silas_i Postado Agosto 17, 2018 Compartilhar Postado Agosto 17, 2018 Boa tarde Colegas de profissão, Estou com um caso aqui um tanto quanto peculiar e gostaria da opinião/ajuda de vocês. Tenho um cliente que RECEBE MUITOS emails em um único dia de um fornecedor deles. Esses emails são basicamente troca de documentos (emails com PDF, IMAGENS e etc). Estes emails não ultrapassam 20MB / cada, sendo que muitos deles não contem anexos. O problema é que, em alguns momentos do dia há delay no RECEBIMENTO desses emails, por exemplo o fornecedor envia o email as 12h e o meu cliente só recebe as 16h. Pra ajudar no momento que o meu cliente identifica o delay, eu olho a fila, logs do servidor e o email sequer "bateu" no meu servidor, ou seja, para mim o email não existe e não foi enviado. Pra complicar só um pouco mais, meu cliente e o respectivo fornecedor combinaram de enviar uma cópia desses emails para um email de backup do @gmail.com e voilà o email chega instantaneamente. O que eu já fiz e verifiquei: - Desabilitei o Antispam desse cliente - Coloquei o IP MX e SMTP (sim são diferentes) na lista do firewall e na Whitelist do Exim do servidor - Nos dias de delay já procurei o IP deles (ip do fornecedor que ENVIA o email) e não acho quaisquer bloqueios Quando ocorre esse problema o meu cliente liga no fornecedor e aciona o TI deles que diz que a fila de email DELES estava grande demais causando lentidão no envio, até aí "ok", mas pq os emails chegam instantaneamente no @gmail.com e no meu servidor não? Meu cliente entende a situação, mas quero resolver isso de uma vez por todas, é chato esse tipo de situação. Alguma luz? Faltou dizer que: Uma vez que o email com delay chega ao meu servidor, os logs são do horário em que o email chegou ao meu servidor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eltern Postado Agosto 18, 2018 Compartilhar Postado Agosto 18, 2018 Silas, Parece ser simplesmente uma priorização de saída, aplicada pelo TI deles, no MTA. Possivelmente colocaram uma condição de espera pra saída relacionada ao domínio do teu cliente, sendo esta a razão da entrega imediata pro gmail. E não se esqueça de conferir se o MX backup (se aplicável) do domínio de teu cliente não está recebendo as mensagens e entregando com retardo. Isso é (mas não deveria) relativamente comum em alguns ambientes. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
silas_i Postado Agosto 29, 2018 Autor Compartilhar Postado Agosto 29, 2018 Boa tarde caros colegas, Ainda estou com essa situação, o cliente ta querendo comer meu fígado por causa desses delays. O estranho é que começou a ocorrer para um outro domínio, já vi e revi logs do servidor e não localizo problemas. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.