente pode não querer clicar na url...etc

Se ele tiver cadastro na url https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional

A nota fiscal emitida já aparece pra ele...

Provavelmente a API que você utiliza deve devolver o XML e PDF da nota fiscal emitida, verifique com seu fornecedor de serviços.

Por aqui, eu armazeno esses 2 arquivos, conforme indicado pela legislação, pelo prazo de pelo menos 5 anos (igual era na época que ainda era emissão manual, no bloco de notas - a maioria de vocês não devem ter pego essa época 😂).

Postado
  • Autor

Para quem tiver consumindo a api do emissor nacional.

Tive um segundo contratempo aqui, o emissor nacional não aceita cep genérico:

O CEP informado para o endereço nacional do tomador do serviço não existe ou não pertence ao município do endereço do tomador.

Então tive que fazer um paranaue com a api do viacep (em caso de cep genérico), para revisar o cep com base no endereço (e gravar o novo cep no cadastro do cliente) e depois disso revisar o campo do ibge (gravando o novo código municipal) para evitar ter que ficar corrigindo o cadastro do cliente manualmente em caso de cep genérico.

desempregado

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.