andregarcia Postado Fevereiro 4, 2022 Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2022 Olá Pessoal, se possível gostaria da opinião de vocês. Pensando na implementação de nuvem privada com nextcloud ou owncloud, a diferença entre rodar em servidor com hd daria diferença muito perceptível para o usuário final do que rodando em um ambiente com ssd ou nvme? Minha pergunta se dá pelo fato de que um ponto importante para estas aplicações é justamente a necessidade de espaço de armazenamento generoso pois o propósito é justamente armazenar arquivos e a diferença de tamanhos de discos de hd e ssd que há no mercado é muito grande e os custos são consideráveis, sinceramente não consigo entender como as grandes empresas conseguem oferecer tanto armazenamento. Valeria a pena implementar em hd para ter muito mais armazenamento? ou é melhor pagar mais pelo ssd e ter menos armazenamento? Acredito que esta dúvida seja pertinente para mais pessoas. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração NullRoute Postado Fevereiro 4, 2022 Administração Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2022 EU particularmente daria prioridade para o HD. A fins de eficiência e precaução se você tiver a possibilidade de: SSD/NVME para o Sistema HD SATA em RAID-10 para o Storage Seria o melhor dos 2 mundos rs... 1 Citar Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andregarcia Postado Fevereiro 4, 2022 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2022 Muito bom @owsbr, em suma é o que eu pensei também. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio S Araujo Postado Fevereiro 5, 2022 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2022 Precisa analisar a necessidade, eu tenho alguns servidores Nextcloud, uso disco SAS em raid-10 e a perfomance é muito boa, como basicamente usamos os aquivos no computador usando o nextcloud somente para sincronizar com o servidor, não faz muita diferença. Agora se deseja usar a versão web, editar em tempo real via navegador, usar alguns aplicativos online e etc, dependendo da quantidade de pessoas e arquivos a serem usados/editados ao mesmo tempo, o SSD vai te dar uma resposta melhor. 0 Citar Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andregarcia Postado Fevereiro 6, 2022 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2022 9 horas atrás, Fabio S Araujo disse: Precisa analisar a necessidade, eu tenho alguns servidores Nextcloud, uso disco SAS em raid-10 e a perfomance é muito boa, como basicamente usamos os aquivos no computador usando o nextcloud somente para sincronizar com o servidor, não faz muita diferença. Agora se deseja usar a versão web, editar em tempo real via navegador, usar alguns aplicativos online e etc, dependendo da quantidade de pessoas e arquivos a serem usados/editados ao mesmo tempo, o SSD vai te dar uma resposta melhor. Muito boa sua menção, não há nada melhor do que ver opiniões reais de uso. Com certeza isto começa a clarear minhas ideias, começo a pensar na possibilidade de disponibilizar estes dois cenários como opções, um para armazenamento sincronizado com espaços abundante e outro para uso maior das funções do nextcloud como edição online, apps corporativos, etc. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
abadan Postado Fevereiro 6, 2022 Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2022 Outra opção é utilizar algo similar ao S3 para o armazenamento dos arquivos: https://docs.nextcloud.com/server/latest/admin_manual/configuration_files/primary_storage.html 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andregarcia Postado Fevereiro 6, 2022 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2022 11 horas atrás, abadan disse: Outra opção é utilizar algo similar ao S3 para o armazenamento dos arquivos: https://docs.nextcloud.com/server/latest/admin_manual/configuration_files/primary_storage.html Obrigado pela dica, esta opção é muito boa e tende a abrir muito o leque de formas de trabalhar pensando em "big data", Atualmente estou testando o armazenamento externo baseado em ftp, que não se aplica de forma primária como neste caso porém é bem interessante também pois pelo meu ver, facilita muito a capacidade de armazenamento a longo prazo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio S Araujo Postado Fevereiro 6, 2022 Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2022 4 minutos atrás, andregarcia disse: Obrigado pela dica, esta opção é muito boa e tende a abrir muito o leque de formas de trabalhar pensando em "big data", Atualmente estou testando o armazenamento externo baseado em ftp, que não se aplica de forma primária como neste caso porém é bem interessante também pois pelo meu ver, facilita muito a capacidade de armazenamento a longo prazo. Só cuidado com as "pegadinhas" da Amazon, o preço do GB é barato, mas cobram por acesso, downloads e etc, tive um cliente que precisou restaurar muitos GB pois perdeu o servidor inteiro e foi quase 100 dolares só por conta desse restore. 0 Citar Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andregarcia Postado Fevereiro 6, 2022 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2022 Agora, Fabio S Araujo disse: Só cuidado com as "pegadinhas" da Amazon, o preço do GB é barato, mas cobram por acesso, downloads e etc, tive um cliente que precisou restaura muitos GB pois perdeu o servidor inteiro e foi quase 100 dolares só por conta desse restore. Sim, eu ja sabia disso e não uso a amazon, só trabalho com dedicado próprio por conta da flexibilidade. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
khaas Postado Fevereiro 12, 2022 Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2022 Não sei se vc usa servidor proprio, mas tem HD de 8TB por R$1400. Hoje é muito facil montar. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.