Jump to content

TynaHost e suas pegadinhas.

Recommended Posts

Gostaria de compartilhar minha experiência recente com a TynaHost para que futuros contratantes estejam cientes.

Hoje, contratei um servidor dedicado anunciado como tendo 1 Gbps de rede. Após realizar o pagamento via PIX, houve uma demora de aproximadamente 2 horas para que o serviço fosse disponibilizado.

Ao acessar o servidor, realizei testes de banda para verificar se atendia à finalidade para a qual foi contratado. Infelizmente, a taxa de upload, essencial para o uso que eu precisava, apresentou desempenho muito abaixo do esperado, pós oscilava drasticamente, tornando o serviço inviável para minha necessidade.

Diante disso, solicitei o reembolso imediatamente, já que o serviço não correspondia ao que foi anunciado. No entanto, o Sr. Bruno, que acredito ser o proprietário, recusou o reembolso, alegando que eu não seria considerado "usuário final". Quando questionei como ele chegou a essa conclusão, não obtive resposta.

Por fim, fui informado de maneira categórica que o reembolso não seria realizado e que, se eu quisesse contestar, deveria entrar em contato com o departamento jurídico da empresa.

Abaixo, deixo anexadas as imagens das conversas que tive com o mesmo. Sempre busco resolver situações de forma amigável, mas, infelizmente, nem todos compartilham da mesma postura.

Já que, segundo ele, eu "não sou considerado" e "não me enquadro como usuário final", deixo aqui meu relato como um alerta para futuros contratantes.

Vale ser ressaltado que a intenção do serviço era de uso próprio e não revenda.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Provavelmente ele contrata o servidor em algum datacenter e te repassa, quando você pede reembolso, ele fica no prejuizo, pois o datacenter não irá reembolsar ele, além de não conseguir com facilidade repassar o dedicado para outro cliente.

Na epoca que quando eu trabalhava na area eu parei com VPS e Dedicado por causa disso, eu era obrigado a realizar o reembolso e ficar no prejuizo pois o datacenter não reembolsa.

É uma situação chata para o empreendedor, porém ele tem que cumprir a lei e te reembolsar.

Fica tão mais barato reembolsar!

O duro que se não me engano são maquinas deles mesmo em DC próprio. O máximo de custo que teve foi um operador instalar e configurar um sistema operacional.

Complicado..

13 horas atrás, fsc1k disse:

O duro que se não me engano são maquinas deles mesmo em DC próprio. O máximo de custo que teve foi um operador instalar e configurar um sistema operacional.

não sabia que eles tinham datacenter.

Então basicamente não gerou custos, ainda mais se o pedido foi cancelado no mesmo dia da contratação.

A TynaHost possui estrutura própria, com a maioria dos servidores pertencendo à empresa. Para que a TynaHost alcance um nível de excelência no futuro, seria necessário interromper a aceitação de jogos em sua rede, evitando assim instabilidade e insatisfação entre os usuários.

É importante ressaltar que, independentemente de os serviços terem sido adquiridos para revenda ou uso próprio, nos termos da lei, o consumidor final é sempre aquele que possui direito sobre a conta à qual os serviços estão vinculados.

Estrutura de relacionamento:

TynaHost: Empresa menor.
Empresa menor: Cliente empresa menor.
Cliente empresa menor: Usuários finais da rede.

O direito de arrependimento aplica-se sempre ao consumidor final para quem o serviço é prestado. Ou seja, a TynaHost presta serviço à "empresa menor", e esta, por sua vez, ao "cliente que contratou". O direito de arrependimento só não se aplicaria diretamente a empresa menor se a TynaHost assumisse a posição de prestadora final junto ao "cliente da empresa menor", eliminando o papel da "empresa menor" como intermediária e responsável legal.

O que a TynaHost parece estar utilizando é uma manobra jurídica para evitar prejuízos monetários, mas não visa prejuízos a imagem da empresa. No entanto, o autor do tópico não é a única pessoa a enfrentar reclamações em relação aos servidores dedicados de R$ 600,00. Uma busca rápida revela um histórico extenso de problemas semelhantes envolvendo outros clientes.

Se o jurídico da TynaHost realmente priorizasse o cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor (CDC), compreenderia que, quando existem diversos registros públicos de problemas semelhantes ao declarado aqui, o vício deixa de ser oculto. Nesse contexto, não cabe mais discutir o direito de arrependimento, mas sim o dever de cumprir o que foi contratado.

A qualidade do serviço está diretamente ligada à capacidade de evitar interrupções, sejam elas de minutos, horas, dias ou até meses. Ainda que a empresa possua um SLA (Acordo de Nível de Serviço) especificado em seus termos e políticas, ele deve refletir uma tolerância razoável para problemas e não servir como justificativa para recorrentes falhas na prestação do serviço.

Vale ressaltar, que a fonte dos relatos aqui não se considera os altos, isso porquê muitas pessoas deixam de ir atrás, por conta dos custos processuais e muitas têm medo do processo no pequenas causas, que não necessariamente precisa-se de um advogado.

Já parou para pensar, como uma empresa vive com dedicados de R$ 600 reais?  Melhor, como uma empresa lucra com 600 reais tendo custos de energia, investimento, pessoal etc..? Sinceramente, a TynaHost parece um reflexo de quem viveu nos tempos da UnicaHost ou UnicaIDC 🤔

3 horas atrás, Thiago Sabaia disse:

não sabia que eles tinham datacenter.

Então basicamente não gerou custos, ainda mais se o pedido foi cancelado no mesmo dia da contratação.

E aquilo, não vou estonar e pronto, procura teus direitos. Nem se fosse dias depois, a obrigação dele por lei e devolver, mas foi 20 minutos depois após a entrega que passei 2 horas esperando, é quando vi que não me atendia já solicitei. Empresas assim não vai para frente, se não quer que isso aconteça, só venda dedicado com contrato.

Utilizei serviços deles a dois anos atrás, e passei por vários problemas, e o principal foi que quando o cliente (VPS) sabia que estava alojado no servidor de lá, já recusavam devido à má fama deles, fora o downtime que eram frequentes. 

Eu já pedi para meu jurídico entrar com o processo, não pelos R$600,00, mas pelo mau caráter deles mesmo. E postei aqui para deixar registrado para os futuros clientes, ou alguém que se quer cogite em pegar servidores lá de como a política deles funciona. 

2 horas atrás, Nuhost Brasil disse:

E aquilo, não vou estonar e pronto, procura teus direitos. Nem se fosse dias depois, a obrigação dele por lei e devolver, mas foi 20 minutos depois após a entrega que passei 2 horas esperando, é quando vi que não me atendia já solicitei.

Sobre o não te atender? Mas foi algum problema não resolvido ou foi entregue alguma configuração diferente a contratada?

Só um adendo 2H para liberar um servidor dedicado é totalmente compreensível.

Maioria dos Data Center Disponibilizam 1GBps compartilhado, então nunca vai receber certinho os 1GBps, mas lógico que tem uma margem aceitável e outro não né, mas tudo isso depende da sua localização e a localização do Data Center, e também a rota em que a sua operadora atua até o Servidor Dedicado.

Não conheço a estrutura e o serviço deles, mas sim você está no seu direito de consumidor de pedir reembolso segundo a legislação Brasileira.

CWG PORTUGAL - Soluções em Tecnologia, Big Data e Cibersegurança. | PORTUGAL

DOLUTECH - Conheça nosso Blog de Tecnologia, adquira mais conhecimento de forma Gratuita.

CENTRAL MMORPG - Um blog do Grupo Dolutech voltado a jogos Online e muito mais.

Cloud Computing Gerenciado / Hospedagem Wordpress / Servidores Dedicados / Cibersegurança / Gestão de Contratos