Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Descontinuação do SIMPLISS para emissão de NFSe

Featured Replies

Postado
Em 01/12/2025 em 20:48, chuvadenovembro disse:

Para quem tiver consumindo a api do emissor nacional.

Tive um segundo contratempo aqui, o emissor nacional não aceita cep genérico:

O CEP informado para o endereço nacional do tomador do serviço não existe ou não pertence ao município do endereço do tomador.

Então tive que fazer um paranaue com a api do viacep (em caso de cep genérico), para revisar o cep com base no endereço (e gravar o novo cep no cadastro do cliente) e depois disso revisar o campo do ibge (gravando o novo código municipal) para evitar ter que ficar corrigindo o cadastro do cliente manualmente em caso de cep genérico.

@chuvadenovembro você conseguiu executar a função de cancelamento da nota fiscal? Estamos criando um módulo próprio para a emissão das notas fiscais para o WHMCS, mas o problema está no cancelamento. Sempre retorna erro no MOTIVO do cancelamento.

Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Servidores Virtuais, Registro de Domínios

Postado
  • Autor
Em 19/12/2025 em 07:08, Jefferson disse:

executar a função de cancelamento da nota fiscal

Cara, confesso que não cheguei a implementar isso aqui não, quando a emissão funcionou eu ja encerrei o desenvolvimento e nem tinha pensado na parte de cancelamento.

Porque meu modulo é bem simples (mesmo antes quando era simpliss) e quando era necessário cancelar faziamos manualmente mesmo e nesse emissor nacional por enquanto vamos fazer o mesmo.

Mas vou ver se arrumo um tempinho e tento adicionar essa funcionalidade pra testar aqui também.

No seu caso ai, o ambiente de desenvolvimento está funcionando ou precisou emitir nota fiscal no ambiente de produção também? aqui gerei umas 50 notas de R$1,00 no meu cpf em produção, se eu tivesse pensando nessa parte de cancelamento daria pra testar legal kkkkkk

desempregado

Postado
Em 19/12/2025 em 07:27, chuvadenovembro disse:

Cara, confesso que não cheguei a implementar isso aqui não, quando a emissão funcionou eu ja encerrei o desenvolvimento e nem tinha pensado na parte de cancelamento.

Porque meu modulo é bem simples (mesmo antes quando era simpliss) e quando era necessário cancelar faziamos manualmente mesmo e nesse emissor nacional por enquanto vamos fazer o mesmo.

Mas vou ver se arrumo um tempinho e tento adicionar essa funcionalidade pra testar aqui também.

No seu caso ai, o ambiente de desenvolvimento está funcionando ou precisou emitir nota fiscal no ambiente de produção também? aqui gerei umas 50 notas de R$1,00 no meu cpf em produção, se eu tivesse pensando nessa parte de cancelamento daria pra testar legal kkkkkk

Tive que testar no ambiente de Produção também, porque no ambiente de Desenvolvimento nunca funcionava, mesmo com todos os dados corretos.

Tem algumas notas no meu nome, mas está funcionando 😅

Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Servidores Virtuais, Registro de Domínios

Postado
  • Autor
Em 19/12/2025 em 07:08, Jefferson disse:

Sempre retorna erro no MOTIVO do cancelamento.

Dei uma fuçada rapida aqui, a principio a atualização que o codex fez pra mim não funcionou o cancelamento, veja o log:

-----------------------------------------

[19-Dec-2025 11:56:04 UTC] [2025-12-19 08:56:04] === Início do cancelamento de NFSe ===

[19-Dec-2025 11:56:04 UTC] [2025-12-19 08:56:04] Raw input (cancelamento)
{"invoice_id":XXXXX,"codigo_motivo":"1","motivo":"XXXX"}

[19-Dec-2025 11:56:04 UTC] [2025-12-19 08:56:04] Cancelando NFSe para invoice_id
XXXXXX

[19-Dec-2025 11:56:17 UTC] [2025-12-19 08:56:17] Erro no cancelamento: Erro retornado pelo servidor da NFS-e.

EDIT:

Vi que a url do swagger parece não existir mais...

Aqui está com erro 500 quando tenta cancelar a nota, testei também com codigo 9...

EDIT2:

@Jefferson , consegui cancelar a nota com as orientações desse post:

Projeto ACBr
No image preview

Erro 500 ao chamar https://sefin.nfse.gov.br/sefinnaciona...

Boa tarde, estou tentando reimplementar o cancelamento de NFSE aqui na empresa. Pela documentação do swagger (https://www.nfse.gov.br/swagger/contribuintesissqn/#/) agora os pedidas são feitos em post

Na penúltima postagem o autor diz como conseguiu resolver, repassei isso p/ codex e ele fez algumas implementações:

• Ajustei o cancelamento para seguir o layout que o emissor nacional aceita
  (modelo do fórum): agora o XML é pedRegEvento com infPedReg assinado, removendo
  o wrapper evento que gerava HTTP500.

- XXXXXXXXX: montarEventoCancelamento() passou a gerar o XML no
    formato pedRegEvento e a assinatura agora usa infPedReg; removi campos/IDs do
    layout antigo e a função gerarNumeroEvento() para não deixar código órfão.
  - config/emissor_nacional_nfse.php: removi eventos.amb_ger porque não faz parte
    do leiaute real do pedido de registro.

desempregado

Postado

O erro está retornando assim:

Erro ao cancelar a Nota Fiscal da fatura #96960: { "tipoAmbiente": 1, "versaoAplicativo": "SefinNacional_1.4.0", "dataHoraProcessamento": "2025-12-19T14:49:00.9525344-03:00", "erro": [ { "codigo": "E0714", "descricao": "Arquivo enviado com erro na assinatura." } ] }

Não achei nada até agora sobre um exemplo do XML de cancelamento ou formato da assinatura.

Postado
  • Autor

Nesse topico que postei que resolveu o meu problema, o OP mostra alguns detalhes do XML

Se nada resolver, veja se consegue desenrolar com ajuda de IA (sugestão codex ou claude code)

desempregado

Postado
Em 19/12/2025 em 20:04, chuvadenovembro disse:

Nesse topico que postei que resolveu o meu problema, o OP mostra alguns detalhes do XML

Se nada resolver, veja se consegue desenrolar com ajuda de IA (sugestão codex ou claude code)

Consegui. Muito obrigado!

Agora já consigo cancelado automaticamente.

Postado

Estava ontem mesmo lendo este tópico antes de iniciar a implementação seguindo o padrão nacional (e finalizei na manhã de hoje).

@chuvadenovembro, seus links ajudaram bastante. Valeu!

Em janeiro de 2026, a prefeitura da minha cidade (que também utiliza o Simpliss) deixará de disponibilizar o webservice próprio e solicitou a migração para a integração com o Ambiente Nacional. Curiosamente, a emissão manual continuará funcionando pelo sistema deles — vai entender.

Realizei a integração e, aparentemente, está funcionando. No entanto, estou recebendo um erro informando que minha Inscrição Municipal não está ativa, o que acredito ocorrer porque minha cidade ainda não aderiu oficialmente ao sistema nacional. E então, parei neste momento o meu desenvolvimento, pois não consigo emitir uma nota para testar se está tudo certo.

Também não consegui utilizar nenhum ambiente de homologação: todos que testei (oficial e do próprio Simpliss) retornavam erro relacionado ao Certificado Digital. Já no ambiente de produção, os erros apresentados foram os esperados no processo de integração, até chegar à validação da Inscrição Municipal.

Uma dúvida que fiquei aqui: anteriormente eu era MEI e utilizei por cerca de um ano a emissão pelo Ambiente Nacional. Supondo que minha última nota emitida lá tenha sido a de número 500, enquanto no Simpliss minha última numeração é 2000, como ficará a numeração da próxima nota?

Ela seguirá a sequência do Ambiente Nacional ou o Simpliss irá consolidar todas as notas emitidas? Já tentei obter essa informação diretamente com eles, mas, infelizmente, o atendimento não é dos melhores.

Postado
Em 19/12/2025 em 20:38, PauloNichio disse:

Estava ontem mesmo lendo este tópico antes de iniciar a implementação seguindo o padrão nacional (e finalizei na manhã de hoje).

@chuvadenovembro, seus links ajudaram bastante. Valeu!

Em janeiro de 2026, a prefeitura da minha cidade (que também utiliza o Simpliss) deixará de disponibilizar o webservice próprio e solicitou a migração para a integração com o Ambiente Nacional. Curiosamente, a emissão manual continuará funcionando pelo sistema deles — vai entender.

Realizei a integração e, aparentemente, está funcionando. No entanto, estou recebendo um erro informando que minha Inscrição Municipal não está ativa, o que acredito ocorrer porque minha cidade ainda não aderiu oficialmente ao sistema nacional. E então, parei neste momento o meu desenvolvimento, pois não consigo emitir uma nota para testar se está tudo certo.

Também não consegui utilizar nenhum ambiente de homologação: todos que testei (oficial e do próprio Simpliss) retornavam erro relacionado ao Certificado Digital. Já no ambiente de produção, os erros apresentados foram os esperados no processo de integração, até chegar à validação da Inscrição Municipal.

Uma dúvida que fiquei aqui: anteriormente eu era MEI e utilizei por cerca de um ano a emissão pelo Ambiente Nacional. Supondo que minha última nota emitida lá tenha sido a de número 500, enquanto no Simpliss minha última numeração é 2000, como ficará a numeração da próxima nota?

Ela seguirá a sequência do Ambiente Nacional ou o Simpliss irá consolidar todas as notas emitidas? Já tentei obter essa informação diretamente com eles, mas, infelizmente, o atendimento não é dos melhores.

Se a última nota no Ambiente Nacional foi 500, a próxima emitida nela será 501, independentemente de no Simpliss estar em 2000.

Respondido pelo nosso contador. Tive a mesma dúvida mês passado.

Postado
  • Autor
Em 19/12/2025 em 20:38, Jefferson disse:

Consegui. Muito obrigado!

Isto fica feliz em ser útil 😁

estou recebendo um erro informando que minha Inscrição Municipal não está ativa

Eu recebia esse erro quando estava utilizando o ambiente de homologação, então tive que deixar com a url de produção e gerar notas reais

E então, parei neste momento o meu desenvolvimento, pois não consigo emitir uma nota para testar se está tudo certo.

Considere mudar para ambiente de produção e dar continuidade

desempregado

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.