PauloNichio Posted July 31, 2020 Share Posted July 31, 2020 Fala pessoal do PHD, tudo certo? Tenho alguns servidores na OVH/SYS e, hoje pela manhã, recebi o seguinte e-mail por parte de um destes servidores: Device: /dev/sdb [SAT], 1 Currently unreadable (pending) sectors Bem, na hora que li isto já imaginei que algum HD estava indo para o beleléu. Pois bem, em contato com o suporte do datacenter, foi solicitado executar alguns comandos e, confirmou-se o problema no disco sdb. [root@~]# smartctl -a /dev/sdb 1 Raw_Read_Error_Rate 0x000b 079 079 016 Pre-fail Always - 37028108 5 Reallocated_Sector_Ct 0x0033 100 100 005 Pre-fail Always - 11 7 Seek_Error_Rate 0x000b 100 100 067 Pre-fail Always - 0 196 Reallocated_Event_Count 0x0032 100 100 000 Old_age Always - 11 197 Current_Pending_Sector 0x0022 100 100 000 Old_age Always - 1 198 Offline_Uncorrectable 0x0008 100 100 000 Old_age Offline - 0 199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a 200 200 000 Old_age Always - 0 Quando estes valores são diferentes de 0, significa que o disco está com problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes . Como tal, o disco terá de ser substituído o quanto antes. Então vem minha pergunta. Alguém já passou por uma situação parecida? Lembrando que o servidor está em RAID 1, por ter dois HDs replicados. Após o procedimento de troca do HD, algum comando adicional precisa ser feito ou o novo HD será reconhecido automaticamente? Valeu! 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Posted July 31, 2020 Share Posted July 31, 2020 1 hora atrás, PauloNichio disse: Fala pessoal do PHD, tudo certo? Tenho alguns servidores na OVH/SYS e, hoje pela manhã, recebi o seguinte e-mail por parte de um destes servidores: Device: /dev/sdb [SAT], 1 Currently unreadable (pending) sectors Bem, na hora que li isto já imaginei que algum HD estava indo para o beleléu. Pois bem, em contato com o suporte do datacenter, foi solicitado executar alguns comandos e, confirmou-se o problema no disco sdb. [root@~]# smartctl -a /dev/sdb 1 Raw_Read_Error_Rate 0x000b 079 079 016 Pre-fail Always - 37028108 5 Reallocated_Sector_Ct 0x0033 100 100 005 Pre-fail Always - 11 7 Seek_Error_Rate 0x000b 100 100 067 Pre-fail Always - 0 196 Reallocated_Event_Count 0x0032 100 100 000 Old_age Always - 11 197 Current_Pending_Sector 0x0022 100 100 000 Old_age Always - 1 198 Offline_Uncorrectable 0x0008 100 100 000 Old_age Offline - 0 199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a 200 200 000 Old_age Always - 0 Quando estes valores são diferentes de 0, significa que o disco está com problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes . Como tal, o disco terá de ser substituído o quanto antes. Então vem minha pergunta. Alguém já passou por uma situação parecida? Lembrando que o servidor está em RAID 1, por ter dois HDs replicados. Após o procedimento de troca do HD, algum comando adicional precisa ser feito ou o novo HD será reconhecido automaticamente? Valeu! Espero que tenha backup pois depender do suporte é bem complicado 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PauloNichio Posted July 31, 2020 Author Share Posted July 31, 2020 16 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse: Espero que tenha backup pois depender do suporte é bem complicado Sim sim, a máquina está funcionando normalmente, pois como citei, há RAID entre os HDs. Já iniciei inclusive um backup completo do servidor para outra localidade, pensando no pior. Só queria entender se é preciso executar algum comando antes da troca do HD e depois. Esta é a primeira vez que me deparo com um problema deste tipo. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Posted July 31, 2020 Share Posted July 31, 2020 5 minutos atrás, PauloNichio disse: Sim sim, a máquina está funcionando normalmente, pois como citei, há RAID entre os HDs. Já iniciei inclusive um backup completo do servidor para outra localidade, pensando no pior. Só queria entender se é preciso executar algum comando antes da troca do HD e depois. Esta é a primeira vez que me deparo com um problema deste tipo. RAID Hardware ou Software? Nos nossos servidores da Dell quando ocorre isso como é RAID Hardware a controladora faz tudo de forma automática 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PauloNichio Posted July 31, 2020 Author Share Posted July 31, 2020 26 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse: RAID Hardware ou Software? Nos nossos servidores da Dell quando ocorre isso como é RAID Hardware a controladora faz tudo de forma automática Imagino eu que seja Raid Software. Duvido muito a OVH/SYS querer fazer isto por Hardware hahahaha Ao questionar eles, apenas me responderam isto: A troca do disco pode levar entre 6 a 30 minutos, e durante o processo o servidor terá de ser desligado. Estando em RAID, por norma bastará a OVHcloud introduzir o novo disco e vocês sincronizaram tudo manualmente para que tudo volte ao normal - https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/ . Porém, o backup é sempre necessário pois a OVHcloud não se responsabiliza pela perda de dados. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Posted July 31, 2020 Share Posted July 31, 2020 3 minutos atrás, PauloNichio disse: Imagino eu que seja Raid Software. Duvido muito a OVH/SYS querer fazer isto por Hardware hahahaha Ao questionar eles, apenas me responderam isto: A troca do disco pode levar entre 6 a 30 minutos, e durante o processo o servidor terá de ser desligado. Estando em RAID, por norma bastará a OVHcloud introduzir o novo disco e vocês sincronizaram tudo manualmente para que tudo volte ao normal - https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/ . Porém, o backup é sempre necessário pois a OVHcloud não se responsabiliza pela perda de dados. Então faça os backups pois pelo jeito o servidor pode vir a não fazer boot assim que trocar o disco 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PauloNichio Posted July 31, 2020 Author Share Posted July 31, 2020 5 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse: Então faça os backups pois pelo jeito o servidor pode vir a não fazer boot assim que trocar o disco Sim, este é o meu medo. Enfim, vou torcer para o melhor. Pelo links que passaram (https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/), ali mencionam que tem que desmontar o disco e depois da troca, montar de novo. Vou tentar fazer isto, utilizando os passos do tutorial e rezar. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Posted July 31, 2020 Share Posted July 31, 2020 17 minutos atrás, PauloNichio disse: Sim, este é o meu medo. Enfim, vou torcer para o melhor. Pelo links que passaram (https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/), ali mencionam que tem que desmontar o disco e depois da troca, montar de novo. Vou tentar fazer isto, utilizando os passos do tutorial e rezar. Sempre pense positivo e esteja preparado com o backup em mãos se for necessário 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
BaggioNunes Posted July 31, 2020 Share Posted July 31, 2020 Boa tarde amigo sim vai ter que montar tudo novamente, pois o pessoal apenas instala para voce o novo disco no servidor! partições *md, e etc... tudo deve ser montado após a troca do disco. Não esquecer antes backup de tudo ! 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PauloNichio Posted July 31, 2020 Author Share Posted July 31, 2020 Até o momento, agradeço @dawnkeeptecnologiae @Cearápela ajuda Então antes da troca é preciso desmontar a partição problemática, pedir a troca, eles concluírem isto, remontar a partição novamente. Correto? Já aproveitando, caso alguém faça este serviço ou tenha alguém para indicar, estou aberto a orçamentos via DM. É mais seguro alguém entender de fato sobre isto. Discos e boot temos um pequeno trauma por aqui hehe 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts