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Backup é cortesia ou obrigação?


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  • Admin

Imagine comigo a seguinte cena: você deixou seu carro no estacionamento de sempre, onde paga uma mensalidade de R$75,00. Você sempre vê a placa "não nos responsabilizamos por pertences deixados dentro do veículo" ou algum blá-blá-blá do tipo. Um belo dia, saindo do trabalho, o seu carro não está mais lá. E agora? Imagine agora a mesma coisa com seu site.

 

Examine com cuidado os termos de serviço das maiorias das empresas de hospedagem, a maioria não cita nada sobre backups (procurei nos termos de serviço ou contrato das maiores - corrijam-me se eu estiver errada, por favor). As que citam backup o mencionam como uma forma de cortesia ou então que ele é de responsabilidade do usuário. O curioso é que quase todo site tem como recurso anunciado o tal do backup "diário ou semanal".

Evitando confusões

Não sei se vocês já precisaram disto ou os seus clientes. Mas é bom esclarecer para os novatos que o backup é sobrescrito sempre por uma versão nova. Quando se anuncia backup diário, seu cliente pode pensar equivocadamente que há um backup para cada dia (haja espaço em HD). Seja bem claro no seu contrato especificando se o backup é feito, quando é feito e com que frequência.

Retenção de backup

É comum empresas reterem backup de clientes inadimplentes. Isto é muito comum, o cliente não paga, solicita acesso a conta para pegar os arquivos e provavelmente transferi-los para outro host. Acessando o atendimento online de uma empresa agora cedo, fui informada de que o backup é feito diariamente mas só é disponibilizado caso o problema tenha sido da empresa (como um downtime ou perda de arquivos).

Custo X Benefício

Manter backups de todos os seus clientes é um custo sim. Alguns de vocês estão se arriscando não tendo um serviço de backup. Mais que uma "cortesia" o backup é uma espécie de seguro contra problemas com clientes. Da pouquíssima experiência que tenho e da dos amigos, observo que clientes aguentam um certo período de turbulência ou instabilidade nos serviços, mas perda total de arquivos é quase certeza de saída da empresa.

Opções

Várias empresas oferecem serviços de backup, um bacana é o da NetRevenda (fico devendo o link) em parceria com a R1Soft. Se você é pequeno e não pode arcar com algo assim, ou mesmo gostaria de ter o backup do seu site, em nosso fórum existe uma rotina para backup através do cPanel.

 

Enfim, independente de como você apresenta o recurso "backup" para seu cliente, é importante sempre tê-lo.

 

Agora, digam-me: como vocês oferecem backup para os clientes? Gratuito? Semanal? Mediante taxa? Somente em caso de problemas? Não tem backup?

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O nosso backup é diário, porém armazemos sempre os últimos 5 dias. O cliente pode solicitar uma restauração mensal gratuitamente, porém a segunda restauração dentro do mesmo mês, cobramos uma pequena taxa para evitar aqueles que querem uma restauração de 5 em 5 minutos... Quanto a reter backup de contas inadimplentes é mais do que justo. O inadiplente, que inclusive quer arquivos para mudar de empresa, já não tem vínculo com os nossos serviços e não podemos ficar trabalhando gratuitamente. Contudo deveria realizar seu próprio backup antes do vencimento do serviço contratado.

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Aqui realizamos backups diariamente, mais não damos acesso ao cliente. Caso o cliente queira ter o acesso a ele, é necessário pagar uma taxa mensal junto ao seu serviço.

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Aqui depois que tivemos problemas com os clientes ai mantemos backups dos últimos 5 dias dos servidores. Mas em nosso termo de uso pedimos para o cliente manter um backup sempre. E hoje usamos o R1Soft para backup e podemos ficar tranquilos.  

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Tenho uma revenda na Kinghost. Já precisei solicitar backup para 2 domínios. Um backup de emails e outro de arquivos. O de e-mail funcionou perfeitamente, o de arquivos não, pois já não tinham os arquivos que o cliente queria (mas podia ter sito excluido pelo proprio cliente, já que o backup é feito apenas dos arquivos que foram modificados). Na KH se cobra 15 reais por backup solicitado. Nas duas ocasiões eu mesmo arquei com os custos, pois eram clientes antigos.

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Nós da iPhostweb disponibilizamos backup diário direto do cPanel do cliente, quando este serviço é solicitado, orientamos o cliente a fazer o backup pelo seu cPanel atravéz do R1Soft (de até 15 dias atraz). Por segurança mantemos um backup semanal, para casos extremos. É uma ferramenta bem prática.

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Backup deveria ser obrigação de empresas de Hosting. Afinal TODAS poe como recursos disponíveis. Discordo o lance do espaço em HD, pois a maioria dstas mesmas empresas oferecem "espaço ilimitado". então teoricamente teriam espaço para backups. Afinal o que me faz não ter um host com o No-ip ou dyndns da vida? Se pagamos devemos ter um serviço completo e backup faz parte de hospedagem, pois é inclusive padrão no WHM/Cpanel. O que acontece é que as empresas de Hospedagem não querem assumir. Acho que é direito sem sombra de dúvidas, sem pagamento de adicional. Como adicional, acredito que pode ser cobrado sim quando cliente ultrapassar uma cota de restauração etc. A Hostdime é uma pessima empresa, perdi quase todos os arquivos de sites numa revenda que tinha. Eles simplesmente soltaram apenas um "infelizmente" e tchau... A minha sorte é que achei backups antigos e que no fim deu certo. A politica da Hostdime é a mais tirana que acho, desonesta ao extremo. A Hostdime só permite backup após 22horas para ser feito pelo cliente e quando voce precisa de um backup nos mandam ler os termos do serviços e não tem os backups que precisamos. Resultado: Cheguei a ter na Hostdime 2 servidores dedicados e 4 revendas de hospedagem. Hoje graças a deus não tenho nada. Por fim, só sabemos se um serviço é bom realmente quando precisamos. e por isso é bem melhor pagar mais caro, mas que tenha segurança do seus dados.

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Não sou do ramo mas vou dar pitaco. Para o Host o backup deve sempre existir, dentro das disponibilidades técnicas, de custo e de espaço. Mas sua disponibilização ao cliente pode ser através de cortesia ou um serviço adicional, cada um deve avaliar o resultado disso em seu negócio. Afim de resguardo, o Host deve fazer uma política de regras onde deixe claro ao usuário que se algo de ruim acontecer ele não possa ser responsabilizado. O mais importante é orientar o cliente que backup e acidentes são coisas que devem ser previstas sempre. O cliente não pode/deve confirar cegamente no Host e nem o Host deve achar que o usuários fará sua parte sempre. Para o usuário esperto, tem tres itens que resolvem esse e qualquer problema: Backup Backup Backup Lauro Faria www.bdibbs.com.br PS: Faça o que digo mas não faça o que faço. :-)

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Mantemos os backup dos ultimos 7 dias de toda a hospedagem do cliente com a opção de 1 restore incluso. Afinal, para poder ofertar um serviço de baixo custo, você tem que ter o minimo de administração possivel. O 2o restore em diante tem custo. Os clientes tem a opção de adquirir o backup por um periodo superior se desejar, e paga-se o adicional a esse serviço.  

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