Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] - Maquinas Virtuais x Processador


Posts Recomendados

Pessoal primeiramente muito boa tarde, vamos lá.

Estou hoje com alguns servidores dedicados, porém, nunca fui até o "limite" eu acho por não querer que o cliente final perca a qualidade do serviço o qual foi contratado.

Me deparei com a seguinte situação até onde posso virtualizar me baseando no processador.

Vamos pegar uma máquina de exemplo.

Citar

HG Big Data & Analytics solution
Processador: Intel 2x Xeon Gold 6154 - 36 c / 72 t - 3 GHz / 3.7 GHz
Memória: 192GB 
Disco: 8×800GB SSD SAS

Dedicado de exemplo acima vamos a seguinte conta.

72 Threads, me possibilitariam criar exatamente 72 Maquinas ou mais?

Exemplo, 72x 2GB + 50SSD + 1vCPU

Total de hardware utilizado no servidor: CPU 100%, 144GB de RAM (Sobrando ainda 48GB), SSD Utilizado 3600 (Sobrando 2800).

 Outro cenário

Uma máquina mais simples.

Citar

SP-32-S
Processador: Intel Xeon E3-1245v5 - 4 c / 8 t - 3.5 GHz / 3.9 GHz 
Memória: 32GB 
Disco: 2x480 GB SDD

Essa máquina sendo menos potente, qual seria o cenário ideal para ela?

Poderia utilizar quantas VMs respeitando máximo respeitando a qualidade.

Poderia criar por exemplo: 7 VMs

7x 4 GB RAM / 1vCPU / 60GB SSD

ou

3x 4 GB RAM / 1vCPU / 60GB SSD

1x 8GB RAM / 4vCPU / 100GB SSD

 

OBS: Todas as máquinas foram retiradas de exemplo do site da OVH.

OBS2: Não saberemos quais as aplicações rodaram nelas, respeitando às políticas de cada empresa, o cliente compra o VPS e roda o que é permitido, podendo no mesmo dedicado ter servidor de jogo online (MuOnline, WOW, Lineage, Minecraft), Streaming de áudio, VPS cPanel.

 

Como sei o limite máximo de VMS que poderei criar em processamento e ram sem perder qualidade e estabilidade, sem ter lentidões nas máquinas virtualizadas, qual seria o melhor virtualizados na opinião de vocês.

CoreOS
VMware ESXi 6.0
VMware ESXi 6.5
Citrix Xen Server 7
Proxmox VE 4
Proxmox VE 5
SolusVM (Master)

Sempre utilizei o Xen Server.

Desculpem-me se tem outro tópico desse, procurei mas não encontrei, encontrei referente ao software de virtualização, ram, não um contexto geral.

 

Obrigado a todos, excelente terça e muito sucesso!

Ótima véspera de feriado!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2019 em 12:27, Wagner Goncalves disse:

Pessoal primeiramente muito boa tarde, vamos lá.

Estou hoje com alguns servidores dedicados, porém, nunca fui até o "limite" eu acho por não querer que o cliente final perca a qualidade do serviço o qual foi contratado.

Me deparei com a seguinte situação até onde posso virtualizar me baseando no processador.

Vamos pegar uma máquina de exemplo.

Dedicado de exemplo acima vamos a seguinte conta.

72 Threads, me possibilitariam criar exatamente 72 Maquinas ou mais?

Exemplo, 72x 2GB + 50SSD + 1vCPU

Total de hardware utilizado no servidor: CPU 100%, 144GB de RAM (Sobrando ainda 48GB), SSD Utilizado 3600 (Sobrando 2800).

 Outro cenário

Uma máquina mais simples.

Essa máquina sendo menos potente, qual seria o cenário ideal para ela?

Poderia utilizar quantas VMs respeitando máximo respeitando a qualidade.

Poderia criar por exemplo: 7 VMs

7x 4 GB RAM / 1vCPU / 60GB SSD

ou

3x 4 GB RAM / 1vCPU / 60GB SSD

1x 8GB RAM / 4vCPU / 100GB SSD

 

OBS: Todas as máquinas foram retiradas de exemplo do site da OVH.

OBS2: Não saberemos quais as aplicações rodaram nelas, respeitando às políticas de cada empresa, o cliente compra o VPS e roda o que é permitido, podendo no mesmo dedicado ter servidor de jogo online (MuOnline, WOW, Lineage, Minecraft), Streaming de áudio, VPS cPanel.

 

Como sei o limite máximo de VMS que poderei criar em processamento e ram sem perder qualidade e estabilidade, sem ter lentidões nas máquinas virtualizadas, qual seria o melhor virtualizados na opinião de vocês.

CoreOS
VMware ESXi 6.0
VMware ESXi 6.5
Citrix Xen Server 7
Proxmox VE 4
Proxmox VE 5
SolusVM (Master)

Sempre utilizei o Xen Server.

Desculpem-me se tem outro tópico desse, procurei mas não encontrei, encontrei referente ao software de virtualização, ram, não um contexto geral.

 

Obrigado a todos, excelente terça e muito sucesso!

Ótima véspera de feriado!!!!!

Para cada core físico são 6 virtuais. Participei de um congresso e esse assunto foi abordado. Falaram que foi um estudo que a VMware fez e chegou a essa conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do quão dedicado você quer que sua VPS seja.
Hoje em dia questão de RAM dificilmente se ve fazer Over em VPS .

O problema em si esta na questão de quantos % de cada nucleo você vai liberar de uso real para seu usuário .
De maneira simples e direta você tem uma maquina com 2 Núcleos

Se quiser pode montar 15 maquinas nesses 2 núcleos  porem a % de uso que cada maquina irá fazer de uso será bem baixa.

com 8 núcleos sempre recomendo deixar no minimo 50% de uso do processador para cada vps assim sendo com 8 núcleos poderia ser criado  16 maquinas mais lembre-se sempre deixa no minimo 1 núcleo para processamento do sistema
assim sendo seriam 14 maquinas com um uso razoável de processador 

Sempre que monto projetos de VMS trabalho com 85% de uso dos processadores para sobrar 15% para rodas todo o restante do sistema. 
Assim sendo uma vps mais próximo a um sistema dedicado. 

Infelizmente sua pergunta vai ser respondida da maneira que você vai querer trabalhar.



Basicamente será definido pela quantia da % de processamento que você vai trabalhar ou o tipo de cliente que vai atender, pois alguns podem nem precisar de tanta capacidade de processamento mais sim de RAM 

Segue esta base simples para você ter uma ideia de como poderia dividir seu processamento , recomendo no minimo 50% menos que isso você tem de ofertar valores condizentes para não lesar o cliente:

Ex1: 1Gb de ram - 1 nucleo (15%) -  48 maquinas
Ex2: 1 Gb de ram - 1 nucleo (20%) - 32 maquinas
Ex3: 1Gb de ram - 1 nucleo (50%) -  14 maquinas
Ex4: 1Gb de ram - 1 nucleo (85%) -  8 maquinas


Não se baseie pela quantia de núcleos que você tem mais sim a capacidade total de processamento disponível .

Editado por Otavio

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?