Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Backup é cortesia ou obrigação?


Posts Recomendados

O meu serviço de backup é da seguinte forma: - Grátis caso o servidor caia, ou o cliente perda algum dado devido a problemas do serviço - Pago, caso o cliente cometa algum erro, como por exemplo apagar aquele banco de dados tão importante sem antes fazer o própio backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizamos Backups diariamente, como uma cortesia. Porém somente disponibilizamos o backup caso haja algum problema técnico por parte da empresa, caso o cliente queira uma restauração, nós cobramos uma taxa para cada restauração solicitada. Nós não somos responsáveis por arquivos e/ou dados que residam na conta do cliente. O cliente deve estar ciente que concorda em tomar toda a responsabilidade pelos arquivos e dados transferidos e manter backups de todos os dados armazenados nos servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na PortoFácil realizamos backups diários (em alguns casos backups até com mais frequência), como cortesia para o cliente. A responsabilidade pelos dados é deles. O problema de espaço em disco pode ser contornado facilmente com backups incrementais e links simbólicos. Enviando os arquivos não compactados (como é o backup do cPanel, por exemplo) podemos tirar proveito deste fator de economia de espaço. Anunciamos que mantemos os backups por até cinco dias, mas na verdade mantemos os últimos 30 dias: um "dump" completo do banco de dados e um "espelho" do "home" de cada conta, diariamente. E já foi necessário restaurar backup de 15, 20 dias antes devido a problemas por parte do cliente. Não cobramos pela restauração dos dados, quando necessário, porque ao longo dos anos não temos sofrido com abusos deste tipo. Também nunca precisamos reter o backup de clientes inadimplentes, mas sinceramente não acho que seja "sacanagem" do host fazer isso. Como o colega acima citou, se ele está inadimplente e quer ir para outras paragens, automaticamente o vínculo está desfeito. Além do mais, os serviços da PortoFácil são pré pagos, ou seja: se o cliente deixar de pagar uma fatura, ele estará implicitamente dizendo que não nos quer mais como fornecedores de hospedagem, e a conta é excluída, simplesmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O serviço de backup não é obrigação de um host, principalmente se este foca em preço. A questão é que: não ter backup é um perigo só para os negócios. É culpado todo aquele que, por motivos X ou Y, não administra seus próprios backups ou confia que outros farão por ele. A culpa também é de quem não se dispõe a verificar se o fornecedor oferece o serviço de backup e a que custo. Os meus clientes, que consomem meus serviços de suporte ou consultoria, recebem orientação sobre qual política de backup devem adotar. Aos clientes que consomem serviços de hospedagem dedicada, o papo é outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na uGupa Networks os backups são realizados diáriamente, mas nos termos e também na contratação informamos que para restauração cobramos R$25,00 independente do cliente ou plano. Porém, disponibilizamos o primeiro backup grátis, os restantes é por parte do cliente! Valeu Angel, mais um artigo muito bem feito, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você é o cliente. Se não está satisfeito mude e pronto. Além do mais, revendas não são a melhor maneira de você vender hospedagem. Considere ter seus próprios servidores, estude as possibilidades e invista. E aí crie sua própria rotina de backups do jeito que achar melhor. Ficar refém da má vontade de terceiros é que não dá! ____ Janio Sarmento http://portofacil.net http://janio.sarmento.org http://lucrandonarede.com.br __________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou enfrentando um problema sério com relação a backups. Atualmente tenho uma revenda, em um host no qual prefiro não mencionar o nome, e estou querendo migrar para outro, pois não estou satisfeito com os serviços prestados e o suporte. Segundo a empresa, está disponível no cPanel a opção de backup, porém estou a 2 dias tentando realizar o fullbackup de duas contas e não estou conseguindo. Já pedi para a empresa que eles façam o backup das mesmas e me mandem, porém a enrolação é grande e até agora nada. E agora? Na opinião de vocês, a empresa está certa em fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Janio, na verdade tenho a revenda para meus sites, minha intenção não é comercializar hospedagem. Indiferente disso, acho que a empresa deveria fornecer os backups de qualquer maneira. Já tenho outra empresa na qual aluguei a revenda, só estou esperando o backup da outra para cancelar o plano! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não conhecia o Portal do Host Até semana passada e estou chocado com a quantidade de informações e novidades que adiquiri lendo os artigos e os comentários. O trabalho de vocês está de parabéns. Mas vamos ao que interessa. Minha empresa não é uma empresa de hospedagem, somos uma agência de publicidade que vedemos serviços de publicidade como um todo. O nosso foco são as pequenas e médias empresas (principalmente empresas novas) e a maioria de nossos clientes não possui ou não tem conhecimento sobre o assunto de hospedagem e como nosso serviço inclui o desenvolvimento de sites, aplicações web e etc... resolvemos que poderíamos oferecer a esses clientes o serviço de hospedagem de site. Conclusão, trabalho com um serviço de revenda em um host que atende perfeitamente nossas expectativas. Como o nosso serviço de hospedagem é voltado para empresas que não têm uma quantidade significativa de informações e/ou conteúdo, nós hospedamos o site dos clientes com suporte 24 horas além da manutenção dos servidores de forma remota ou in loco, um serviço que não onera nosso custo quando da oferta do serviço. Sobre os back-ups, mantemos backups semanais e oferecemos gratuitamente o retorno dos mesmo para o cliente sem taxa e sem limites, uma vez que toda a manutenção é feita por nós. Os backups são feitos todas as Sextas-feiras durante a madrugada. Raros são os casos de clientes que preferem fazer a manutenção dos arquivos (entenda-se como atualização de sites, principalmente) e acabam por causar algum tipo de problema que necessite o retorno dos bakups. Toda nossa rotina de manutenção é documentada e repassada para os clientes. Além de dicas de como o próprio cliente pode manter uma cópia de segurança de seus arquivos, disponibilizamos uma espécie de "kit de boas vindas" que einclui entre outras coisas, editores e aplicativos de FTP gratuítos com manual e manuais qua ensinam o básico de como os clientes podem efetuar os próprios backups além dos mantidos por nós. Ainda não tivemos problemas (ainda bem!) com arquivos que se perderam ou coisa do tipo. Abraços a todos e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?