Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Breve Guia de SEO e Marketing digital para pequenas empresas de web e hosting


Posts Recomendados

Olá amigos,

 

Neste artigo tentarei compartilhar alguns conhecimentos meus em marketing digital e pensar uma forma de você poder usar técnicas básicas de SEO e marketing digital que podem dar um grande ROI!

 

Comecemos pelo óbvio. Quem não faz marketing não atrai clientes. Qualquer coisa que o leve a ter clientes é marketing, mesmo  que não intencional. Boca-a-boca é marketing, e dos bons. Mas, ainda mais para quem trabalha na web, é bom saber fazer seu marketing-profissional-digital com qualidade. E sem colocar a mão no bolso.

E logo vem o Google....

O Google, historicamente, sempre trouxe muito mais benefícios para pequenas e medias empresas (as grandes são muito burocráticas e muitas vezes acham que SEO é bobeira). A Internet torna nacional negócios que antes só tinham alcance local, os quais podem se tornar muito lucrativos caso bem gerenciados.

 

Mas de nada adianta atender a  um nicho se sua empresa não é encontrada pelos clientes, se não está nos site de busca. No caso do mercado de hospedagem e desenvolvimento de sites, que é o público leitor do Portal do Host, é possível pensar em estratégias de SEO que ajudem o negócio extremamente concorrido a atrair clientes em potencial.

Torne sua empresa encontrável

Otimização de sites (ou SEO) são técnicas que procuram tornar o site fácil de ser encontrado nos mecanismos de busca. Você sabe, não existe visita mais qualificada e barata que a de busca orgância. Então, é preciso tornar seu site encontrável em buscadores.

 

Que o Google funciona por palavras-chave, ninguém duvida. Agora vamos ver o guia de SEO mais curto do mundo!

SEO em três parágrafos (ou quase)

O título de uma página é o fator mais importante para o Google entender qual o conteúdo de sua página e é muito bom que ele tenha até 70 caracteres (não há problema em passar um pouquinho), ou que os primeiros 65 caracteres deixem as coisas bem objetivas. Seja honesto e relevante ao criar seu título, pois o Snippet das SERP faz muita diferença.

 

Além disso, concorra com palavras-chave que você pode concorrer. Não adianta muito querer brigar com os gigantes: ache as palavras-chave que indicam sua especialidade, podendo ser um tipo de serviço específico ou mesmo o mercado local a que atende. Lembre-se sempre que conteúdo é rei, então trabalhe com bons textos em sua página e mantendo uma boa usabilidade de site. Fazendo isso, você tem um site otimizado.

 

Depois vem o link building, que é conseguir links relevantes para seu site e de forma orgânica; exemplo disso é linkar a assinatura dos sites que você desenvolve. Ter palavras-chave no link levam ao posicionamento dessa palavra-chave, mas nunca force a barra: seja relevante e contextual. Que tal fazer um link com o texto assim <a href=”http://www.meusite.com.br“  title=”Nome da empresa – Criação e hospedagem de sites em Pouso Alegre – MG”>[logo da empresa]</ br> – Criação e hospedagem de sites</a>. Alguns vão achar que isso é Black hat, mas acho um pouco de purismo: você não está manipulando o Google, e sim tornando a informação encontrável, você está ajudando o Google a ter um melhor índice.

 

Vou extrapolar um parágrafo só para dizer que Web Analytics é indispensável em estratégias de SEO e a melhor ferramenta é o Google Analytics, totalmente grátis. Também, não deixe de usar a Central do Webmaster!

Mantenha um blog

Outra boa forma de atrair visitas qualificadas é mantendo um blog corporativo, coisa que humanos e o Google simplesmente adoram (oras, você não está lendo isso no blog Portal do Host?):

 

Postar as dúvidas potenciais de seu cliente é uma boa forma de atraí-lo. Imagine a pessoa que tem uma dor, um problema a ser resolvido e em seu site tem esse problema sanado? Você deve escrever sobre o que você é bom e ajudar as pessoas.

 

Se você fizer bem feito será reconhecido como autoridade em determinada área e, ao invés de perder clientes, irá ganhar outros muito mais engajados! Mantenha uma linha editorial coerente com a sua empresa.

Comunique-se além

Para ter retorno, tenha em seu site ferramentas de comunicação, como email marketing, Twitter, Orkut, Facebook, etc. Os clientes adoram estar próximos de seus fornecedores.  Confira meu Guia de redes sociais para empresas .

Diferencie-se

Ser pequeno não é fácil;  ser pequeno e igual aos outros é fatal. Você pode se diferenciar pelos produtos (criação de sites e hospedagem para médicos, por exemplo) ou pelo atendimento. Não são poucas as pessoas cansadas de maus fornecedores, pessoas que prestam o serviço pela metade, etc. Vale a pena comprar um pouco mais caro e oferecer um serviço realmente melhor.

 

Bem, é isso pessoal!

 

Forte abraço,

 

Diego Ivo

 

Me sigam no Twitter: www.twitter.com/diegoivo

 

Meu blog pessoal: www.diegoivo.com.br

 

Minha empresa: www.primeirolugar.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] SEO e Marketing digital para pequenas empresas de … Após a sua avaliação, vote ou comente Fonte Olá amigos, Neste artigo tentarei compartilhar alguns conhecimentos meus em marketing digital e [...]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] e barata que a de busca orgância. Então, é preciso tornar seu site … See more here:  Breve Guia de bSEO/b e Marketing digital para pequenas empresas de b…/b Compartilhe este [...]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente vê muitas dicas na internet sobre seo, aplica na nossa empresa, mas as visitas não aparecem. Não é fácil, a persistência e a otimização constantes, com uma boa dose de paciência são fundamentais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo, tenho certeza que vai ajudar muita gente. Ja aplico algumas das coisas citadas e depois desse artigo vou aplicar mais. Obrigado. Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O artigo é ótimo e escrito por um especialista. O trabalho de SEO é contínuo, árduo e requer paciência. Ou você mete a mão na massa ou contrata um profissional como o Diego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior seria se Pior fosse! Isso é fato, se nós formos ficar com medo dos grandes, e nao fazer nada relacionado ao SEO em nosso próprio site, o sucesso vai ficar cada vez mais longe heheh. Não é fácil (2). Grande tópico parabens Diego!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?