Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Não sei se postei no local correto, caso não tenha postado algum moderador poderia mover?

Gostaria que alguém fornecesse um guia de como configurar corretamente o SPF para os emails não serem enviados como spam, já tentei, procurei no google porém acho apenas informações fragmentadas e nada concreto, desde já agradeço.

Postado

1) Geração do registro SPF

Um registro padrão que pode ser utilizado na maioria dos casos é:

"v=spf1 a mx ~all"

Precisando de um registro personalizado utilize o assistente disponível em http://old.openspf.org/wizard.html

Obs: Para utilização do google apps (google mail) é necessário utilizar um registro diferente do fornecido acima.

2) Acesse o WHM

Acesse o WHM e clique em DNS Functions -> Edit DNS Zone

Escolha o domínio em questão e clique em Edit

3) Adicione o registro SPF

Adicione um registro IN TXT, preenchendo os campos da seguinte forma:

1o campo: Preencha com o domínio seguido de "." (ponto) ao final.

2o campo: 14400

3o campo: IN

4o campo: TXT

5o campo: REGISTRO_SPF

Substitua REGISTRO_SPF pelo resultado obtido no assistente do passo 1.

#Ex:

dominio.com.br. 14400 IN TXT "v=spf1 a mx ~all"

Clique em save

4) Verifique o registro SPF

Acesse seu servidor utilizando um cliente SSH:

Execute o seguinte comando:

host -t txt dominio.com ip_do_seu_servidor

Substitua dominio.com pelo domínio em questão e ip_do_seu_servidor pelo endereço IP do seu servidor.

Exemplo de retorno:

site.com.br. descriptive text "v=spf1 a mx ~all"

7) Concluindo

Chegando neste ponto a configuração do registro SPF está concluída! Algumas horas podem ser necessárias para propagação de DNS, quando este registro se tornará válido para os outros servidores.

Postado

Po Marcos!

Isso é um belo tutorial.

Movido para a área correta.

Postado

Marcos valeu tambem estava procurando um tutorial pra configurar o SPF no cPanel.

Valeu

Postado

Olá,

Você pode configurar acessando o cPanel, vai até "Autenticação de e-mail" e habilita a opção SPF

Postado
Olá,

Você pode configurar acessando o cPanel, vai até "Autenticação de e-mail" e habilita a opção SPF

Caramba eu sempre configurei direto no DNS kkkk pow o cpanel já tem isso ;)

Postado
Caramba eu sempre configurei direto no DNS kkkk pow o cpanel já tem isso ;)

isso conta a conta via Cpanel, o procedimento cima no tutorial ja é para todas as contas do server

Postado

Em "edit zone templates" em seu WHM adicione:

%domain%. IN TXT "v=spf1 a mx ptr ip4:%ip% -all"

cada novo dominio adicionado será gerada a linha acima em sua zona de DNS.

Postado

Caramba... Passei a noite em claro resolvendo essa pipa, então hoje eu resolvi vir aqui postar o resultado e fazer um mini-tutorial e eis que vejo que o mesmo já existe!! HAHAAHHAAHAH!!! Bem, vivendo e aprendendo!

Seguinte... A UOL e a BOL não estavam recebendo praticamente nada dos e-mails de meus clientes de revenda e eu nem sabia o por que. Nem a HostDime me ajudou nisso (provavelmente incompetência da minha parte em me explicar). Agora com o VPS e a ajuda da Quantive (ao configurar o DNS Reverso) eu consegui avançar e resolver o problema inclusive no meu plano de revenda.

A configuração que fiz foi um pouquinho diferente, sendo assim vou postar aqui minha contribuição para que todos testem e comparem os melhores resultados.

No começo da saga mandei mensagem para a BOL que me respondeu que o não recebimento era por conta da política de segurança de envio e recebimento de e-mails. Me passaram o link com informações:

http://email.bol.uol.com.br/postmaster/

Depois de muitos testes e mais de 40 horas sem dormir (bem, na verdade dormi apenas 01 hora), consegui corrigir o problema com relação ao SPF (Lembrem-se que eu não vi este post aqui, e nem sabia onde estava o problema).

Para o VPS fiz assim:

Criei o seguinte registro na zona DNS do domínio principal (ex.: meudominio.com.br):

meudominio.com.br. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:meuhost.meudominio.com.br ~all"

E criei o seguinte registro na zona do DNS do host (meuhost.meudominio.com.br)

meuhost.meudominio.com.br. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx ip4:xxx.xxx.xxx.xxx"

Para o caso do plano de revenda (que tenho na HostDime EUA) criei dois registros na zona do domínio principal (ex.: meudominio.com.br - IP: xxx.xxx.xxx.xxx):

meudominio.com.br. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:spf.meudominio.com.br ~all"

spf 3600 IN TXT "v=spf1 a mx ip4:xxx.xxx.xxx.xxx"

Assim como o DuranDuran citou eu fiz algo semelhante no Edit Zone Templates do plano de revenda. Coloquei as duas linhas à seguir:

%domain%. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:spf.%domain% ~all"

spf 3600 IN TXT "v=spf1 a mx ip4:%ip%"

Usei alguns testes do site do Open SPF para testar o resultado, e na verdade durante os testes acabei deixando o valor do TTL em 300 para acelerar a propagação do DNS, pois caso contrário os testes demoravam muito para poderem sr executados. Ao que tudo indica o problema foi resolvido e já consegui enviar e-mails de teste para o UOL e o BOL. Segue abaixo o link do site do Open SPF, para a criação e testes dos registros SPF no DNS.

http://www.openspf.org

Caso haja algum erro ou falha da minha parte por favor falem, pois eu ainda estou estudando e tentando aprender.

Vejam que é importante também a configuração do DNS Reverso, pois é uma das exigências da UOL/BOL para aceitarem o recebimento de e-mails.

Espero ter ajudado de alguma forma...

Abraços e desculpem pelo post gigante!

Editado por McGuyver

Postado

Cara, cada vez mais coloco este forum no TOPO....

Estou ficando fã da cabeceira....

Participantes e criadores do Portal do Host, muito obrigado e que Deus ilumune a nós todos...

Um grande BIG abraço!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?